SóProvas



Questões de Caixa de Edgeworth


ID
317302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de conceitos relativos à economia e, especialmente, à
economia brasileira, julgue o seguinte item.

A explicação das relações entre produto, desemprego e inflação requer uma análise que compreende os conceitos de demanda agregada, curva de Phillips e lei de Okun. Segundo a curva de Phillips, por exemplo, o crescimento do produto abaixo do natural leva a um aumento da taxa de desemprego.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei de Okun....

  • ERRADO

    A Curva de Phillips relaciona inflação e desemprego, enquanto a Lei de Okun demonstra a relação negativa entre Crescimento Econômico (PIB) e Inflação.


ID
350428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IJSN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do equilíbrio walrasiano, das externalidades e da economia da informação, julgue os próximos itens.

As preferências dos consumidores na caixa de Edgeworth necessariamente precisam ser convexas para que o primeiro e o segundo teoremas do bem-estar se mantenham.

Alternativas

ID
564022
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere o modelo simples da caixa de Edgeworth, para analisar a alocação de uma quantidade finita de dois bens entre duas pessoas. Supondo que a alocação inicial esteja sobre a curva de contrato, qualquer mudança a partir desta alocação implica

Alternativas

ID
916114
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere a teoria de equilíbrio geral em uma economia de trocas com dois produtos e dois indivíduos (chame-os de indivíduo A e indivíduo B). Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Erro da letra "a": intersecção é igual a cruzamento.

  • A letra A estaria certa se ao invés de interseção fosse tangenciamento.

  • a) ERRADO. A interseção pode representar o cruzamento de mais de um ponto.

    b) ERRADO. O ponto deve estar na curva de contrato.

    c) ERRADO. As alocações na curva de contrato são ótimas no sentido de Pareto.

    d) ERRADO. O equilíbrio competitivo esta dentro da caixa de Edgeworth.

    e) CORRETO.


ID
1075168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Na fronteira de possibilidades de produção entre dois bens quaisquer, as diferentes combinações, entre esses dois produtos, é eficiente no sentido de Pareto.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar isso, por favor?!

  • Voce nao pode melhor um item da cesta sem retirar outro item, logo é eficiente no sentido de pareto.


  • Ótimo de Pareto (ou Eficiência de Pareto):

    - Conceito definido pelo engenheiro e economista italiano Vilfredo Pareto;

    - Indica um estado de eficiência máxima dos sistemas;

    - Representa o ponto no qual para se favorecer um dos elementos do sistema, obrigatoriamente deve-se prejudicar outro.

    - É denominado como a Lei da Eficiência de Pareto.

    -Num ponto ótimo de Pareto - todos os recursos estão perfeitamente alocados e, daqui em diante, mudanças importam de forma obrigatório em dano para ao menos um dos indivíduos.

    -Na curva de possibilidade de produção- o ponto ótimo de Pareto encontra-se sobre a curva. 


ID
1238695
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a Caixa de Edgeworth, considere:

I. Constitui-se em um diagrama que mostra todas as possíveis alocações de quaisquer dois insumos entre dois processos de produção.
II. Trata-se de um diagrama que mostra todas as possíveis alocações de quaisquer duas mercadorias entre dois consumidores.
III. Define a chamada Curva de Contrato que contém todas as alocações de mercadorias em que as curvas de indiferença dos consumidores são tangentes.
IV. Estabelece a chamada Curva de Contrato que mostra todas as alocações eficientes entre duas funções de produção.

Está correto o que consta em

Alternativas

ID
1257562
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

0 conjunto de todos os pontos eficientes de Pareto na caixa de Edgeworth é conhecido como:

Alternativas

ID
1306651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito das trocas analisadas pelo diagrama de Edgeworth, julgue o item a seguir, supondo que haja preferências convexas.

Uma troca feita a partir de uma alocação ineficiente, ainda que melhore a situação de dois indivíduos, não resultará necessariamente em uma alocação eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Se depois da troca feita a partir da alocação ineficiente for possível fazer outra troca que melhore a situação de pelo menos um dos indivíduos sem piorar a situação de ninguém, a eficiência ainda não terá sido alcançada.


ID
1380652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo em vista que o consumidor, muitas vezes de forma
inconsciente, obedece a determinadas regras de comportamento em
sua atuação no mercado, julgue o item que segue.

Devido à lei dos rendimentos decrescentes, a curva de Engel tem inclinação positiva cada vez menos acentuada à medida que cresce o nível de renda do consumidor.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADA.

    Comentário: A curva de Engel não tem relação com a curva dos rendimentos decrescentes.

    http://blog.alfaconcursos.com.br/gabarito-da-policia-federal-2014-economia/


    ou pelo entendimento do gráfico, Resposta: Errada...

    Conforme a informação da questão, a curva de Engel teria um formato em que a concavidade estaria voltada para o eixo das abscissas (x), parecido com uma equação de segundo grau com o elemento "A" sendo menor que zero (a<0)


    RESUMINDO: Questão informa que a concavidade (parte aberta da parábola) está voltada para baixo, mas na verdade a curva de Engel a concavidade está voltada para a esquerda.

  • ERRADO

    A lei dos rendimentos decrescentes está associada à produção de CURTO PRAZO para a empresa. A curva de Engel, por sua vez, relaciona a renda e a quantidade consumida pelo consumidor

    A curva de Engel não tem relação com a lei dos rendimentos decrescentes (que se estuda na teoria da produção). O que sabemos é que a curva de Engel pode ser positiva (bem normal) ou negativamente inclinada (bem inferior).

  • ERRADO

    Rendimentos decrescentes: teoria da firma. "Produto marginal decrescente: propriedade pela qual o produto marginal de um insumo declina à medida que a quantidade do insumo aumenta." (MANKIW, 2001, p. 273). 


    Curva de Engel: mede a quantidade demandada de um bem em função da renda. "Bem normal: bem para o qual um aumento na renda é seguido por uma elevação na quantidade consumida"


    "Bem inferior: um bem é inferior se o consumidor comprá-lo em menor quantidade quando sua renda aumenta" (MANKIW, 2001, p. 473). 

  • Curva de Engels relaciona renda (eixo Y) e qtd do bem (eixo X). Lógica é que num bem normal quanto maior sua renda, menos vc vai consumir (proporcionalmente ao aumento da renda) de um mesmo bem, tornando a inclinação positiva. No limite, vc consome a mesma quantidade de um bem se sua renda for muito alta.

  • Esse é o conceito da curva de Laffer?

  • Curvas de Engel- representa a relação entre o rendimento do consumidor e a quantidade consumida de um bem ou serviço.

    Essa curva é formada a partir da curva de rendimento-consumo. Mostra-nos que à medida que o rendimento aumenta o consumidor está disposto a pagar mais pelo bem ou serviço. Ou, pelo contrário, quando o rendimento diminui o consumidor tende a diminuir o consumo desse bem ou serviço. Ou ainda que à também o caso de o rendimento aumentar e ainda assim o consumo de um bem ou serviço diminuir.

    Àqueles bens ou serviços cujo consumo diminui com o aumento do rendimento dá-se o nome de “Bens Inferiores”. Dá-se o nome de “Bens Superiores” aos bens ou serviços para os quais um aumento do rendimento determina um aumento mais que proporcional do consumo. E ainda aos bens e serviços cujo consumo aumenta quando o rendimento aumenta chamamos “Bens Normais”.

  •  A curva de Engel não tem relação com a curva dos rendimentos decrescentes

  • Na curva de Engel fixamos os preços dos bens no eixo “x" e no eixo y, consequentemente podemos averiguar como a demanda varia à medida que a renda varia, ou seja, é um gráfico da demanda de um dos bens como função da renda, com os preços constantes. A referida curva pode ser positiva, se o bem for normal, ou negativamente inclinada, se o bem for inferior.

    Quanto à primeira parte da questão, devido à lei dos rendimentos decrescentes, não tem nenhuma relação com a curva de Engel.

    Gabarito: Errado.

  • A curva de Engel não tem relação com a lei dos rendimentos decrescentes, embora tenha relação direta com a renda do consumidor.


ID
1385671
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Teorema de Coase afirma que:

Alternativas
Comentários
  • Teorema de Coase: externalidades podem ser resolvidas sem a intervenção do governo e independentemente de delimitações de direitos de propriedade, desde que os agente possam negociar entre si sem custos de transações.

    Em relação a "preferências lineares", se alguém puder explicar,,,,
  • "(...) caso as preferências dos agentes sejam quase lineares em relação aos outros bens, de tal sorte que a taxa marginal de substituição dependa exclusivamente do consumo do fator gerador de externalidades e se não houver custos de transação, então podemos concluir que a distribuição completa dos direitos de propriedade sobre essa fator garante que um equilíbrio eficiente será obtido e que o volume gerado de externalidades nesse equilíbrio será independente de como os direitos de propriedades foram distribuídos entre os agentes".

    Fonte: http://robguena.fearp.usp.br/anpec/Solucao2008.pdf

  • Gabarito: C


ID
1402396
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um indivíduo com ensino médio completo deve decidir se cursa ou não o ensino superior. O custo da oportunidade de cursar o ensino superior nesse caso seria:

Alternativas
Comentários
  • O custo de oportunidade seria a renda que poderia ser auferida caso o indivíduo resolvesse trabalhar com ensino médio durante o tempo que faria faculdade. Gab C

  • Letra C - O custo de oportunidade é medido pela melhor escolha que abrimos mão, no caso, a renda sacrificada do mercado de trabalho medida para um trabalhador com ensino médio completo. (Deixar de trabalhar com salário de nível médio para entrar na faculdade).

  • a) Errado! Esse é um custo efetivo de cursar a faculdade.

    b) Errado também. Trata-se de outro custo contábil.

    c) Aqui está o curso de oportunidade. É aquela vantagem que obteria se fizesse a opção por não cursar o ensino superior, que é o salário de um trabalhador com ensino médio completo.

    d) Errado porque ele ainda não tinha sequer entrado no curso superior. Então o salário de alguém com curso superior está longe de fazer parte do custo de oportunidade aqui.

    e) Errado de novo. Ele não obteria essa renda porque não tem o ensino superior.

    Resposta: C


ID
1459222
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as afirmações a seguir.

I. Em uma situação de equilíbrio geral e eficiente da economia, a taxa marginal de transformação entre bens de consumo deve ser superior à taxa marginal de substituição técnica entre insumos de produção de todos os processos produtivos desses mesmos bens.

II. Na curva de contrato da produção da Caixa de Edgeworth, há pelo menos um ponto em que não há pleno emprego dos fatores de produção.

III. Imaginando-se uma economia em que haja apenas dois bens, se a lei dos rendimentos marginais decrescentes vale para os dois respectivos processos produtivos, então a fronteira de possibilidades de produção da economia é côncava.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
1465870
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere:

I. Segundo a Lei de Walras, se em uma economia existir k mercados em concorrência perfeita, caso k-1 mercados estejam em equilíbrio, então o k-ésimo mercado também estará em equilíbrio.
II. A Caixa de Edgeworth das Trocas é um instrumental inadequado para se estudar o equilíbrio geral em uma economia em que existam apenas dois bens de consumo e dois consumidores.
III. Para uma determinada economia, diz-se que há eficiência na produção de bens, no sentido de Pareto, quando só se pode aumentar a produção de um bem às custas da redução da produção de outro bem.
IV. O Teorema do Bem-Estar propõe que, na hipótese da economia operar em concorrência Monopolística, então os preços de equilíbrio de mercado conduzem necessariamente a uma alocação de recursos eficiente no sentido de Pareto.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
1491049
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à caixa de Edgeworth, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Alocações Pareto eficientes podem não ser obtidas por mercados competitivos se as preferências não forem convexas.
( ) O equilíbrio competitivo em uma transação entre dois agentes é obtido quando suas curvas de indiferença se cruzam.
( ) A partir de uma alocação Pareto eficiente dentro da caixa é possível obter uma outra alocação na qual um dos agentes melhore.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1493737
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação a Caixa de Edgeworth, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Permite analisar a interação de dois ou mais agentes em uma economia de escambo, onde a alocação final necessariamente deve estar contida no núcleo.

( ) É utilizada para representar o equilibrio competitivo que e alcançado partindo de um ponto de dentro (ou nos limites) da caixa que representa a dotação inicial de bens.

( ) Inclui a curva de contrato, que representa todas as alocações nas quais as curvas de indiferenças dos agentes (por hipótese convexas) são tangentes entre si.

As afirmativas são, respectivamente

Alternativas

ID
1495420
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao tópico de Equilíbrio Geral, analise as afirmativas a seguir:

I. A Lei de Walras afirma que o valor da demanda excedente agregada é nulo.
II. A curva de contrato representa as alocações eficientes no sentido de Pareto.
III. Uma alocação factível não necessariamente deve estar localizada dentro da Caixa de Edgeworth, se os agentes assim concordarem na realização das trocas.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. Do wikipedia: "Walras supunha que no equilíbrio, todo o dinheiro seria gasto com todos os bens: cada bem seria vendido a preço de mercado para aquele bem, e todo comprador gastaria até sua última moeda em uma cesta de bens." Portanto, não há demanda excedente.

  • Lei de Walras: É uma Lei de Equilíbrio Geral, no qual as restrições orçamentárias implicam que as somas dos excessos de demanda  (e tbm de oferta) TÊM que ser ZERO. Portanto, não há demanda excedente. A OFERTA = PROCURA. 


ID
1911286
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Correlacione as curvas de demanda às suas respectivas definições e assinale a opção correta.


CURVAS DE DEMANDA 

I - Curva de renda- consumo.

II - Curva de Engel. 

III- Curva de preço-consumo.

IV - Curva da demanda individual.


DEFINIÇÕES

( ) Curva que relaciona a quantidade consumida de um bem à renda.

( ) Curva que representa as combinações maximizadoras de utilidades de dois bens, conforme o preço de um deles se modifica.

( ) Curva que apresenta as combinações que maximizam a utilidade de dois bens, conforme muda a renda do consumidor.

( ) Curva que relaciona a quantidade um bem que um único consumidor comprará com o preço desse bem.

( ) Curva que corresponde ao benefício total obtido pelo consumo de determinado produto, menos o custo total de sua aquisição.

Alternativas

ID
1911292
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No equilíbrio geral do mercado existe um instrumento que mostra todas as possíveis alocações de duas mercadorias quaisquer entre duas pessoas ou de quaisquer dois insumos entre dois processos de produção. Qual a opção abaixo representa este instrumento?

Alternativas

ID
2024494
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma economia com dois agentes econômicos cujas trocas realizadas a partir das respectivas dotações iniciais de bens de cada desses agentes definiram uma alocação denominada ponto eficiente ou ótimo de Pareto. Esse ponto pode ser ilustrado em uma caixa de Edgeworth, onde se pode desenhar uma curva de contrato. Sobre essa economia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O aumento do bem-estar de um agente reduz o bem-estar do outro.

( ) O aumento do bem-estar de um agente aumenta o bem-estar do outro.

( ) O aumento do bem-estar de um agente deixa inalterado o bem-estar do outro.

( ) O ponto eficiente ou ótimo de Pareto está situado sobre a curva de contrato.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
2319958
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as seguintes proposições relativas à teoria do equilíbrio geral e do equilíbrio parcial.
I) Na caixa de Edgeworth, se a dotação inicial dos bens de cada consumidor estiver sobre a curva de contrato, então não haverá incentivo para a troca.
II) O primeiro teorema do bem-estar diz que a alocação de equilíbrio alcançada por um conjunto de mercados competitivos é Pareto eficiente. Além disso, a alocação alcançada não depende das dotações iniciais de cada consumidor.
III) No modelo padrão de equilíbrio parcial competitivo, no qual a demanda possui inclinação negativa e a oferta inclinação positiva, um imposto sobre quantidades é sempre repassado integralmente para os consumidores.
Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
2477017
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Curva de Laffer:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Curva de laffer relaciona a alíquota tributária com a arrecadação, e estabelece que existe um ponto ótimo em que a arrecadação será máximo em dada alíquota de imposto, e a partir desse ponto, a arrecadação diminuirá, mesmo com o aumento da alíquotam em virtude de sonegação fiscal, fuga do consumo e desestímulo à produção. O ponto máximo de arrecadação ocorre onde a Rmg for IGUAL a ZERO.

    bons estudos


ID
2696788
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Ao dizermos que um empresário deve estar atento ao custo de oportunidade de seu negócio, é correto afirmar que ele deve

Alternativas
Comentários
  • Pindyck e Rubinfeld (2002, p. 202):

    Os economistas consideram os termos custos econômicos e custos de oportunidade como sinônimos. Os custos de oportunidade são os custos associados às oportunidades que serão deixadas de lado, caso a empresa não empregue seus recursos da maneira mais rentável.

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: B

  • Boa tarde
    Questão que pode ser de outras matérias, mas no contexto melhor se enquadraria em Economia por se tratar de uma prova de Economia.
    obrigado pela colaboração 
    Bons estudos

  • Sabemos que o custo de oportunidade é quanto a empresa sacrificou em termos de remuneração por ter aplicado seus recursos numa alternativa em vez de outra. Sendo assim, ao dizermos que um empresário deve estar atento ao custo de oportunidade de seu negócio, é correto afirmar que ele deve avaliar se existe alternativa mais rentável para investir seu capital ou, ainda, ele deve saber exatamente o quanto está renunciando em termos de rentabilidade por estar investindo naquele negócio. 

  • Questão sobre um conceito muito disseminado em microeconomia e em análise de investimentos, o custo de oportunidade.

    Vamos elucidar a assertiva:

    Custo de oportunidade se refere às oportunidades que um empresário - exemplo do enunciado - abre mão para realizar o negócio que investe atualmente. Isto é, se ele está no ramo têxtil, por exemplo, ele está deixando de atuar no ramo de bebidas ou de alimentos ou, simplesmente, de aplicar seu capital em um título de renda fixa de baixo risco.

    Dessa forma, é preciso comparar o retorno do seu negócio atual com o retorno de outras possibilidades de investimento, verificando o que é mais rentável para, eventualmente, mudar de ramo ou não. Temos isso na alternativa B.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
4922848
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No contexto da Análise dos Equilíbrios Geral e Parcial, e diante da realidade de escassez de recursos, há muitos economistas (os que pertencem ao mainstream da economia) que atribuem à criação de mecanismos de incentivo que induzam à competição no mercado como sendo a forma mais eficiente de distribuir o bem-estar na sociedade. Por outro lado, há alguns que defendem o controle de preços como uma forma de garantir o bem-estar econômico para a população, principalmente para os mais pobres. Na literatura econômica, o Primeiro Teorema da Teoria do Bem-Estar descreve o papel do mercado competitivo na alocação dos recursos e o Segundo Teorema da Teoria do Bem-Estar diz respeito à influência das preferências convexas na alocação eficiente no sentido de Paretto.

Considerando o arcabouço teórico dos Equilíbrios Geral e Parcial e todas as simplificações e limitações que os economistas utilizam, nos modelos econômicos, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) O Equilíbrio Geral trata de entender como a economia se comporta para igualar a demanda à oferta, em todos os mercados e ao mesmo tempo.

( ) A Caixa de Edgeworth é um gráfico em que se pode vislumbrar o equilíbrio parcial de um consumidor e todas as cestas possíveis que o consumidor pode combinar ao mesmo tempo, dada uma restrição de renda.
( ) A Lei de Walras diz que a demanda excedente agregada deve ser igual a zero, apenas para a dotação ótima.
( ) Nem toda alocação eficiente, no sentido de Paretto, pode ser sustentada por um equilíbrio competitivo, se as preferências forem convexas de acordo com o Segundo Teorema da Teoria do Bem-Estar.
( ) Para que o Primeiro Teorema da Teoria do Bem-Estar não seja falacioso, os economistas afirmam que o equilíbrio competitivo só é possível se a função demanda excedente agregada for uma função contínua.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas