SóProvas


ID
1380655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo em vista que o consumidor, muitas vezes de forma
inconsciente, obedece a determinadas regras de comportamento em
sua atuação no mercado, julgue o item que segue.

A relação entre insumo e produção é afetada tanto pela proporção em que os insumos são combinados quanto pela escala de utilização desses insumos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTA.

    Comentário: A proporção de utilização de insumos define a própria relação entre insumo e produção. Além disso, a escala de utilização de insumos também fará com que um aumento ou diminuição na quantidade de insumo possa aumentar ou diminuir de forma não necessariamente igual a produção.

    http://blog.alfaconcursos.com.br/gabarito-da-policia-federal-2014-economia/

  • CERTO

    A relação entre insumo (fator de produção) e produção é a definição de “função de produção”. De fato, a produção é afetada tanto pela proporção quanto pela escala com que esses fatores de produção (insumos) são utilizados.

    Note que a depender da combinação que os insumos podem ser organizados, pode-se ter um nível de produção diferente. Além disso, a escala de produção indica que a depender da escala em que se esteja, a produção pode variar sensivelmente frente a pequenas variações dos insumos (rendimentos crescentes de escala), por exemplo.

  • CERTO

     "Função de produção: relação entre a quantidade de insumos empregados para obter um bem e a quantidade de bem produzida." (MANKIW, 2001, p. 273). 

    Rendimentos de escala: ritmo de variação da produção. 

    Conforme Custo Total Médio reduz: economia de escala. Exemplo: dobrando os fatores de produção, quintuplica-se a produção.

    Custo Total Médio aumenta: deseconomia de escala. 

  • A proporção de utilização de insumos define a própria relação entre insumo e produção. Além disso, a escala de utilização de insumos também fará com que um aumento ou diminuição na quantidade de insumo possa aumentar ou diminuir de forma não necessariamente igual a produção.

  • bem isso, a questao trata da função de produção que é exatamente a quantidade de bens produzidos de acordo com a disponibilidade dos fatores de produção ( no caso da questao insumos )

  • A primeira parte da questão, a relação entre insumo e produção é afetada tanto pela proporção em que os insumos são combinados, descreve corretamente a definição de função de produção, ou seja, é a relação técnica entre a quantidade física de fatores de Produção/insumos e a quantidade física do produto em determinado período de tempo. A segunda parte da questão, quanto pela escala de utilização desses insumos, também está correta, já que temos 3 tipos de rendimentos de escala: rendimentos constantes de escala: se todos os fatores de produção crescem em dada proporção, a produção cresce na mesma proporção. As produtividades médias dos fatores de produção permanecem constantes; rendimentos crescentes de escala (ou economias de escala): se todos os fatores de produção crescerem numa mesma proporção, a produção cresce numa proporção maior. Isso ocorre porque empresas com maiores plantas permitem maior especialização de tarefas (melhor divisão do trabalho) e porque certas unidades de produção só podem ser operadas com base em um nível mínimo de produção (as chamadas indivisibilidades na produção) e rendimentos decrescentes de escala (ou deseconomias de escala): se todos os fatores de produção crescem numa mesma proporção, a produção cresce numa proporção menor. A expansão da empresa pode provocar descentralização, que pode acarretar problemas de comunicação entre a direção e as linhas de produção.

    Fonte - livro de Micro e Macro, de Marco Antônio Sandoval Vasconcellos.

    Gabarito: Certo

  • Correto!

    A relação entre insumo e produção é exatamente o que traz a função de produção.

    E, de fato, esta relação é afetada tanto pela proporção (combinação) entre os insumos – se usamos mais K do que L, por exemplo - e pela escala (quantidade) com que são utilizados – o quanto usamos de K e de L.