SóProvas


ID
1383127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação aos riscos químicos e à toxicologia, julgue os próximo item.

Os fumos metálicos são gerados por ação mecânica de ruptura de sólidos e, geralmente, são maiores que cinco micrômetros.

Alternativas
Comentários
  • Fumos metálicos não são gerados por ação mecânica (este seria poeira), pois os fumos são gerados quando um metal é aquecido, como ocorre na soldagem. Dimensão do fumo metálico estará entre 0,001 µm a 0,5 µm (mícrons ou micrometros) , isto é: menores que 5 micrômetros. 

    Só por curiosidade: 1 µm = 0,000001m
  • Fumos metálicos: entre 0,001 μm a 0,5 μm (mícrons ou micrometros) . 

  • Fumos metálicos : A liberação de um fumo metálico inicia-se quando um metal é aquecido, como por exemplo, nos processos de soldagem. Este aquecimento gera um vapor que, ao entrar em contato com o ar, se condensa e forma o fumo.

    Os riscos que os fumos metálicos oferecem à saúde dependem do metal que está sendo aquecido (ou soldado) e da composição do eletrodo utilizado na solda. A maioria dos metais (e respectivos compostos) utilizados nas indústrias está associada a riscos. 

  • Galera!! Essa e boa já caiu em concurso.

    Dentre os metais de maior risco, destacam-se o chumbo, cromo, manganês e seus compostos, sendo que o fumo metálico gerado pelo aquecimento do chumbo é um dos que apresenta maior toxicidade, sendo responsável por uma doença ocupacional conhecida como saturnismo ou plumbismo. 

  • ERRADO

    Fumos: aerodispersóides sólidos gerados em processos de combustão, sublimação, fundição etc, ou seja, as partículas sólidas resultantes são diferentes do material que lhe deu origem. O diâmetro é menor que 0,1 micrômeto.

    Poeiras: dispersóides gerados por desagregação mecânica, ou seja, poeira tem a constituição química do material que lhe deu origem. O diâmetro é variável desde 0,01 a 100 micrômetros.

    Fumaça: aerodispersóides formados pela combustão de matéria orgânica,o diâmetro é menor que 0,5 micrômetro, podendo atingir alvéolos pulmonares

    Névoas:  partículas líquidas obtidas por processos mecânicos quaisquer, o diâmetro é muito variável dependendo do sistema, por exemplo spray.

    Neblina: partículas líquidas obtidas por condensação de vapores.

  • para fazer essa questão, eu lembrei da NR 15.


    12.1. Entende-se por "fibras respiráveis de asbesto" aquelas com diâmetro inferior a 3 micrômetros, comprimento

    maior que 5 micrômetros e relação entre comprimento e diâmetro superior a 3:1.


    como eu lembrava desses valores, pensei, o fumo é menor...logo ta errado