SóProvas


ID
1383331
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

Contraste entre discurso e realidade


    No contexto político em que vivemos, sentimos saudade de alguns conceitos de verdade que estão na raiz da filosofia e da teologia. Se para Sócrates a verdade está ligada à sabedoria humana, o discurso verdadeiro, segundo Platão, é aquele que diz como as coisas são. Na profundidade do pensamento de Santo Agostinho, a verdade não é minha e nem tua para que seja nossa, ou, como muito bem conceituou Santo Tomás de Aquino, a verdade é a adequação entre a inteligência e a coisa, ou seja, a realidade das coisas. Parece que nenhum deles se ajusta ao contexto das atuais propagandas políticas.
    O que chama atenção de todos nós neste momento é que nos debates políticos não aparece com relevância a riqueza do conceito de verdade, pois os mesmos não demonstram sabedoria humana, não se diz com transparência como as coisas são, não aparece a adequação entre a inteligência e a realidade das coisas, e carece de humildade para dizer que a verdade não está apenas naquilo que eu afirmo, ou que outros do meu partido estão afirmando, subestimando o todo, e, portanto, nunca poderá ser nossa no sentido mais amplo. Esquecemo-nos muitas vezes de sublinhar que a verdade tem uma dimensão ética de compromisso com aquilo que é anunciado publicamente no discurso.
    A maquiagem marqueteira que conduz os atores políticos esconde o significado profundo da verdade, resultando em debates carentes em profundidade de argumentos, e não imbuídos de verdade sobre a realidade, limitando-se a discussões acusativas, ofensivas e contraditórias. Os contrastes entre o discurso e a realidade, a riqueza de experiências humanas dos candidatos e a superficialidade de suas propostas, a carência de discussões e debates de temas de relevância para o país, entre outros, estiveram distantes de nossas propagandas políticas nestas eleições.
    Como a verdade é o que nos liberta, segundo os ensinamentos de Jesus Cristo, temos a esperança que nesta segunda etapa das eleições possamos ter a verdade como princípio inspirador dos debates políticos, não subestimando a inteligência de nosso povo, pois o mesmo conhece bem a realidade das coisas, estando ávido para ouvir as propostas e assumir-las como verdadeiras, subsidiando as suas escolhas e pensando melhor no futuro de nosso Brasil.

                                                                (Adaptado. Josafá Carlos de Siqueira, O Globo, 22/10/2014)

No segundo parágrafo do texto aparecem frases que se referem aos conceitos de verdade emitidos no primeiro parágrafo.

As opções a seguir apresentam segmentos que fazem alusão a qualquer um dos conceitos anteriores, à exceção de uma.

Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    (b) “os mesmos não demonstram sabedoria humana”. - Se para Sócrates a verdade está ligada à sabedoria humana

    (c) “não se diz com transparência como as coisas são”. - segundo Platão, é aquele que diz como as coisas são.
    (d) “não aparece a adequação entre a inteligência e a realidade das coisas”. -  como muito bem conceituou Santo Tomás de Aquino, a verdade é a adequação entre a inteligência e a coisa
    (e) “a verdade não está apenas naquilo que eu afirmo, ou que outros do meu partido estão afirmando, subestimando o todo, e, portanto, nunca poderá ser nossa”. - Na profundidade do pensamento de Santo Agostinho, a verdade não é minha e nem tua para que seja nossa
  • Ora, a A não está no início do primeiro parágrafo??!

     

    "No contexto político em que vivemos, sentimos saudade de alguns conceitos de verdade (...)"

  • Entendi o que a FGV quis cobrar do candidato ; Ela pediu qual o conceito que não foi dito pelos filósofos e teólogos no primeiro paragrafo:


    (A)não aparece com relevância a riqueza do conceito de verdade. Está no inicio do segundo paragrafo e não tem nada haver com os conceitos abordados no primeiro.


    (B) “os mesmos não demonstram sabedoria humana”. - No 1° paragrafo - Se para Sócrates a verdade está ligada à sabedoria humana


    (C) “não se diz com transparência como as coisas sãoNo 1° paragrafosegundo Platão, é aquele que diz como as coisas são.


    (D) “não aparece a adequação entre a inteligência e a realidade das coisas”. - No 1° paragrafo conceituou Santo Tomás de Aquino, a verdade é a adequação entre a inteligência e a coisa


    (E) “a verdade não está apenas naquilo que eu afirmo, ou que outros do meu partido estão afirmando, subestimando o todo, e, portanto, nunca poderá ser nossa”. - No 1° paragrafo ,Santo Agostinho, a verdade não é minha e nem tua para que seja nossa.


    GABARITO - A