SóProvas


ID
138424
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na primeira fase de desenvolvimento das teorias da administração predominaram as abordagens mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relação às abordagens que criticaram esses paradigmas:

I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de condicionamento.

II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional.

III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.

IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais.

V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra e)
    I é falsa : A Teoria Comportamental é humanista e democrática , não compactuando com  técnicas de condicionamento .

    II é falsa : A Teoria dos Sistemas se constitui na transferência da visão focada nos elementos fundamentais para uma visão focada no todo

    III é verdadeira : A Teoria das Relações Humanas surgiu do desenvolvimento da Psicologia doTrabalho e notadamente como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne , o que confirma a assertiva

    IV é verdadeira : O DO busca mudança planejada como conquista coletiva

    V é verdadeira : De acordo com esta teoria o nível que mantém a interface com o ambiente é o institucional e é onde são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcança-los 

  • I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de condicionamento. (Erro: não tem nada haver com comportamental)

    II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional. (Erro: não é visão estrutural, é holítica)

    III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.
     (Correta)

    IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais. (Correta)

    V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional. (Correta)

    Fonte: Rodrigo Rennó - Eu Vou Passar

  • Pra ser bem sincero, acho muito perigoso o termo independente na assertiva III

    III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.
    Quer dizer que se o obreiro tiver motivado, bem psicossocialmente e emocionalmente, as condições físicas e técnicas, da fábrica e dele, respectivamente, não tem influência alguma nos níveis de produtividade...?!
    Achei esquisito. O que vocês acham?
     
  • II. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.

    Quer dizer que se o obreiro tiver motivado, bem psicossocialmente e emocionalmente, as condições físicas e técnicas, da fábrica e dele, respectivamente, não tem influência alguma nos níveis de produtividade...?!

    Achei esquisito. O que vocês acham?
    TIVE O MESMO RACIOCÍNIO DO COLEGA ACIMA QUANDO LI A PRIMEIRA VEZ, MAS DEPOIS QUE VI A CORRETA PENSEI QUE AS CONDIÇÕES FÍSICAS E TÉCNICAS MELHORAM O NÍVEL DE PRODUTIVIDADE, MAS ESSES NÍVEIS PODERIAM SER ALCANÇADOS SEM ELES., ESQUISITO, MAS FOI O ÚNICO JEITO QUE CONSEGUI VER ISSO COMO CORRETO
  • III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.
    A afirmação tem haver com o experimento (ou efeito) Hawthorne, realizado na fábrica da Western Electric, experimento este que foi fundamental para a Teorida das Relações Humanas. Nesse experimento tentaram relacionar a produtividade dos funcionários em função da intensidade de iluminação do local de trabalho. A descoberta foi que não havia nenhuma relação entre essa condição física/técnica do ambiente de trabalho com a produtividade, mas sim que as condições emocionais e sociais do grupo que influenciavam na produção.
  • Apenas complementando o comentário do André....

    As 3 principais conclusões que Mayo tirou da Experiência de Hawthorne:

    Nível de Produção é Resultante da Integração Social e não da capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a teoria clássica). É a capacidade social do trabalhador que estabelece seu nível de competência e de eficiência. Quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, maior a sua disposição de produzir. Comportamento Social dos Empregados se apoiam totalmente no grupo. Os trabalhadores não reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros do grupo. Grupos informais – A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de diversos grupos sociais informais.
    Portanto, de acordo com a Teoria das Relações Humanas, conclui-se realmente que as condições físicas e técnicas NÃO influenciam os níveis de produtividade.
  • Pessoal, raciocinem comigo, como esta parte pode esta correta: "A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas."

  • Erro da alternativa A: 

    o erro esta na frase: "Técnicas de condicionamento", mas por que? Técnicas de condicionamento é vinculado ao Behaviorismo ou Comportamentalismo da psicologia, portanto, não se deve confundir a Teoria Behaviorista da Administração com o behaviorismo que se desenvolveu na Psicologia, a partir dos trabalhos de Watson. Apesar de serem semelhantes quanto a ênfase no comportamento humano, essas duas concepções diferem muito quanto ao tratamento de problemas comportamentais.

             No outro comentário abaixo estará o conceito e a explicação das técnicas de condicionamento, que só  esta presente na psicologia:

               A primeira parte da questão esta certa: 

    Em contraposição, Motta descreve que mesmo com deficiências, essa teoria representou um avanço para a Administração. Os Behavioristas mostram um novo conceito democrático e humano, baseado na equalização do poder, assim como as principais teorias de motivação para a Administração. Outro aspeto a ser considerado é o reconhecimento dos conflitos organizacionais. Os behavioristas acreditam há um conflito entre os objetivos individuais e organizacionais, que podem ser resolvidos por uma mudança no comportamento e na estrutura organizacional ( e não por de técnicas de condicionamento.). Nesta teoria também é dada importância a formação de grupos de trabalho como meio eficiente de alcançar os objetivos.[2]

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_comportamental_da_administra%C3%A7%C3%A3o



  • http://www.brasilescola.com/psicologia/condicionamento.htm 
      ai esta o conceito de técnicas de condicionamento. Tentei copiar aqui, mas o site é péssima qualidade, da erro toda ora

  •  Na alternativa II: a abordagem anatômica e estrutural são características da Teoria clássica da Administração

    TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO:

    Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, autor do livro "Administração Industrial e Geral", editado em 1916. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência organizacional. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural

  • Não concordo com o gabarito!

    "A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas."

    Pelo contrário a Teoria das Relações Humanas aborda que os colaboradores precisam trabalhar em boas condições físicas, técnicas, sociais, dentre outras.

  • A Teoria Comportamental da Administração é um importante método para conhecimento das personalidades dentro do ambiente de trabalho.

    Em 1947, Herbert A. Simon realizou a publicação do livro: “Teoria Comportamental da Administração: o Comportamento da Administração”.

    Neste livro, o autor faz um verdadeiro ataque às teorias clássicas da administração e introduz no mundo administrativo as Teoria das Relações Humanas.

    Esta última, no entanto, foi introduzida no mundo empresarial com algumas correções e reparos.

    Surge então a teoria comportamental como elemento essencial para de empresas.

    A Teoria que também é chamada de Behaviorista devido à influência de tal escola psicológica, possui três características centrais:

    1 – Grande ênfase nas pessoas;

    2 – Preocupação com o comportamento organizacional e com os processos de trabalho;

    3 – O estudo do comportamento humano.