SóProvas


ID
138427
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às características da burocracia segundo Max Weber:

I. Existência de regras abstratas, às quais estão vinculados os detentores do poder, o aparelho administrativo e os dominados define a dominação racional- legal, é o fundamento do modelo burocrático.

II. Toda organização burocrática se baseia na hierarquia, na divisão do trabalho, na separação entre pessoa, cargo e funções exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos.

III. O domínio burocrático é legitimado pelo reconhecimento dos poderes e das qualidades excepcionais do chefe, e o seu aparelho consiste, tipicamente, no grupo dos 'discípulos', isto é, dos indivíduos escolhidos pelo chefe entre os membros da comunidade.

IV. A burocracia, segundo Weber, é uma instituição política bem sucedida na medida em que seu quadro administrativo mantenha com êxito a pretensão ao monopólio efetivo da coação física para a manutenção da ordem vigente.

V. O pessoal empregado por uma estrutura administrativa burocrática submete-se a uma relação contratual e, em virtude de suas específicas qualificações técnicas, é recompensado através de um salário estipulado em dinheiro, tem uma carreira regulamentada e considera o próprio trabalho como uma ocupação em tempo integral.

Alternativas
Comentários
  • Eu também não entendi, alguém saberia explicar?

  • Também não concordo que o item 1 está correto, devido às regras abstratas, já que a burocracia é marcada por normas e regras formalizadas.

  • Pessoal, a dúvida na afirmativa I se responde com base em noções de direito e não administração.

    Diz-se que a norma é abstrata porque ela é incapaz de prever com exatidão todas as situações da realidade. Assim, tem-se uma situação hipotética, abstrata (exemplo: roubar) e quando alguém praticar aquela conduta na prática, será aplicada a regra. Portanto, a norma é abstrata porque é uma suposição, passando a ter caráter concreto apenas na conduta do agente.

    No direito constitucional, existe o controle concreto de constitucionalidade, que é a análise da adequação da lei ou ato normativo à Constituição. Da mesma forma, existe o controle abstrato, feito apenas pelo Supremo Tribunal Federal (em face da Constituição Federal; no caso das Constituições Estaduais, o TJ também pode fazer o controle abstrato!), em que a constitucionalidade da norma é analisada sem que, para isso, tenha que ter havido incidência no mundo real.

    Espero ter ajudado!

  • O item V tem alguma fonte? Levando em consideração a formalidade da Teoria da Burocracia eu estava concordando com o item até chegar na parte que fala "trabalho como uma ocupação em tempo integral". Integral?
  • Normalmente, essas afirmações são retiradas do livro do Chiavenato Adm. Geral e Pública da Ed. Elsevier. Vou tentar ajudar a esclarecer essa alternativa, na parte final, que parece ser a sua dúvida. A noção de trabalho integral quer dizer, no caso, de atividade profissional, de exercício profissional.

    Vou citar como exemplo o empresário: assim se define uma pessoa que se dedique PROFISSIONALMENTE (ou seja, habitualmente, em tempo integral) à atividade de circulação ou produção de bens e mercadorias. Então, com o funcionário público se tem a mesma noção de entrega total ao exercício da profissão. Tanto é assim que na CF é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos (a não ser em casos excepcionais) e também é proibido o exercício de atividade empresária para o servidor - porque aí ele deixaria de se dedicar ao Poder Público, já que para ser empresário ele precisaria de dedicação e habitualidade. Pois então, quando se fala em tempo integral, isso se liga à mesma idéia de profissionalismo que foi aplicada na definição de empresário pelo direito brasileiro.

    Sobre adm. pública, o livro do professor Chiavenato é muito bom porque mata também os editais que pedem adm. geral. Fica a dica, qualquer coisa é só falar!
  • II. A conceituação weberiana. A conceituação weberiana de burocracia se enquadra 
    na sua análise dos tipos de domínio (Herrschaft). Os dois elementos essenciais 
    dessa tipologia são a legitimidade e o aparelho administrativo: Weber, de fato, julga 
    que "todo o poder procura suscitar e cultivar a fé na própria legitimidade" e "todo o 
    poder se manifesta e funciona como administração" (Weber, (1922), 1961, vol. I, p. 
    208, vol. II, p. 250). Conseqüentemente, ele faz uma distinção entre domínio 
    legítimo e não legítimo e, dentro do primeiro, entre domínio carismático, tradicional 
    e legal-burocrático. O domínio carismático é legitimado pelo reconhecimento dos 
    poderes e das qualidades excepcionais do chefe e o seu aparelho consiste 
    tipicamente no grupo dos "discípulos", isto é, dos indivíduos escolhidos pelo chefe 
    entre os membros da comunidade carismática (v. Carisma). A legitimidade do 
    domínio tradicional é constituída pela crença nas regras e nos poderes antigos, 
    tradicionais e imutáveis, enquanto o aparelho pode assumir quer formas 
    patrimoniais quer feudais. O domínio legal é caracterizado, do ponto de vista da 
    legitimidade, pela existência de normas legais formais e abstratas e, do ponto de 
    vista do aparelho, pela existência de um staff administrativo burocrático. Weber, 
    portanto, define a burocracia como a estrutura administrativa, de que se serve o tipo 
    mais puro do domínio legal.
  • questão deve ter sido tirada deste link http://www.cead.ufop.br/professores/rafaelalves/tmp/burocracia_verbete.pdf
  • abstrato
    abs.tra.to
    adj (lat abstractu) 1 Que resulta de abstração. 2 Que significa uma qualidade com exclusão do sujeito.
    http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=abstrato
    pelo que entendi, regras abstratas são aquelas que não dizem respeito ao sujeito (impessoalidade), sendo assim uma das características da burocracia
  • Pensem que a burocracia se compõem de regras gerais e abstratas, as quais dão impessoalidade a administração e ao própio estado.
  • Abstrato nesse caso se refere à ausência do sujeito, ou seja, à impessoalidade nas relações  que caracteriza a teoria burocrática. 


  • I - O modelo burocrático é baseado na dominação racional-legal -CERTO

    II - Exatamente. Divisão do Trabalho, hierarquia e impessoalidade são características do modelo burocrático - CERTO

    III - Esta é a descrição da dominação carismática e não da dominação racional-legal - ERRADO

    IV - Esta é a definição clássica de Estado, também elaborada por Max Weber - ERRADO

    V - Estão aqui os princípios da divisão do trabalho e da competência técnica - CERTO

    RESPOSTA: LETRA B

  • Na primeira quando ele falou em regras abstratas eu exclui logo, associei a formalização, e na segunda quando ele citou separação entre pessoas lembrei de impessoalidade e exclui também.. Vacilei :(