SóProvas


ID
138433
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à Adhocracia, expressão da autoria de Alvin Toffler e popularizada por Robert Waterman com o livro "Adhocracy ? The Power to Change":

I. O objetivo da Adhocracia é a identificação de novas oportunidades por meio do incentivo à criatividade individual enquanto caminho para a renovação organizacional.

II. É a estrutura que mais estimula a inovação, pois é a que respeita menos os princípios clássicos de gestão, e especialmente a unidade de comando.

III. Pode ser definida como qualquer forma de organização que conta com todos os procedimentos típicos das organizações burocráticas relacionados com a resolução de problemas e a obtenção de resultados.

IV. Essa estrutura exige uma especialização horizontal reduzida, impedindo a formação de grupos de especialistas em unidades funcionais autônomas.

V. É caracterizada pelo elevado grau de descentralização, além de uma precisa definição de papéis, embora com alguma dificuldade no fluxo de comunicação informal.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra a)

    Pergunta fácil de ser respondida com a definição de Adhocracia conforme citado abaixo :

    Adhocracia é um termo criado por Warren Bennis, segundo Gareth Morgan, utilizado na Teoria das Organizações.

    Segundo Alvin Toffler, a adhocracia ou "adocracia" é um sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidade e profissões diversas e complementares. Constitui-se em uma opção à tradicional Departamentalização.

    Toffer estabeleceu que no futuro a sociedade será extremamente dinâmica e mutável e que as organizações que quiserem sobreviver terão que ser inovadoras, temporárias, orgânicas e anti-burocráticas.

    Outras referências definem o termo como a organização baseada em projetos, uma alternativa para a antiga Organização Departamental (baseada na divisão racional do trabalho) e para a intermediária Organização Matricial (que juntaria elementos da Departamentalização com a Gerência de Projetos).

    A característica central da adhocracia são os grupos e equipes cooperativos que resolvem problemas e desempenham o trabalho. As posições e as tarefas não são permanentes e as formas organizacionais são livres

  • o site que ele buscou a informação acima foi o ...
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Adocracia

    Análise da questão:

    I. O objetivo da Adhocracia é a identificação de novas oportunidades por meio do incentivo à criatividade individual enquanto caminho para a renovação organizacional. CERTO

    II. É a estrutura que mais estimula a inovação, pois é a que respeita menos os princípios clássicos de gestão, e especialmente a unidade de comando.CERTO

    III. Pode ser definida como qualquer forma de organização que conta com todos os procedimentos típicos das organizações burocráticas relacionados com a resolução de problemas e a obtenção de resultados. ERRADA - ela é anti-burocratica

    IV. Essa estrutura exige uma especialização horizontal reduzida, impedindo a formação de grupos de especialistas em unidades funcionais autônomas.ERRADA - adhocracia são os grupos e equipes cooperativos que resolvem problemas e desempenham o trabalho.

    V. É caracterizada pelo elevado grau de descentralização, além de uma precisa definição de papéis, embora com alguma dificuldade no fluxo de comunicação informal.  ERRADA - adhocracia são os grupAs posições e as tarefas não são permanentes e as formas organizacionais são livres.
  • COMPLEMENTANDO...

    ADHOCRACIA

    É um tipo de organizacional que se caracteriza pela ênfase na flexibilidade, com decisões descentralizadas e elevada especialização horizontal.

    A organização adhocrática rompe com o modelo burocrático, baseado nos controle excessivos, possibilitando decisões rápidas e adaptadas a ambientes dinâmicos e turbulentos.   Dicas: - A adhocracia é o oposto da burocracia. - A estrutura adhocrática é típica de equipes de projetos.
  • Conceito de Adhocracia

    A Adhocracia é uma expressão da autoria de Alvin Tofler e popularizada por Robert Waterman com o livro "Adhocracy - The Power to Change" e corresponde ao oposto da burocracia: enquanto a burocracia coloca a ênfase na rigidez das rotinas, a Adhocracia coloca a ênfase na simplificação dos processos e na adaptação da organização a cada situação particular. Robert Waterman define-a como qualquer forma de organização que corta com todos os processos característicos das organizações burocráticas relacionados com a pesquisa e análise de novas oportunidades, resolução de problemas, e obtenção de resultados.

    A Adhocracia é, desta forma, aplicável a qualquer organização que rompa com as tradicionais normas burocráticas, geralmente dominantes em empresas na sua fase de maturidade. O objectivo da Adhocracia é a detecção de novas oportunidades, resolução de problemas e obtenção de resultados através do incentivo à criatividade individual enquanto caminho para a renovação organizacional.

    Características da Adhocracia

    As principais características de uma organização adhocrática são as seguintes:

    - Estrutura organizacional marcadamente orgânica;

    - Pouca formalização dos procedimentos e comportamentos;

    - Especialização do trabalho;

    - Coordenação e controle efetuado pelas próprias equipes de trabalho;

    - Baixo grau de estandardização dos processos;

    - Elevado grau de descentralização;

    - Alguma indefinição de papeis;

    - Alguma dificuldade na comunicação formal.

    http://www.knoow.net

    "Tudo posso naquele que me fortalece".

  • Adhocracia Adhocracia é o oposto de burocracria. É uma constante adaptação a cada situação particular. Adhocracia vem de “ad hoc”, que significa “aqui e agora”. O foco é resolver problemas em constante mudança. A estrutura não possui uma forma determinada, é livre, flexível. A criatividade é estimulada.
  • Tenha em mente a seguinte noção:

     

      - BUROCRACIA: ESTRUTURAS LINEARES, MECANICISTAS, ESTÁVEIS, CENTRALIZADAS...

      - ADHOCRACIA: ESTRUTURAS ORGÂNICAS, ADPTATIVAS, MUTÁVEIS, DESCENTRALIZADAS...

     

     

    I. CORRETO - O objetivo da Adhocracia é a identificação de novas oportunidades por meio do incentivo à criatividade individual enquanto caminho para a renovação organizacional. OU SEJA, ABORDAGEM AMIGÁVEL, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. O SUBORDINADO PARTICIPA DO PLANEJAMENTO.



    II. CORRETO - É a estrutura que mais estimula a inovação, pois é a que respeita menos os princípios clássicos de gestão, e especialmente a unidade de comando. O NEGÓCIO É DESCENTRALIZAR AS DECISÕES, OU SEJA, VIOLAR O PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO, O PRINCÍPIO ESCALAR E O EXCESSO DE FORMALISMO E PAPELÓRIO E ESTAR SUJEITO A MUDANÇAS...



    III. ERRADO - Pode ser definida como qualquer forma de organização que conta com todos os procedimentos típicos das organizações burocráticas relacionados com a resolução de problemas e a obtenção de resultados. BUROCRACIA E ADHOGRACIA NÃO SE CONFUNDEM.



    IV. ERRADO - Essa estrutura exige uma especialização horizontal reduzida, impedindo a formação de grupos de especialistas em unidades funcionais autônomas. ESTRUTURA HORIZONTAL AMPLA (AMPLITUDE DE COMANDO), PERMITINDO A FORMAÇÃO DE ESQUIPES DE TRABALHO AUTÔNOMAS, TEMPORÁRIAS E MULTIDISCIPLINARES.



    V. ERRADO - É caracterizada pelo elevado grau de descentralização (CERTO), além de uma precisa definição de papéis (ERRADO), embora com alguma dificuldade no fluxo de comunicação informal. POSSUI POUCAS REGRAS E PROCEDIMENTOS E POUCA DIVISÃO DE TRABALHO. QUANTO À COMUNICAÇÃO INFORMAL, PODE TER, SIM, UMA DIFICULDADE. UMA DAS DESVANTAGENS DA DESCENTRALIZAÇÃO SE REFERE AOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO SEREM MAIS DISPERSOS.

     

     

     

     

    GABARITO ''A''