SóProvas


ID
1384450
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos passam por diferentes estágios de evolução. Esses estágios fazem parte do que conhecemos como as três idades.
Desse modo, quais são, respectivamente, os três estágios da evolução dos arquivos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C e o Dicionário de Terminologia Arquivística nos responde isso. 


    teoria das três idades

    Teoria segundo a qual os arquivos(1) arquivos(1) arquivos(1) são considerados arquivos correntes, arquivos correntes intermediários ou permanentes, permanentes de acordo com a freqüência de uso por suas entidades produtoras e a entidades produtoras identificação de seus valores primário e valores primário secundário.


  • Gabarito: C


    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

     

    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

     

    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.