-
Gab: c) “O supermercado da esquina de minha rua abriu hoje às seis horas da manhã, daí que a vizinhança tenha pensado numa modificação do horário do comércio nos fins de semana.”
Caso alguém possa explicar a resposta e deixar também nos meus recados ficarei grata
Bons estudos
-
Ketícia, o método indutivo tem como característica preceder de proposições particulares ou com termos relativamente menores do que os que estão na conclusão, e chega a termos mais universais ou mais extensos.
Nas letras A, B, D e E, a proposição parte de argumentos mais genéricos para conclusões mais específicas sendo exatamente o inverso da indução.
Já na letra C temos exatamente o gabarito, uma vez que "O supermercado da esquina de minha rua abriu hoje às seis horas da manhã" é uma premissa específica, onde a conclusão "daí que a vizinhança tenha pensado numa modificação do horário do comércio nos fins de semana." é genérica.
-
Método indutivo é um processo mental que, para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade, parte de fatos particulares, comprovados, e tira uma conclusão genérica.
http://www.significados.com.br/metodo-indutivo/
-
GABARITO: letra C – o resto se apoia no método dedutivo.
Método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da experiência sensível.
(...)
Os argumentos dedutivos são aqueles em que as premissas fornecem um fundamento definitivo da conclusão, enquanto nos indutivos as premissas proporcionam somente alguma fundamentação da conclusão, mas não uma fundamentação conclusiva.
Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada(s) premissa(s). [...] Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras e se o raciocínio respeitar uma forma lógica válida.
(Fonte: Wikipédia)
-
Aprendi com os colegas aqui do QC que o método indutivo parte do particular para o geral e o dedutivo, do geral para o particular. Assim sendo, a alternativa C é a única em que há a particularidade da indução.
c) “O supermercado da esquina(particular/um supermercado específico) de minha rua abriu hoje às seis horas da manhã, daí que a vizinhança tenha pensado numa modificação do horário do comércio(geral/abrange todos os supermercados,lojas, enfim, o comércio em geral) nos fins de semana.”
-
Gente, pra não confundir os métodos eu costumo pensar assim:
MÉTODO DEDUTIVO = detetive = achar o criminoso, ou seja, parte do GERAL pro INDIVÍDUO (individual).
Pronto, vc não se confunde mais sobre qual método é qual.
-
OUTRA DICA
INdutivo -> do INdividual para o geral. No exemplo da questão: supermercado da esquina para os compradores da vizinhança.
-
Indutivo é ir do particular para o geral. O particular nem sempre é individual. Cuidado
A barata, o escorpião e o gafanhoto não tem ossos, daí insetos não tem ossos
-
Indutivo : Particular---> Geral
Dedutivo: Geral---> Particular
a) “Os campeonatos esportivos (Geral) são muito mal organizados no Brasil , daí que não se deva esperar uma tabela bem elaborada para o campeonato brasileiro (Particular) de 2015.” (DEDUTIVO)
b) “Os dias de inverno (Geral) são bastante frios na Europa, daí que seja necessária a compra de agasalhos bem encorpados para nossa viagem (Particular) de férias.” (DEDUTIVO)
c) “O supermercado da esquina (Particular) de minha rua abriu hoje às seis horas da manhã, daí que a vizinhança (Geral) tenha pensado numa modificação do horário do comércio nos fins de semana.” (INDUTIVO)
-
O Indutivo observa uma tendência e faz generalizações.
O dedutivo observa fatos e deles dá origem a novos fatos.
Fonte:https://pt.khanacademy.org/math/algebra-home/alg-series-and-induction/alg-deductive-and-inductive-reasoning/v/deductive-reasoning-1
-
Letra c.
Como já dito anteriormente, um argumento é indutivo quando sua conclusão traz mais informações do que as premissas fornecem. É um argumento de conclusão ampliativa, ou seja, na alternativa de letra C a premissa “O supermercado da esquina de minha rua abriu hoje às seis horas da manhã” traz um pensamento particular e uma conclusão de sentido ampliativo “daí que a vizinhança tenha pensado numa modificação do horário do comércio nos fins de semana”.
Questão comentada pelo Prof. Josimar Padilha
-
e pensando que era questão de interpretação de texto! kkkk
-
Indutivo : Particular---> Geral
Dedutivo: Geral---> Particular
-
Agora que eu entendi o que são esses danados desses métodos indutivo e dedutivo, NUNCA MAIS isso cairá numa prova, tenho certeza!
-
Nunca nem vi!
-
Indutivo = do INDicador para os dedos (particular para o geral)
Dedutivo = dos DEDos para o indicador (geral para o particular)
-
INDUTIVO: da parte para o geral.
DEDUTIVO: do geral para a parte.
GB: C
#PM CE.
-
Indução lembra de INFerência na interpretação de texto, onde você tem que notar algo subjetivo, particular e tomar como certo dentro do texto. Por isso vai do particular para o geral. Tem um sentido de conclusão.
A Dedução é só o contrário, vai do geral para o particular. Tem um sentido de regra: "se todos fazem isso, então você também faz isso".