SóProvas


ID
1386067
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O MultiProtocol Label Switching - MPLS fornece potencialidades da Engenharia de Tráfego às redes baseadas em pacotes e tem como um de seus objetivos aumentar e melhorar a velocidade de encaminhamento de pacotes nas redes públicas. Utiliza uma etiqueta de tamanho fixo reduzido para fornecer uma representação de forma abreviada do cabeçalho do pacote IP. No encaminhamento de pacotes MPLS,

Alternativas
Comentários
  • Letra C


    MPLSé um mecanismo de transporte de dados pertencente à família dasredes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado pelo IETF - Internet Engineering Task Force através da RFC-3031 e opera numacamada OSIintermediária às definições tradicionais doLayer 2 (Enlace) eLayer 3 (Rede), pelo que se tornou recorrente ser referido como um protocolo de "Layer 2,5".


    O label é um identificador curto, de tamanho fixo e significado local. Todo pacote ao entrar numa rede MPLS recebe um label. Este pode ser pensado como uma forma abreviada para o cabeçalho do pacote. Desta forma os roteadores só analisam os labels para poder encaminhar o pacote. O cabeçalho MPLS deve ser posicionado depois de qualquer cabeçalho da camada 2 e antes do cabeçalho da camada 3, ele é conhecido como Shim Header.


    O MPLS fornece meios para mapear endereços IP em rótulos simples e de comprimento fixo utilizados por diferentes tecnologias de encaminhamento e chaveamento de pacotes. Este mapeamento é feito apenas uma vez no nó na borda da rede MPLS. A partir daí o encaminhamento dos pacotes é feito utilizando-se a informação contida em um rótulo (label) inserido no cabeçalho do pacote. Este rótulo não traz um endereço e é trocado em cada switch.



    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MPLS

  • a) QoS é um dos campos do MPLS 

    b) 

    c) CORRETO. Roteadores não entendem MPLS então quando um pacote esta trafegando fora da fronteira da rede MPLS é sem nenhum rótulo anexado ao pacote, mas a partir do momento que esse pacote alcança a borda da rede MPLS é adicionado o rótulo a este pacote para que ele trafegue normalmente dentro da rede MPLS. Quando ele chegar na outra extremidade, no caso a outra borda, esse rótulo que foi acrescentado já terá atendido a sua finalidade e será removido, revelando o pacote IP para trafegar para a próxima rede. Portanto, a etiquera (rótulo MPLS) é determinada somente na borda.


    d) primeiro erro aqui é dizer que é 32 Bits, o campo rótulo (label) tem só 20 bits e segundo o que este campo faz é apenas manter o índice. 


    e) falso, data e control não tem nada haver nem fazem parte dos 4 campos do rótulo MPLS.