SóProvas


ID
1386322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito do MPS.BR, versão 2012.

O guia geral MPS.BR de software descreve sete níveis de maturidade acumulativos, que estabelecem patamares de evolução de processos. Essa escala se inicia no nível G e progride até o nível A, não havendo, nesse guia, abordagem de níveis de capacidade dos processos.

Alternativas
Comentários
  • MPS.BR-Guia Geral MPS de Software:2012 , Página 18

    8.3 Capacidade do processo

    A capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processo descrito em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização/unidade organizacional. No MR-MPS-SW, à medida que a organização/unidade organizacional evolui nos níveis de maturidade, um maior nível de capacidade para desempenhar o processo deve ser atingido.

    O atendimento aos atributos do processo (AP), pelo atendimento aos resultados esperados dos atributos do processo (RAP), é requerido para todos os processos no nível correspondente ao nível de maturidade, embora eles não sejam detalhados dentro de cada processo. Os níveis são acumulativos, ou seja, se a organização está no nível F, esta possui o nível de capacidade do nível F que inclui os atributos de processo dos níveis G e F para todos os processos relacionados no nível de maturidade F (que também inclui os processos de nível G).


  • Affi, errei essa, pensei q MPS.BR não tivesse nível de capacidade....

    Capacidade de Processo: habilidade do processo de atingir aos objetivos de negócio atuais e futuros.

    AP - Atributos de Processo: característica mensurável da capacidade do processo.

    Conclusão: os APs representam a capacidade do processo.

  • COMO JÁ FOI MUITO BEM APONTADO EXISTE O CONCEITO DE CAPACIDADE NO MPS-BR... O QUE NÃO EXISTE É A AVALIAÇÃO CONTÍNUA, na qual os processos são avaliados individualmente segundo um nível de capacidade.

  • O guia geral MPS.BR de software descreve sete níveis de maturidade acumulativos, que estabelecem patamares de evolução de processos. Essa escala se inicia no nível G e progride até o nível A, não havendo, nesse guia, abordagem de níveis de capacidade dos processos.

    Em vermelho torna a questão errada, visto que EXISTE no Guia MPS-BR, abordagem dos níveis de maturidade e capacidade dos processos.