- ID
- 28939
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- CAPES
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Governança de TI
- Assuntos
A que nível do CMMI é equivalente o nível de maturidade B do MPS.Br?
A que nível do CMMI é equivalente o nível de maturidade B do MPS.Br?
Em engenharia de software, o processo de
desenvolvimento de software designa uma sequência de
atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma
sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com
responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto
de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).
Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve
prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas,
especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas
e definir métricas para os modelos e atividades.
R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).
Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de
software, julgue os itens de 64 a 67.
O MRmps - Modelo de referência para melhoria de processo de software compreende níveis de maturidade e um método de avaliação. Neste modelo a maturidade do processo está organizada em duas dimensões: capacidade e processo. A dimensão de processos é baseada na ISO/IEC 12207. A intersecção destas duas dimensões define a maturidade do processo, que no MRmps possui sete níveis de maturidade. O MPS-BR é um projeto que visa a criação e disseminação do MRmps em empresas brasileiras.
O componente MR-MPS (Modelo de Referência de Melhoria de Processo de Software) do MPS.BR (Melhoria de Processo de Software Brasileiro)
Considere as assertivas sobre o Modelo MPS do Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro MPS.BR:
I. O MPS possui sete níveis de maturidade dividido em 3 grupos: base, meio e topo da pirâmide.
II. O MPS está em conformidade com as normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504.
III. Divide-se em 4 modelos mais específicos: Referência, Avaliação, Implantação e Negócio.
As assertivas corretas são:
A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.
O MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de produtos de software e serviços correlatos. Nesse contexto, o MPS.BR, que possui três componentes: Modelo de Referência, Método de Avaliação e Modelo de Negócio, é baseado no CMMI, nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado brasileiro. No Brasil, uma das principais vantagens desse modelo é seu custo reduzido de certificação em relação às normas estrangeiras e, portanto, é avaliado como ideal para micro, pequenas e médias empresas.
Seja X um processo introduzido no nível de maturidade C do MPS.BR. Segundo o modelo de referência MR-MPS 1.2, X compõe, necessariamente, os processos do nível de maturidade
No MPS.BR, os diferentes níveis de capacidade dos processos são descritos pelos atributos de processo (AP). O alcance de cada atributo de processo é avaliado utilizando os respectivos resultados esperados de atributo de processo (RAP). Assim, analise os seguintes RAP's:
I. Existe uma política organizacional estabelecida e mantida para o processo.
II. Medidas são planejadas e coletadas para monitoração da execução do processo e ajustes são realizados.
III. As informações e os recursos necessários para a execução do processo são identificados e disponibilizados.
IV. Métodos adequados para monitorar a eficácia e adequação do processo são determinados e os resultados do processo são revistos com a gerência de alto nível para fornecer visibilidade sobre a sua situação na organização.
Tais RAP's referem-se ao atributo: "O processo é
O MPS.BR é um programa para Melhoria de Processo do Software Brasileiro que mantém correlação referencial com diversas normas internacionais e o modelo CMMI. Sobre este tema, considere:
I. A norma ISO/IEC 12207 contém processos, atividades e tarefas a serem aplicadas durante o fornecimento, aquisição, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software e serviços correlatos e devem constituir-se referência na implementação do Modelo de Referência do MPS.BR.
II. O MPS.BR busca atingir compatibilidade com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente e que tenha como pressuposto o aproveitamento de toda a competência existente nos padrões e modelos de melhoria de processo já disponíveis, como também adequar-se ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas, e, especialmente, nas micro, pequenas e médias empresas.
III. A norma ISO/IEC 17799 é mais um dos modelos da referência ao MPS.BR e presta-se à realização de avaliações de processos de software, buscando a melhoria de processos e determinação da capacidade de processos de uma unidade organizacional.
IV. O Modelo de Referência MR-MPS define níveis de maturidade, por meio da combinação entre processos e sua capacidade, com a definição dos processos que declarem o propósito e os resultados esperados de sua execução. Entretanto, as atividades e tarefas necessárias para atender ao propósito e aos resultados esperados não são definidas no MR-MPS, devendo ficar a cargo dos seus usuários.
É correto o que consta APENAS em
O programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro estabelece
Acerca de MPS.BR, julgue o item a seguir.
O plano de avaliação deve conter o roteiro para realização da análise de conformidade de um processo de criação de software empresarial com o modelo MPS.BR; esse plano prega que nenhum dos processos envolvidos nessa criação deve estar fora do escopo de análise para que se diagnostique o nível de maturidade existente.
Acerca de MPS.BR, julgue o item a seguir.
O nível de maturidade C - nível definido - do MPS.BR, além de conter todos os processos dos níveis anteriores, engloba também os processos desenvolvimento para reutilização, gerência de decisões e gerência de riscos.
Acerca de MPS.BR, julgue o item a seguir.
Uma das principais bases técnicas para a criação do modelo de referência do MPS.BR foi uma norma ISO/IEC, a qual estabeleceu uma arquitetura para o ciclo de vida dos processos de software.
Acerca de MPS.BR, julgue o item a seguir.
O modelo MPS.BR prevê atividades, processos, produtos e equipes de desenvolvimento de software durante todo o ciclo de vida deste, tendo sido desenvolvido para atender à complexidade dessa atividade em organizações de grande porte, não sendo, portanto, indicada a sua utilização por micro ou pequenas empresas.
Acerca de MPS.BR, julgue o item a seguir.
O MPS.BR é formado por três componentes e respectivos guias. O modelo de referência é formado pelos guias geral, de aquisição e de implementação.
Julgue os seguintes itens, a respeito dos sete níveis de maturidade
definidos no MPS-BR: A - em otimização; B - gerenciado
quantitativamente; C - definido; D - largamente definido; E -
parcialmente definido; F - gerenciado; e G - parcialmente
gerenciado.
Nos processos de aquisição do nível F, um acordo formal que expresse claramente as expectativas, responsabilidades e obrigações de ambas as partes (cliente e fornecedor) é estabelecido e negociado entre elas.
Julgue os seguintes itens, a respeito dos sete níveis de maturidade
definidos no MPS-BR: A - em otimização; B - gerenciado
quantitativamente; C - definido; D - largamente definido; E -
parcialmente definido; F - gerenciado; e G - parcialmente
gerenciado.
No nível E, é estabelecida uma rede de especialistas na organização e implementado um mecanismo de apoio à troca de informações entre os especialistas e os projetos.
Julgue os seguintes itens, a respeito dos sete níveis de maturidade
definidos no MPS-BR: A - em otimização; B - gerenciado
quantitativamente; C - definido; D - largamente definido; E -
parcialmente definido; F - gerenciado; e G - parcialmente
gerenciado.
No nível G, o planejamento e as estimativas das atividades do projeto são feitos com base no repositório de estimativas e no conjunto de ativos de processo organizacional.
Julgue os seguintes itens, a respeito dos sete níveis de maturidade
definidos no MPS-BR: A - em otimização; B - gerenciado
quantitativamente; C - definido; D - largamente definido; E -
parcialmente definido; F - gerenciado; e G - parcialmente
gerenciado.
A escala de maturidade inicia-se no nível A e progride até o nível G. Os diferentes níveis de capacidade dos processos são descritos por sete atributos de processo.
No CMMI, as áreas de processo "Desenvolvimento de Requisitos" e "Definição de Processo Organizacional" encontram- se no nível de maturidade 3 (Definido). No MPS-BR, tais áreas situam-se nos níveis de maturidade
NÃO se trata de um nível de maturidade adotado no MPS.Br, o
NÃO se trata de um subprocesso do processo de avaliação (MA-MPS, Guia de Avaliação mps.Br):
No modelo MPS.Br (ref. Guia Geral, v.1.2), o nível de maturidade G tem, em sua composição, os processos
Considere: As necessidades, expectativas e restrições do cliente, tanto do produto quanto de suas interfaces, são identificadas.
No MPS.BR (V1.2) tal consideração corresponde a um dos resultados esperados do processo
A respeito do MPS.BR, o processo brasileiro de melhoria de software, assinale a opção correta.
Com referência aos modelos CMMI e MPS.Br, em suas potencialidades e desafios para aumentar a qualidade dos processos de uma empresa ou organização produtora de software, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta a respeito das características do MPS.BR, desenvolvido para a melhoria do processo de software.
A respeito do modelo MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), assinale a opção correta.
No modelo de referência do MPS-BR, a escala de maturidade dos processos inicia e progride do nível
O MPS.BR consiste simultaneamente em um movimento para a Melhoria de Processo do Software Brasileiro (programa MPS.BR) e um modelo de qualidade de processo (modelo MPS) direcionado para pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil. Sobre o MPS.BR, sabe-se também que ele:
Que processos de uma empresa de desenvolvimento de software são avaliados quando esta almeja atingir o nível de maturidade MR-MPS G (Parcialmente Gerenciado)?
A SOFTEX, uma associação para promoção da excelência do software brasileiro, tem sob sua responsabilidade o modelo MPS (melhoria de processo do software), que baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos. Os três componentes do MPS são
No modelo MPS, o nível de maturidade composto pelos processos de gerência de projetos, gerência de requisitos, aquisição, garantia da qualidade, gerência de configuração, gerência de portfólio de projetos e medição é o nível
O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) segue as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software para atender de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras. Sobre esse modelo, é correto afirmar que
Representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade F do MPS.BR seja atingido pela organização:
Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:
Considere:
I. As descrições dos modelos de ciclo de vida a serem utilizados nos projetos da organização são estabelecidas e mantidas.
II. As informações e os dados relacionados ao uso dos processos padrão para projetos específicos existem e são mantidos.
No MPS.Br, I e II são resultados esperados, respectivamente, nos processos:
O processo Gerência de Riscos – GRI do MPS.BR (Guia Geral, v1.2) é componente do nível de maturidade
Em relação ao modelo de referência MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), correlacione as colunas a seguir considerando a defnição mais adequada para cada nível de maturidade:
Nível de Maturidade Defnição
I. Nível A ( ) Em otimização.
II. Nível B ( ) Defnido.
III. Nível C ( ) Gerenciado.
IV. Nível F ( ) Gerenciado quantitativamente.
Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, na ordem de cima para baixo:
O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. O MR-MPS define
Os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender, segundo o MPS-BR, têm que estar em conformidade com aqueles contidos no
Considere o MPS-BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) e assinale a alternativa correta.
O programa de Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR) tem sete níveis de maturidade, que estabelecem patamares de evolução de processos. O nível de maior maturidade é o
Segundo o MPS.BR, a capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processos descritos em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o
A direção de uma empresa designou uma equipe de
analistas para garantir a qualidade dos sistemas de informação em
produção na entidade. Para cumprir suas atribuições, a equipe
recorreu a diversas técnicas e metodologias para a avaliação da
qualidade do desenvolvimento de software.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem
De acordo com o Guia Geral:2011 do MPS-BR, alguns processos podem ser excluídos total ou parcialmente do escopo de um projeto, conforme o negócio da empresa avaliada.
O MPS.BR tem como uma das metas definir e aprimorar o modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente as micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender às suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software. Os componentes em que o MPS.BR está dividido são:
No MPS.BR são definidos níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização.
Assinale a opção que identifica todos os níveis de maturidade do MPS.BR.
O propósito do processo Gerência de Projetos - GPR do MPS.BR é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidade do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. Assinale a opção que representa um dos resultados esperados do Processo de Projeto - GPR.
O propósito do processo de Gerência de Requisitos - GRE do MPS.BR é gerenciar os requisitos dos produtos e componentes do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto.
Assinale a opção que identifica um dos resultados esperados do processo de Gerência de Requisitos.
No MPS.BR, Guia Geral versão 1.2, para cada um dos níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indica onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.
Assinale a opção que representa corretamente todos os processos atribuídos ao nível de maturidade.
NO MPS.BR, o nível de maturidade G (Parcialmente Gerenciado) é composto pelos processos Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos. Neste nível, a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo
Segundo o MPS.BR, a abordagem baseada em reutilização para definir o escopo, especificar a estrutura e construir ativos (por exemplo, requisitos, projeto, código-fonte, documentação) para uma classe de sistemas, subsistemas ou aplicações é definida como
Tendo em vista que, segundo o documento Melhoria de Processo
do Software Brasileiro (MPS.BR), três tipos de requisitos atendem
às diferentes necessidades de todos os envolvidos em um projeto,
julgue o item a seguir.
As atividades relacionadas à identificação, rastreabilidade e gerência de mudanças estão vinculadas ao processo de desenvolvimento de requisitos, que cria e interpreta os requisitos.
Tendo em vista que, segundo o documento Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), três tipos de requisitos atendem às diferentes necessidades de todos os envolvidos em um projeto, julgue o item a seguir.
Requisitos não funcionais, também conhecidos como restrições ou requisitos de qualidade, expressam as condições ou as qualidades específicas a que o produto e(ou) componentes do produto deve(m) atender.
Tendo em vista que, segundo o documento Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), três tipos de requisitos atendem às diferentes necessidades de todos os envolvidos em um projeto, julgue o item a seguir.
O custo de correção de um problema de requisitos é maior na fase de implementação do que na fase de validação dos requisitos.
Tendo em vista que, segundo o documento Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), três tipos de requisitos atendem às diferentes necessidades de todos os envolvidos em um projeto, julgue o item a seguir.
O propósito do processo denominado desenvolvimento de requisitos é definir os requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto.
Tendo em vista que, segundo o documento Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), três tipos de requisitos atendem às diferentes necessidades de todos os envolvidos em um projeto, julgue o item a seguir.
A engenharia de requisitos é definida como o processo por meio do qual a descoberta, a análise, a documentação e a verificação das funções e restrições do sistema possibilitam o controle de mudanças.
O modelo MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro)
Considerando que processo de software pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas), julgue o item que se segue.
O CMMI-Dev e o MPS.BR têm como objetivos definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software. Ambos os modelos baseiam-se em conceitos de maturidade e processos.
Julgue o item a seguir, relativo ao modelo MPS.BR.
De acordo com o modelo MPS.BR, um atributo de processo é algo que a organização considera relevante para atingir os seus objetivos estratégicos.
Julgue o item a seguir, relativo ao modelo MPS.BR.
O modelo MPS.BR é descrito por meio de documentos em formato de guias: guias gerais, de aquisição, de avaliação e de implementação. O guia de aquisição descreve o processo de aquisição de software e serviços correlatos.
Julgue o item a seguir, relativo ao modelo MPS.BR.
Uma organização privada pode-se credenciar para atuar como instituição implementadora. Para isso, deve estabelecer convênio com a SOFTEX e cumprir requisitos institucionais, como demonstrar conhecimento em processos de software e ter uma estratégia para implementação do MR.MPS. Cabe a SOFTEX definir a estratégia de selecionar e capacitar os membros da equipe de implementação da instituição implementadora.
Julgue o item a seguir, relativo ao modelo MPS.BR.
O MPS.BR é dividido em três partes: Modelo de Referência (MR.MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS). O MR.MPS descreve os requisitos que os processos das organizações devem atender.
Julgue o item a seguir, relativo ao modelo MPS.BR.
Conforme o modelo MPS.BR, a capacidade do processo é mostrada por meio de um conjunto de atributos que expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização.
Tendo em vista que o modelo MPS.BR utiliza níveis de maturidade
para caracterizar a evolução dos processos nas organizações, julgue
o item subsequente a respeito desses níveis.
O nível F é considerado gerenciado, contempla os processos do nível de maturidade G e recebe o acréscimo de outros processos, como o processo de gerência de portfólio de projetos (GPP). O processo GPP visa iniciar e manter projetos que sejam necessários e sustentáveis, atendendo os objetivos estratégicos da organização.
Tendo em vista que o modelo MPS.BR utiliza níveis de maturidade para caracterizar a evolução dos processos nas organizações, julgue o item subsequente a respeito desses níveis.
Para o MPS.BR, é inaceitável a exclusão de qualquer processo, independentemente do nível de maturidade que esteja sendo avaliado na organização, com exceção para o processo de aquisição, desde que a organização execute esse processo.
Tendo em vista que o modelo MPS.BR utiliza níveis de maturidade para caracterizar a evolução dos processos nas organizações, julgue o item subsequente a respeito desses níveis.
O nível G contém dois processos: gerência de requisitos e gerência de projetos. Nesse nível, a gerência de projetos deve contar com um subprocesso para a gestão de riscos em projetos, o qual deve identificar e avaliar os riscos e adotar as ações para controlar, eliminar ou diminuir esses riscos.
Tendo em vista que o modelo MPS.BR utiliza níveis de maturidade para caracterizar a evolução dos processos nas organizações, julgue o item subsequente a respeito desses níveis.
No nível C, ocorre o processo de desenvolvimento para reutilização, que inclui, entre seus resultados esperados, a implantação, a monitoração e a avaliação do programa de reutilização.
O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro é um movimento para a melhoria da qualidade (Programa MPS.BR) e um modelo de qualidade de processo (Modelo MPS), voltado para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil. O MPS.BR foi inspirado nas normas
O MPS.BR apresenta 7 níveis de maturidade, quatro deles são:
Julgue os itens consecutivos, relativos à engenharia de software.
A Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS-BR) recomenda que um item de configuração composto por vários produtos deva ser controlado pela gerência de rede.
No que concerne à qualidade do software MPSBR, julgue os itens
que se seguem.
No processo de garantia da qualidade do nível F do MPSBR, o resultado de um processo de seleção de fornecedor acontece com base na avaliação das propostas.
No que concerne à qualidade do software MPSBR, julgue os itens
que se seguem.
O nível F do MPSBR é considerado gerenciado e inclui mais processos que o nível G. Entre esses processos, está a gerência de configuração, que tem como um de seus resultados esperados, o controle das modificações de seus itens de configuração.
De acordo com o Guia Geral MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro, o nível de maturidade F (Gerenciado) é composto pelos processos do nível de maturidade G (Parcialmente Gerenciado), acrescidos de outros processos, dentre os quais se inclui o processo Aquisição, cujo propósito é gerenciar a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente.
É um resultado esperado nesse processo:
O MPS.BR possui 7 níveis de maturidade que estabelecem patamares de evolução dos processos de software e representam estágios de melhoria para implementação desses processos em uma organização. No nível G de maturidade
O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) define 7 níveis de maturidade para o desenvolvimento de software. Esses níveis são nomeados com as letras de A a G. Os níveis correspondentes às letras B e D são, respectivamente,
A respeito das normas e dos padrões para processo de desenvolvimento de software, julgue os próximos itens.
Para o alcance do nível de maturidade C no MPS.BR, uma organização precisa demonstrar que implementou dois processos relacionados ao reúso: um deles relativo ao desenvolvimento de ativos reusáveis e outro ao gerenciamento do ciclo de vida desses ativos, entre outros aspectos.
A respeito das normas e dos padrões para processo de
desenvolvimento de software, julgue os próximos itens.
ara o alcance do nível de maturidade C no MPS.BR, uma organização precisa demonstrar que implementou dois processos relacionados ao reúso: um deles relativo ao desenvolvimento de ativos reusáveis e outro ao gerenciamento do ciclo de vida desses ativos, entre outros aspectos.
Julgue os próximos itens a respeito do guia geral do MPS.BR, que define os níveis de maturidade de processos.
O nível G indica que o processo está em otimização e engloba os processos dos níveis de maturidade de A a F.
Julgue os próximos itens a respeito do guia geral do MPS.BR, que define os níveis de maturidade de processos.
Segundo o guia, o modelo MPS baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e da produtividade de software e serviços correlatos envolvidos.
De acordo com o Guia Geral MPS de Software:2012, qual das alternativas abaixo NÃO faz parte do perfil de processos atribuídos ao nível de maturidade D (Largamente Definido) do Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW)?
Com relação ao padrão MPS/BR, julgue os itens subsequentes.
No processo de gerência da qualidade, os componentes do produto são implementados e verificados conforme o que foi projetado.
Com relação ao padrão MPS/BR, julgue os itens subsequentes.
O processo de gerenciamento dos riscos tem como principal objetivo reduzir continuamente os riscos em um projeto, mediante a identificação e o registro dos problemas
Com relação ao padrão MPS/BR, julgue os itens subsequentes.
O estabelecimento de critérios para a avaliação das alternativas de solução, caracterizadas por ordem de importância para que critérios de maior importância sejam mais influentes em uma avaliação, é atividade que integra o processo de gerência de decisões.
Com relação ao padrão MPS/BR, julgue os itens subsequentes.
A compatibilidade entre as interfaces internas e externas do produto consiste em um resultado esperado que faz parte do processo de integração do produto.
O MPS.BR é um modelo de avaliação de empresas produtoras de software brasileiro criado através de uma parceria entre a SOFTEX, o governo federal e a academia ( pesquisadores em geral ). Apresenta 7 níveis de maturidade:
A - Em otimização.
B - Gerenciado quantitativamente.
C - Definido.
D - Largamente definido.
E - Parcialmente definido.
F - Gerenciado.
G - Parcialmente gerenciado.
São processos do nível C:
Acerca do MPS.BR, julgue os itens subsequentes..
O nível E do MPS.BR contempla um processo que resulta no registro dos dados de utilização dos ativos reutilizáveis.
Acerca do MPS.BR, julgue os itens subsequentes..
O processo de gerenciamento de riscos é contemplado, no MPS.BR, a partir do nível F, conhecido como nível gerenciado
De acordo com o guia geral MPS de software, julgue os itens subsequentes.
A capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processo descrito em termos de resultados esperados. Para que o processo seja considerado definido, espera-se que os papéis e as competências requeridos para executá-lo sejam identificados como parte do processo padrão e que um processo padrão seja descrito, incluindo diretrizes para sua adaptação.
De acordo com o guia geral MPS de software, julgue os itens subsequentes.
O processo desenvolvimento para reutilização objetiva identificar oportunidades de reutilização sistemática de ativos na organização e, se possível, estabelecer um programa de reutilização para desenvolver ativos a partir de engenharia de domínios de aplicação.
No MR-MPS-SW, o propósito do processo Gerência de Projetos do nível G (Parcialmente Gerenciado) é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto.
Sobre este processo, considere:
I. O orçamento e o cronograma do projeto, incluindo a definição de marcos e pontos de controle, são estabelecidos e mantidos.
II. As oportunidades de negócio, as necessidades e os investimentos são identificados, qualificados, priorizados e selecionados em relação aos objetivos estratégicos da organização por meio de critérios objetivos.
III. Os riscos do projeto são identificados e o seu impacto, probabilidade de ocorrência e prioridade de tratamento são determinados e documentados.
IV. O escopo, as tarefas, as estimativas, o orçamento e o cronograma do projeto são monitorados em relação ao planejado.
São resultados esperados do Processo Gerência de Projetos o que consta APENAS em
No Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), o nível de maturidade D (Largamente Definido) é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G ao E), acrescidos dos processos Integração do Produto, Projeto e Construção do Produto, Validação, Verificação e
A respeito dos padrões CMMI e MPS/BR, julgue os itens seguintes.
Ações para diminuir ou evitar o impacto de riscos identificados são necessárias para atender e definir o processo de gerência de riscos do MPS/BR.
A respeito dos padrões CMMI e MPS/BR, julgue os itens seguintes.
Estabelecer e manter padrões do ambiente de trabalho que se aplicam às necessidades do negócio fazem parte do propósito de processos do nível F do MPS/BR.
A respeito dos padrões CMMI e MPS/BR, julgue os itens seguintes.
No nível D do MPS/BR, os resultados esperados incluem a resolução dos desvios de orçamento e o controle dos custos.
O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) é um programa mobilizador, de longo prazo, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). O programa MPS.BR
Segundo o MR-MPS-SW, o principal objetivo da Gerência de Requisitos é controlar o processo de mudança dos requisitos, no qual a rastreabilidade desses tem papel
fundamental. Um dos tipos de rastreabilidade é a
Com relação ao MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro, é correto afirmar:
A Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), de agosto de 2012, descreve a possibilidade de alguns processos serem excluídos, total ou parcialmente, do escopo de uma avaliação MPS por não serem pertinentes ao negócio da unidade organizacional que está sendo avaliada e desde que atenda outras exigências do MPS.BR. A respeito dessas informações, assinale a opção em que é apresentado o processo que pode ser excluído completamente, desde que não seja executado pela organização, ainda que ela vise atingir o nível de maturidade D (largamente definido).