SóProvas


ID
1386352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a banco de dados.

Existem várias categorias de linguagens de SGBD: a de definição de dados (DDL), usada para especificar esquemas (conceitual e externo); a de manipulação de dados (DML), que provê um conjunto de operações básicas para manipulação de dados; a de definição de visões (VDL), utilizada para especificar a visão do usuário (esquema externo) e seu mapeamento para o esquema conceitual e a de definição de armazenamento (SDL), usada para especificar o esquema interno de armazenamento dos dados no banco.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    São os padrões de linguagem que tratam de cada esquema de um banco de dados: externo (visões do usuário), conceitual (lógico) e interno (físico).


  • Nos SGBDs, em que uma clara separação é mantida entre os níveis conceitual e interno, a DDL é usada para especificar somenteo esquema conceitual. Outra linguagem, a linguagem de definição de armazenamento — storage definition language (SDL) —, éutilizada para especificar o esquema interno. Os mapeamentos entre os dois esquemas podem ser estabelecidos em qualquer uma dessas linguagens. 

    Para uma verdadeira arquitetura de três-esquemas, necessitaríamos de uma terceira linguagem, — view definition language (VDL) —, para especificar as visões dos usuários e os seus mapeamentos para o esquema conceitual.

    fonte: Navathe 4ed pag 46.

  • Gabarito Certo

    • DDL – (Data Definition Language - Linguagemde Definição de Dados) – Para a definição dos esquemas conceitual e interno.

    – O SGBD possui um compilador DDL que permite a execução das declarações para identificar as descrições dos esquemas e para armazená- las no catálogo do SGBD.

    – A DDL é utilizada em SGBDs onde a separação entre os níveisinterno e conceitual não é muito clara.

    • SDL – (Storage Definition Language - Linguagemde Definição de Armazenamento)

    – Em um SGBD em que a separação entre os níveis conceitual e interno são bem claras, é utilizado uma outra linguagem, a para a especificação do esquema interno.

    – A especificação do esquema conceitual fica por conta da DDL.

    • VDL – (Vision Definition Language - Linguagemde Definição de Visões)

    – Em um SGBD que utiliza a arquitetura três esquemas, é necessária a utilização de mais uma linguagempara a definição de visões.

    • DML – (Data Manipulation Language - Linguagem de Manipulação de Dados).

    – Uma vez que o esquema esteja compilado e o banco de dados esteja populado, usa-se uma linguagem para fazer a manipulação dos dados, a DML.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Aquela questão que a gente usa como revisão rsrs

  • Existem várias categorias de linguagens de SGBD: a de definição de dados (DDL), usada para especificar esquemas (conceitual e externo)...

    DDL conteitual e externo? Alguma alma boa explica melhor?

  • Mas isso não é uma questão, isso é uma AULA!!! ❤