SóProvas


ID
1386559
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre retificações de erros:

I. Um erro de período anterior deve ser corrigido por reapresentação retrospectiva, salvo quando for impraticável determinar os efeitos específicos do período ou o efeito cumulativo do erro.

II. A retificação de erro de período anterior deve ser excluída dos resultados do período em que o erro é descoberto.

III. As mudanças nas estimativas contábeis à medida que se conhece informação adicional, se constitui retificação de erro.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Questão baseada no CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro:


    I - Correto (item 43. Um erro de período anterior deve ser corrigido por reapresentação retrospectiva, salvo quando for impraticável determinar os efeitos específicos do período ou o efeito cumulativo do erro.)

    II - Correto (item 46. A retificação de erro de período anterior deve ser excluída dos resultados do período em que o erro é descoberto. Qualquer informação apresentada sobre períodos anteriores, incluindo qualquer resumo histórico de dados financeiros, deve ser retificada para períodos tão antigos quanto for praticável. )

    III - Errada (item 34 Dada a sua natureza, a revisão da estimativa não se relaciona com períodos anteriores nem representa correção de erro. )


    GABARITO A



  • A análise para a mudança na estimativa é prospectiva, enquanto para a retificação de erro é retrospectiva. Portanto, ambas não se confundem, nem se correlacionam. 

  • I – Certo. Segundo o CPC 23 (item 43), quando o erro for descoberto em período posterior à informação a que pertence, a entidade deve corrigi-lo por reapresentação retrospectiva, exceto quando for impraticável determinar: a) os efeitos de erro em um período específico na informação comparativa para um ou mais períodos anteriores apresentados; b) o efeito cumulativo, no início do período corrente, de erros em todos os períodos anteriores. Na primeira situação, a entidade deve retificar os saldos de abertura de ativos, passivos e patrimônio líquido para o período mais antigo para o qual seja praticável a reapresentação retrospectiva (que pode ser o período corrente); na segunda, retificar os saldos de abertura de ativos, passivos e patrimônio líquido para o período mais antigo para o qual seja praticável a reapresentação retrospectiva (que pode ser o período corrente).

    II – Certo. Segundo o CPC 23 (item 43), a retificação de erro de período anterior deve ser excluída dos resultados do período em que o erro é descoberto. Qualquer informação apresentada sobre períodos anteriores, incluindo qualquer resumo histórico de dados financeiros, deve ser retificada para períodos tão antigos quanto for praticável.

    III – Errado. Segundo o CPC 23, as alterações nas estimativas contábeis decorrem de nova informação ou inovações e, portanto, não são retificações de erros.

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia.

     

     

  • A colocação do Professor Gilmar Possati tem apenas um erro.

    No texto do CPC 23, item 43, está escrito "Um erro de período anterior deve ser corrigido por reapresentação retrospectiva, salvo quando for impraticável"

  • De acordo com o CPC 23:

    “Um erro de período anterior deve ser corrigido por reapresentação retrospectiva, salvo quando for impraticável determinar os efeitos específicos do período ou o efeito cumulativo do erro.

    Quando for impraticável determinar os efeitos de erro em um período específico na informação comparativa para um ou mais períodos anteriores apresentados, a entidade deve retificar os saldos de abertura de ativos, passivos e patrimônio líquido para o período mais antigo para o qual seja praticável a reapresentação retrospectiva (que pode ser o período corrente).

    Quando for impraticável determinar o efeito cumulativo, no início do período corrente, de erro em todos os períodos anteriores, a entidade deve retificar a informação comparativa para corrigir o erro prospectivamente a partir da data mais antiga praticável.

    A retificação de erro de período anterior deve ser excluída dos resultados do período em que o erro é descoberto. Qualquer informação apresentada sobre períodos anteriores, incluindo qualquer resumo histórico de dados financeiros, deve ser retificada para períodos tão antigos quanto for praticável.

    As correções de erro distinguem-se de mudanças nas estimativas contábeis. As estimativas contábeis, por sua natureza, são aproximações que podem necessitar de revisão à medida que se conhece informação adicional. Por exemplo, o ganho ou a perda reconhecida no momento do desfecho de contingência, que, anteriormente, não podia ser estimada com precisão, não constitui retificação de erro.”

    Com isso, correta a alterativa A.