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A interrupção é o mecanismo que tornou possível a implementação da concorrência nos computadores, sendo o fundamento básico dos sistemas multiprogramáveis. A interrupção é o mecanismo que o SO sincroniza a execução de todas as suas rotinas e dos programas dos usuários, além dos dispositivos. A exceção é semelhante a interrupção, mudando apenas o motivo pelo qual foi gerado.
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Tanto a interrupção quanto a exceção interrompem o processo em execução.
A diferença é que a interrupção é "gerada" pelo Sistema Operacional, enquanto a exceção se origina do próprio aplicativo.
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Duas classes de eventos fazem com que o x86 (processador Intel) suspenda o fluxo de execução da
instrução corrente e responda ao evento: interrupções e exceções. Em ambos os casos, o processador salva o contexto do processo atual e transfere para uma rotina predefinida para atender a condição. Uma interrupção é gerada por um sinal de hardware e pode ocorrer um número aleatório de vezes durante a execução de um programa. Uma exceção é gerada a partir do software e é provocada pela execução de uma instrução.
Fonte: Arquitetura e Organização de computadores, William Stallings pagina 445