SóProvas


ID
1390879
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O processo de soldagem que produz a união por fusão dos elementos metálicos através do arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio, não consumível, e a peça ou um bocal constritor, que limita o diâmetro do arco e aumenta a intensidade da fonte de calor, com a presença de fluxo de gases, é

Alternativas
Comentários
  • A Soldagem TIG não tem Bocal Constritor.

  • O bocal constritor aumenta a pressão e como consequência a temperatura fazendo o gás passar ao estado chamado de plasma.

  • O único processo de soldagem que utiliza um eletrodo de tungstênio ,não consumível, é o GTAW. Como o próprio nome já diz: TUNGSTEN INERT GAS = TIG. O gabarito está incorreto.

  • https://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/processos/153-processo-por-arco-plasma-caracteristicas

  • Questão deveria ser anulada, eles tentaram colocar uma casca de banana, mas eles mesmos caíram nela e fizeram lambança!

    Os consumíveis

    utilizados na soldagem por arco plasma são: metal de adição, gás de proteção e

    eletrodo. O eletrodo é tratado como consumível porque também se desgasta com o

    tempo, embora seja de tungstênio.

    Se eles colocam que o eletrodo é consumível ou simplesmente não restringem a caraterística do eletrodo, a alternativa D estaria correta, mas a partir do momento que ele falou que o eletrodo não é consumível, estão citando uma característica única da soldagem TIG, só que ela não usa bocal constritor, o que descarta essa possibilidade!

    Deixando a questão sem alternativa correta!

    Enfim a questão misturou conceitos de TIG e PAW e a própria banca se enrolou!

  • No livro "Soldagem Processos e Metalurgia" o autor do capítulo, Paulo Roberto Rela, afirma várias vezes a semelhança da soldagem por Plasma com a soldagem TIG e em nenhum momento, pelo menos não fui capaz de encontrar, o mesmo fala sobre consumo do eletrodo como sendo uma diferença entre soldagem a Plasma e TIG, ou seja, não sendo o consumo ou não do eletrodo algo diferente entre as duas, logo, admite-se que o eletrodo também não é consumível (assim como na TIG), e sim, desgastado pelo uso. Além disso, na página 160, o autor escreve "No processo com plasma, o eletrodo está confinado no bocal de constrição e é impossível seu contato com a peça a ser soldada; esse arranjo dá maior vida ao eletrodo (...)", logo ele é ainda menos desgastado que no TIG, muito menos consumido. Ao meu ver, a questão não deve ser anulada.

  • Questão excelente para pegar desavisado. A única observação para distinguir a soldagem Plasma da soldagem TIG é a presença do "bocal constritor" na soldagem à plasma.

  • A Soldagem TIG não tem Bocal Constritor.