SóProvas


ID
1391443
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

De acordo com a NBC TSP 16.7 do Conselho Federal de Contabilidade, as demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas.

Entre as informações necessárias para divulgação, não se inclui

Alternativas
Comentários
  • Resposta: "b"

    (NBC T 16.7, item 8)

  • Letra B

    NBC T 16.7

    As demonstrações contábeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, pelo menos, as seguinte

    s informações:

    (a) identificação e características das entidades do setor público incluídas na consolidação;

    (b) procedimentos adotados na consolidação;

    (c) razões pelas quais os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor público não foram avaliados pelos mesmos critérios, quando for o caso;

    (d) natureza e montantes dos ajustes efetuados;

    (e) eventos subseqüentes à data de encerramento do exercício que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis consolidadas.


  • NBC T 16.7 - 1.134/08 - Consolidação das Demonstrações Contábeis (revogada a partir de 1º/1/21)

  • Materia de 30/04/2021: "As notas explicativas têm como objetivo esclarecer as demonstrações financeiras e apresentar as práticas e critérios contábeis usados. Além disso, é neste tipo de documento que o profissional do departamento financeiro detalha a composição dos saldos de contas, os métodos de depreciação e muitos outros critérios usados na .

    A elaboração e publicação de Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras é uma exigência prevista no § 4º do artigo 176 da , também conhecida como Lei das S/A para esse tipo de empresa. De acordo com a legislação:

    “as demonstrações serão complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício”.

    Na prática, as notas explicativas podem oferecer esclarecimento sobre qualquer uma das outras demonstrações contábeis. É possível, por exemplo, explicar movimentações do fluxo de caixa, constantes na Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Apesar de serem documentos obrigatórios apenas para empresas S/A, são relevantes e feitos como forma de gerar transparência e melhorar a governança das empresas de todos os tamanhos. São vários os elementos que devem constar nas notas explicativas, de acordo com a Lei 6.404/1976. Veja só:

    • Critérios de avaliação dos elementos patrimoniais relacionados a estoques, depreciação, amortização, exaustão e provisões;
    • Investimentos em outras sociedades;
    • Aumento de valores de elementos do ativo gerado por novas avaliações;
    • Os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes;
    • A taxa de juros, as datas de vencimentos, além das garantias das obrigações a longo prazo;
    • O número, espécies e classes das ações do capital social;
    • As opções de compra de ações outorgadas e exercidas no exercício;
    • Os ajustes de exercícios anteriores;
    • Os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeitos relevantes à  e os resultados futuros da empresa. 

    Geralmente, as empresas dividem essas informações nos seguintes tópicos:

    1. Contexto operacional
    2. Sumário das principais práticas contábeis
    3. Estoques
    4. Investimentos
    5. Imobilizado
    6. Diferidos
    7. Financiamento
    8. Capital
    9. Provisão para contingências 
    10. Instrumentos financeiros
    11. Cobertura de seguros.

    Sendo assim, as demonstrações financeiras, acompanhadas das notas explicativas, devem ser publicadas semestralmente, com o resumo das principais práticas contábeis."

    Fonte: https://www.accountfy.com/notas-explicativas-importancia-e-como-elaborar