SóProvas


ID
1392253
Banca
FCC
Órgão
Câmara Municipal de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O guia PMBoK v5 incorporou uma nova área de conhecimento denominada Gerenciamento das Partes Interessadas, que surgiu da constatação de que a atenção para com a identificação correta dos stakeholders e a comunicação adequada e sistemática para com eles têm impacto expressivo no sucesso do projeto e no grau de satisfação com as entregas realizadas. A nova área de conhecimento tem em seu escopo o tratamento ao público interessado no projeto e seus resultados e contempla 4 processos, entre remanejados e novos. Um destes processos tem por objetivo complementar o plano de gerenciamento do projeto definindo as práticas de comunicação que serão empregadas para os stakeholders, estabelecendo as naturezas de comunicação, a forma de comunicação, o meio de comunicação (e-mail, portal, documento etc.), conteúdo necessário (o que deve ser apresentado), a frequência (diária, semanal, mensal etc.) e o público alvo de cada comunicação (matriz de reporte e audiência).

O processo citado é:

Alternativas
Comentários
  • Na quinta edição do PMBok a área de comunicações foi separada em duas áreas de conhecimento distintas:
    - gerenciamento das comunicações do projeto 
    - gerenciamento das partes interessadas do projeto

    Essa mudança toma os processos atualmente contidos na área de Comunicações e os reenfoca enfatizando o planejamento, a execução e o controle das comunicações do projeto.

    A nova área de conhecimento fica estruturada em 4 processos, com o respectivo Grupo de processos, conforme abaixo:

    13. Gerenciamento das partes interessadas no projeto

    13.1 Identificar as partes interessadas [INICIAÇÃO] - remanejado da área de comunicação (antigo 10.1)

    Identificar as partes interessadas é o processo de identificar pessoas, grupos ou organizações que podem ter impacto ou serem impactados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto, e analisar e documentar informações relevantes relativas aos seus interesses, nível de engajamento, interdependências, influência, e seu impacto potencial no sucesso do projeto. O principal benefício deste processo é que ele permite que o gerente de projetos identifique o direcionamento apropriado para cada parte interessada ou grupo de partes interessadas.

    13.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas [PLANEJAMENTO]

    Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas é o processo de desenvolver estratégias apropriadas de gerenciamento para envolver as partes interessadas de maneira eficaz no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise das suas necessidades, interesses, e impacto potencial no êxito do projeto. O principal benefício desse processo é o fornecimento de um plano claro e de interação com as partes interessadas do projeto para que apoiem os interesses do projeto.

    13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas [EXECUÇÃO] - remanejado da área de comunicação (antigo 10.4)

    Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de se comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades/expectativas, abordar as questões à medida que elas ocorrem, e promover o engajamento apropriado das partes interessadas nas atividades do projeto, no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto. O principal benefício deste processo é que ele permite que o gerente de projetos aumente o nível de apoio às partes interessadas e minimize a sua resistência, ampliando de maneira significativa as chances de êxito do projeto.

    13.4 Controlar o engajamento das partes interessadas [MONITORAMENTO E CONTROLE]

    Controlar o engajamento das partes interessadas é o processo de monitorar os relacionamentos das partes interessadas no projeto em geral, e ajustar as estratégias e planos para o engajamento das mesmas. O principal benefício desse processo é a manutenção ou aumento da eficiência e eficácia das atividades de engajamento das partes interessadas à medida que o projeto se desenvolve e o seu ambiente muda.

  • Para confundir com plano de comunicações, banca utilizou o seguinte trecho: ...estabelecendo as naturezas de comunicação, a forma de comunicação, o meio de comunicação (e-mail, portal, documento etc).....e o público alvo de cada comunicação (matriz de reporte e audiência)..

    Mas em geral, a questão diz sobre plano para envolver as partes interessadas de forma eficaz e isso é feito no processo Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas.

    Alternativa C

     

     

  • Fcc gosta muito de cobrar essa area nova..

     

    2015
    Um Gerente de Projetos que está utilizando como referência para seus trabalhos o PMBoK 5ª Edição está realizando uma reunião com os patrocinadores do projeto para cobrá-los de auxiliarem no engajamento de profissionais alocados para o projeto, os quais estão em suas linhas de subordinação e não estão colaborando por não serem conscientizados de seus papéis e responsabilidades por suas lideranças. Essa atividade é contemplada no Processo:
      a) Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas da Área de Conhecimento de Gerenciamento das Partes Interessadas do projeto.
      b) Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas da Área de Conhecimento de Gerenciamento das Comunicações do projeto.
      c) Gerenciar a Equipe do Projeto da Área de Conhecimento de Gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto.
      d) Controlar as Comunicações da Área de Conhecimento de Gerenciamento das Comunicações do projeto.
      e) Controlar o envolvimento das partes interessadas da Área de Conhecimento de Gerenciamento das Partes Interessadas do projeto.