-
Resposta: A - estrangulamento por tentativa de homicídio.
A marca do
laço no enforcamento por suicídio é oblíqua, diagonal. O corpo que apresenta
marca reta na horizontal, chamada SULCO, sugere estrangulamento. Nos presídios
é comum o interno sofrer uma pancada na cabeça para desacordar e diminuir a
resistência da vítima, em seguida ser estrangulado.
-
escoriação linear, horizontal, uniforme, de coloração avermelhada, medindo 0,4 cm de largura, localizada abaixo da tireoide, estendendo-se pela circunferência do pescoço e interrompendo-se em sua região lateral esquerda.
Em regra, quando o sulco é interrompido,é geralmente enforcamento e não estrangulamento. Contestável.
embora seja contestavel, o gabarito que mais chegou perto é estrangulamento por tentativa de homicídio.
-
o que prova a tentativa de homicídio?
-
Apenas as investigações poderão apontar a possibilidade de tentativa de homicídio! A lesão pode, inclusive, ser decorrência de lesão autoerótica, quando o indivíduo tenta obter prazer sexual através da pressão exercida no próprio pescoço. A questão padece de vício e merece anulação.
-
Eu afastei a possibilidade de enforcamento, porque a questão diz que a coloração avermelhada estava localizada abaixo da tireoide. Foi a dica que faltava.
Grande abraço!
-
Errei a questão por não me atentar para o sentido da lesão = Horizontal (típico de estrangulamento); diferente da lesão por enforcamento que se dá num sentido quase que vertical... Vacilei... Mas vamos que vamos... Foco e força
-
A palavra uniforme, no meu entendimento desqualifica o estrangulamento por tentativa de homicídio visto que se fosse tentativa de homicídio haveria resistência, sendo dessa forma uma marca não uniforme. Sou leigo, mas entendo assim!
-
A questão fala que o sulco se interrompe na lateral esquerda do pescoço. Ora, como pode ser estrangulamento, se neste não se interrompe o sulco?
-
Estragulamento sim, mas quanto a tentativa de homicídio não elementos na questão para se afirmar.
-
Estrangulamento é a asfixia mecânica por constrição do pescoço por laço ou força do homicida. No estrangulamento, o sulco será horizontalizado e continuo, decorrente do aperto do laço.
-
O item "d" entrega a questão...
-
Concordo, Rogério Santos. Em todos os materiais que verifiquei, constatei que no estrangulamento não há interrupção.
-
CONCORDO, O ESTRANGULAMENTO é a asfixia mecânica por constrição do pescoço por laço tracionado por qualquer força que não seja o peso da própria vítima,
Sulcos do estrangulamento: é horizontal, descendente ou ascendente, múltiplo, CONTÍNUO e uniforme, em toda a periferia do pescoço, e pergaminhado.
-
Enquanto o suicídio ocorre o uso da força do próprio corpo para a asfixia, no estrangulamento usa-se a força de terceiro para perpetrar a asfixia.
-
Alternativa Correta "A": estruangulamento por tentativa de homicídio.
"Estrangulamento é a constrição do pescoço por um laço que é acionado por outra força que não peso do corpo. São frequentes as lesões de luta, pois a causa jurídica geralmente é homicídio. Raramente é acidental." Neusa Bittar, Medicina Legal, 5 ed. 2016, pág. 266 e 267.
Como apontado acima e é a corrente dominante da doutrina, o estrangulamento raramente não é homicídio ou a tentativa dele. Portanto, o gabarito optou pela regra e não pela exceção, que seria uma causa acidental.
-
matei a questão por causa dessas palavras (escoriação linear, horizontal, uniforme), são caracteristicas do estrangulamento.
-
...escoriação linear, horizontal, uniforme... ESTRANGULAMENTO.
-
"A perícia descrita mas provavelmente SUGERE"… Atentem-se ao comando da questão.
-
Da leitura da questão, teríamos dúvidas quanto a letra "A" ou "C".
Diante disso, temos que ter em mente quais são as diferenças entre o ENFORCAMENTO e o ESTRANGULAMENTO:
ENFORCAMENTO |
geralmente apresenta sulco único, acima da laringe (no alto), de profundidade variável, apergaminhado, tendo uma interrupção na proximidade do nó, sendo mais profundo na parte da alça, apresentando DIREÇÃO OBLÍQUA ASCENDENTE. |
ESTRANGULAMENTO |
sulco quase sempre múltiplo, profundidade UNIFORME, CONTÍNUO, DIREÇÃO HORIZONTAL, sobre a laringe, não apergaminha. |
Atente-se para o item "D" no jovem de 15 anos: escoriação HORIZONTAL, LINEAR, UNIFORME...LOCALIZADO ABAIXO DA TIREÓIDE- OU SEJA, ESTRANGULAMENTO.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
-
Característica de estrangulamento: horizontal, linear, abaixo do osso hióide... o que difere do enforcamento = sulco incompleto, não contínuo e ascendente; acima do osso hióide.
-
Enforcamento - Oblíquoa/diagonal ; acima da tireóide.
Estrangulamento - Horizontal; abaixo da tireóide.
# Ambas podem ter o sulco interrompido, ou seja, não completar a circunferência do pescoço.
O que não tem a ver com a continuidade da lesão, esta se relaciona com a uniformidade, sulco contínuo e linear, que somente se apresenta no estrangulamento.
-
Colegas, a questão menciona que "a perícia provavelmente sugere..." Logo, não convence o argumento de que não dá pra dizer que era tentativa de homicídio. De fato!!! contudo, a questão também não afirma isto. Gabarito perfeito, na minha opinião; sem reparos.
-
Alguém pode explicar o erro da letra "B" ?
-
não existe estrangulamento suicida.
-
Enforcamento - acima da tireóide.
Estrangulamento - abaixo da tireóide.
-
TIPOS DE ASFIXIAS
a. ESGANADURA – apertar o pescoço com as mãos. Não se aplica quando ocorre o “mata-leão”, pois o antebraço funciona como laço. Portanto é estrangulamento.
b. ESTRANGULAMENTO – apertar o pescoço através de um laço. OBS: pode ser com um braço (mata leão)
c. ENFORCAMENTO – o laço aperta o pescoço em virtude do peso do corpo da vítima. Pode ser:
Típico – nó situação a trás do pescoço
Atípico – nó ao lado ou à frente do pescoço.
d. AFOGAMENTO – A troca do meio gasoso por meio líquido durante a respiração.
e. SOTERRAMENTO – A troca do meio gasoso por meio sólido (poeira) durante a respiração.
f. CONFINAMENTO – é a troca de um ambiente gasoso respirável por outro, porém não respirável.
-
Não há que se discutir que, de fato, trata-se de estrangulamento, o sulco é liner, horizontal e uniforme. Contudo não concordo com a causa jurídica, pois de fato alguém pode ter estrangulado alguém, só para torturá-lo, sem intenção de matá-lo. Sabemos que para determinar a qual o crime praticado precisamos de um contexto, onde é importante a intenção do autor. A resposta poderia perfeitamente ser: estrangulamento por tortura.
-
a perícia sugere estrangulamento, apenas. A perícia NUNCA irá sugerir o crime praticado, pois a análise do dolo é feita pelo DELEGADO DE POLÍCIA! questão deveria ser anulada.
-
O segredo da resposta está nos edemas (inchaços) e equimoses (sufusão dos vasos) abaixo dos dois olhos (região periorbitária), que geraram a dor na face. Indicativo de que além da asfixia houve o espancamento. Ele foi agredido e estrangulado. (Possível homicídio tentado)
-
GABARITO A
Direção Horizontal contínua, característica de estrangulamento. Assim como profundidade uniforme.
Bons estudos
-
"...interrompendo-se na sua região lateral esquerda.
"Estranho isso aí. Mas dá para fazer a questão por eliminação.
-
Equimoses (roxo) só aparece após 24 horas da contusão.
-
Existe sim suicídio por estrangulamento!!!
Suicídio por estrangulamento também é possível – mas não é tão comum quanto o enforcamento. O sujeito terá que bolar algo que faça puxar a corda – alguma engenhoca que faz apertar o pescoço. O mais comum é a pessoa optar pelo enforcamento.
Material de Medicina Legal - PUC-RIO
-
ENFORCAMENTO: encontra-se geralmente um sulco ÚNICO, ACIMA DA LARINGE (alto), de profundidade variável, apergaminhado, interrompido nas proximidades do nó, e mais profundo na parte que corresponde à alça, de direção oblíqua ascendente.
ESTRANGULAMENTO:o sulco quase sempre é múltiplo, de profundidade uniforme, contínuo, de direção horizontal, SOBRE A LARINGE (baixo) e não se apergaminha. tem o fundo escoriado (por causa do atrito constante do laço coma a pele). além disso, no estrangulamento o corpo da vítima atua de forma passiva.
FONTE: MEDICINA LEGAL WILSON LUIZ PALERMO FERREIRA
-
Mata-se a questão com a informação: "d) escoriação linear, horizontal, uniforme, de coloração avermelhada, medindo 0,4 cm de largura, localizada abaixo da tireoide, estendendo-se pela circunferência do pescoço e interrompendo-se em sua região lateral esquerda."
- no Estrangulamento / no Enforcamento:
i) Estrangulamento: Abaixo do osso hioide / é acima do hioide no enforcamento → Situa-se topografia da laringe ou entre ela e o osso hioide (mais baixo que o sulco do enforcamento);
- Demais características do sulco no Estrangulamento / no Enforcamento:
ii) Estrangulamento: Possui direção horizontal / é oblíquo no enforcamento.
iii) Estrangulamento: Profundidade regular, uniforme e pouco acentuada / é irregular no enforcamento.
iv) Estrangulamento: Normalmente o sulco é completo, com largura semelhante a do material do laço, podendo ser maior se houver deslizamento / é incompleto no enforcamento;
v) Estrangulamento: Fundo do sulco apresenta escoriação e cor pardo-avermelhada quando o laço for áspero.
vi) Estrangulamento: Excepcionalmente apergaminhado / é quase sempre apergaminhado no enforcamento.
-
Mas a questão fala que o sulco se interrompeu. não entendi
-
Sim e de onde sai a afirmação da tentativa de homicídio??? Se fosse esganadura ok