SóProvas


ID
1395763
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à classificação e à mensuração dos componentes patrimoniais, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art 179, inciso II, da lei n. 6404/76 

    Serão classificados no Ativo Realizável a Longo Prazo os direitos realizáveis após o término do execício seguinte bem como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas, controladas, diretores, acionistas ou participantes nos lucros da companhia, que não constituem negócios usuais na exploração do objeto da companhia.


  • Vamos lá:

    a) Uma dívida com fornecedores, a ser paga em 180 dias, deve ser contabilizada como passivo não circulante pelo valor presente.

    Se a dívida vence antes do final do exercício subsequente, então ela é de curto prazo. No caso em tela, a dívida vence em 180 dias, logo será classificada no passivo circulante.

    b) Uma patente adquirida para uso deve ser contabilizada no ativo intangível pelo valor justo.

    Uma patente adquirida para uso deve ser contabilizada no ativo intangível pelo curto de aquisição menos a amortização.

    c) O gado destinado à venda em um frigorífico deve ser contabilizado no ativo biológico pelo valor justo.

    Segundo o CPC 29, ativo biológico é um animal e/ou uma planta vivosNo caso dessa alternativa, não há que se falar em ativo biológico, já que é afirmado que o gado já está em um frigorífico, congelado, sem vida.


    d) Um adiantamento concedido ao diretor da entidade, para a compra de um imóvel com prazo de 120 dias, deve ser contabilizado como ativo realizável a longo prazo, de acordo com o valor adiantado.

    Questão correta. Adiantamento a diretores é contabilizado no ativo realizável a longo prazo, independente do prazo acordado para quitação.

    e) O saldo de dividendos a ser distribuído referente ao ano anterior deve ser contabilizado como ativo circulante com o valor da parcela distribuída.

    O saldo de dividendos a ser distribuído referente ao ano anterior deve ser contabilizado como passivo circulante.


    Espero ter ajudado.
    Sucesso a todos!
  • b) Uma patente adquirida para uso deve ser contabilizada no ativo intangível pelo valor justo.



    Achei a "B" errada simplesmente pelo fato de falar em "patente adquirida" e "valor justo". Para mim, quando há menção à "valor justo" deve-se pensar em uma saída... Tá certo o raciocínio, pessoal?




    ' [...] o objetivo da mensuração do valor justo em ambos os casos é o mesmo – estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para vender o ativo ou para transferir o passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração sob condições correntes de mercado (ou seja, um preço de saída na data de mensuração do ponto de vista de participante do mercado que detenha o ativo ou o passivo).'

    http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/395_CPC_46_rev%2006.pdf

  • Um adiantamento concedido ao diretor da entidade, para a compra de um imóvel com prazo de 120 dias, deve ser contabilizado como ativo realizável a longo prazo, de acordo com o valor adiantado.

    Não sei se alguém interpretou assim, mas o texto faz parecer que o valor influencia e isso me confundiu =/

  • Pensei da mesma forma que a Naiara Nunes, entretanto, as demais alternativas estão bem erradas, o que me fez marcar a letra D de qualquer forma.

    Mas, até onde sei, o valor do adiantamento não influência em nada a classificação.

     

    A explicação do Jumêncio Soares está muito boa.