SóProvas


ID
1396099
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As competências e qualificações dos candidatos devem ser avaliadas no processo de seleção, em que se tenta fazer uma previsão do desempenho futuro dentro no cargo pretendido.
Para avaliar as diversas aptidões necessárias para o desempenho de determinada função, devem ser utilizados testes, que complementam as informações de currículos e questionários. Um dos testes mais comuns é o teste de personalidade, que tem como finalidade

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Recorri à obra dos professores Cassiano Salim e Andreia Ribas para responder a questão. 

    Testes de personalidade

    Personalidade é mais do que o conjunto de certos aspectos mensuráveis. Constitui uma integração de traços pessoais, uma mistura, um todo organizado. O termo personalidade representa a integração única de características mensuráveis relacionadas com aspectos permanentes e consistentes de uma pessoa. Essas características são identificadas como traços de personalidade e distinguem a pessoa das demais. Os testes de personalidade revelam certos aspectos das características superficiais das pessoas, como aqueles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos) e aqueles determinados pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos).

    Os testes de personalidades são denominados psicodiagnósticos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global. Nesta categoria estão os chamados testes expressivos (de expressão corporal), como o PMK – psicodiagnóstico miocinético de Mira y López e os chamados testes projetivos (de projeção da personalidade), como o psicodiagnóstico de Rorschach, Teste de Apercepção Temática (TAT), teste de árvore de Koch, teste da figura humana de Machover, teste de Szondi etc.

    Os testes de personalidade são chamados específicos quando pesquisam determinados traços ou aspectos de personalidade, como equilíbrio emocional, frustrações, interesses, motivação etc. Nessa categoria estão os inventários de interesses, de motivação e de frustração.

    Os testes projetivos são utilizados para identificar traços de personalidade dos candidatos, que são importantes para a execução das atividades e das rotinas laborativas deles. Tais testes, quando aplicados, projetam conteúdos inconscientes do indivíduo avaliado, possibilitando a identificação de fatores mais profundos e de difícil acesso por outras formas de seleção.

  • Testes de personalidade: revelam aspectos das características superficiais das pessoas determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenótipos), como aqueles determinados pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos).

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. A avaliação de conhecimentos técnicos acontece nas provas de conhecimento ou de capacidade.

    Alternativa B. Certo. A alternativa conceitua corretamente o teste de personalidade.

    Alternativa C. Errado. A alternativa descreve aptidões que são medidas em testes psicológicos.

    Alternativa D. Errado. A detecção do uso de drogas efeito no exame toxicológico.

    Alternativa E. Errado. A avaliação de como o candidato se comporta, suas reações e valores como pessoa são discutidas na entrevista de seleção.

    GABARITO: B