SóProvas


ID
1397236
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Determinada instituição pública vem enfrentando dificuldades na gestão, gerando desperdício e insatisfação aos seus clientes. Decidiu, então, adotar a Gestão por Processos que

Alternativas
Comentários
  • Não deveria ser C?

  • A alternativa C fala em quatro tipos de processos, enquanto a doutrina fala em apenas três. Os nomes desses três processos varia de autor para autor, mas basicamente a descrição deles é a seguinte: 

    Processos principais - estão relacionados à entrega para os clientes, internos e externos, é o que a empresa faz, o serviço que presta. 

    Processos secundários, que estão relacionados com o apoio aos processos principais, são acessórios deles, são processos de staff.

    Processos gerenciais, relacionados às decisões.

  • b) a gestão por processos favorece o trabalho em equipe, multifuncional;

    c) o foco é na entrega do processo, tanto interno (dos processos secundários, ou de suporte) quanto externo (dos processos primários ou de negócio);

    d) são três tipos: primários (negócio), secundários (de suporte), e os gerenciais (ou administrativos) - pegadinha usar o sinônimo;

    e) utiliza o fluxograma para demonstrar o mapeamento dos processos e permitir melhorias.

  • O termo empregados —na gestão de processos — está correto? Não deveria ser EQUIPE? 

  • Brenno Bolzan, obrigada. :)

  • A) Nunes citado por Rennó (2015), a gestão por processos é a ideia de uma derrubada geral das barreiras internas da empresa, de maior interação entre as diversas áreas, gerando uma visão do TODO e um melhor resultado. Todos os executores envolvidos no processo precisam se conhecer e saber qual é a necessidade de cada um. Cada ator precisa saber qual é o seu papel e como seu trabalho influencia no resultado final.



  • Gabarito A
    "desenvolve nos empregados que realizam atividades constantes nos processos mapeados a visão ou pensamento sistêmico. "
    .
    A visão sistêmica é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo. Ou seja, a visão processual é diferente da visão funcional que apenas enxerga uma parte do sistema global.

  • b- foco é interfuncional - interdepartamental - O FOCO É CRIAR SINERGIAS.

    C- O Foco é criar valor para o processo e atender os requisitos - necessidades- dos stakeholders

    d- Os três tipos são - Processos Principais , ou  Finanalísticos, ou Operacionais ; Processos de Apoio, ou Organizacioanais, ou de Suporte; e Processo Gerenciais ou de Gestão;

    e- A ferramenta mais utilizada para o mapeamento de processos é o Fluxograma, haja vista que este identifica a entrada e saída de dados e informaçoes e facilita a identificação de deficiências.

  • O foco principal na gestão de processo é o cliente, a equipe deve ter visão de todo o processo e qual seu papel dentro do processo. Para isso é necessário se criar um fluxograma que irá mapear todo o processo.

  • Letra A

    Gestão de Processo - Gerenciamento de um processo específico.


    Gestão por Processo - Visa a melhoria dos processos e o melhor aproveitamento dos recursos e profissionais envolvidos.


    Fonte:  Renato Fenili . Administração Geral e Pública para concursos 2ª edição 2014.

  • Não entendi essa questão!!

     

     

  • Você sabe que A está certa!!!

    Ai uma parte obscura da sua mente, lembra de uma explicação a quinhetos anos atrás dizendo que o Organograma não é a unica ferramenta de mapeamento.

    Mais é a principal

    Resumo da ópera: Nunca mude de alternativa!!!!

  • a) GABARITO. 

    b) ERRADO. favorece o trabalho por especialidade, pois o foco é funcional.

    Numa organização por processos há múltiplos conhecimentos, posis o foco é no cliente.

     

    c) ERRADO. tem como foco o cliente interno e usa a tecnologia da informação para gerar um downsizing, eliminando burocracias desnecessárias.

    Tem como foco o cliente final. O uso de TI é importante, mas uma gestão por processo pode ser implantada sem uso de tecnologias e softwares.

     

    d) ERRADO. conta com 4 tipos de processos: os primários (ou de negócio); os administrativos; os de suporte; os gerenciais.

    A doutrina fala em 3 processos: primário, secundário e gerencial.

     

    e) ERRADO. utiliza o organograma como uma ferramenta para demonstrar o mapeamento dos processos e com isso permitir a visualização de melhorias.

    Utiliza o fluxograma. Lembrando que representa uma estrutura, é uma mera representação do que já está disposto, ao contráio de um fluxograma que analisa uma cadeia de processos.

  • Gabarito a). Quando se fala em Gestão por Processos, pensem numa empresa onde as atividades estão detalhadamente mapeadas e o resultado passa a ser previsível. Processos levam a um pensamento sistêmico (conectado, interligado, esquematizado).

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • Toda vez que aparece classificação de processos dá vontade de chorar.... não tem como saber qual classificação é correta , já que cada doutrinador diz o que quer.  Mas como a A não tinha erros evidentes , fiquei com ela.

    Essa questão em particular é o pior tipo de questão de todas ... pois todos os nomes que ele cita é de alguma classificação de alguma doutrina.

     

    Uma classificação pode ser:

    1- Processos Primários ( finalísticos) : são os processos em função dos quais a organização existe , é o que o cliente “vê” , é o que a organização “faz”.

    2- Processos Secundários (de apoio): Criam as condições necessárias para que os processos finalísticos ocorram.

     

     

    Ou então:

    1- Processos de negócio: Ligado a tudo aquilo que a organização “faz”. Busca atender diretamente a demanda do cliente.

    2- Processos organizacionais (apoio/suporte/administrativos/secundários): são essenciais para a empresa, dão suporte aos processos de negócio e viabilizam o desempenho geral da empresa.

    3- Processos Gerenciais (Governança / gerenciamento / diretrizes) : São processos que buscam a melhoria dos processos de negócio. São responsáveis em garantir que os processos primários (negócio) e os processos de suporte estejam sendo bem executados, são eles quem coordena e controla as atividades da empresa. Tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio

     

     

    Mais outra classificação:

    1- Processos verticais: focados na parte orçamentária da empresa.

    2- Processos gerenciais: focado nos gerentes e suas relações.

    3- Processos primários: geram o produto ou serviço para o cliente.

    4- Processos suporte: dão apoio aos processos primários.

     

     

    Mais uma:

    1- Processo primário (finalístico): Agregam valor ao cliente (agrega valor diretamente ao cliente), é aquele processo que caracteriza o que a empresa faz. (Pode ser mais de 1).

    2- Processo secundário (de apoio): fornecem condições para a realização dos processos primários

    3- Processo gerenciais (que melhoram os finalísticos)

    4- Processo de gestão: gerenciamento global dos processos na organização. (Ex: área de planejamento estratégico , área de contabilidade , etc..)

  • Visão sistêmica sempre me remete a Gestão por Processos. Isso pode ser bom, como pode ser fatal...

  • GABARITO A

     

    Sobre alternativa D, gostaria de acrescentar outros sinônimos referentes aos tipos de processo.

    SEGUNDO PALUDO, 7ª edição - pg. 439:

    -> Processo primários=principais=chaves=essenciais=finalísticos

    -> Processos secundários=de suporte=auxiliares=meio

    -> Processos gerenciais (só gerenciais mesmo rsrsrs)

     

    Bons estudos!