SóProvas


ID
1397353
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise os experimentos a seguir.

Experimento I:
os nervos ligados ao estômago de um cão foram seccionados. Quando o cão foi alimentado, notou-se que sua secreção gástrica correspondia a 3/4 da secreção normal.

Experimento II:

foi feita a ligação entre a circulação de dois cães e depois apenas um deles recebeu alimento.

Considerando o resultado do experimento I, é de se esperar que, no experimento II,

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu o porquê do gabarito ser letra d) e não e) ???? 

  • Como a questão fala de dois cães, a explicação deveria estar voltada a explicar como reagiriam os dois organismos interligados, por isso, acredito, que já se descartam as alternativas "A", "B" e "C". Acredito que, mesmo apenas um tendo recebido alimento, como eles estavam interligados, esse alimento induz a produção total da secreção gástrica.

    100% para um e o outro como teve seus ligamentos dos nervos ligados ao estômago seccionados só pôde produzir 3/4... (75%).


    Complicadinha mesmo! :)

  • Entendi que, pelo experimento 1, 1/4 da secreção gástrica é estimulada pela alimentação por estímulos nervosos (peristaltismo?). Os outros 3/4 independem da ingestão de alimento. Assim, no experimento 2, o cão que se alimenta normalmente terá a secreção gástrica normal, ao passo que o segundo cão que não recebeu alimentação - e não teve estímulo nervoso de secreção pela alimentação - produz apenas os mesmos 3/4 do cão do primeiro experimento.

  • A regulação é neuro-humoral.

  • ECA:

    Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável

    Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:

    I - encaminhamento a serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família; (Redação dada dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    II - inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;

    III - encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;

    IV - encaminhamento a cursos ou programas de orientação;

    V - obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;

    VI - obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;

    VII - advertência;

    VIII - perda da guarda;

    IX - destituição da tutela;

    X - suspensão ou destituição do pátrio poder poder familiar;

    Parágrafo único. Na aplicação das medidas previstas nos incisos IX e X deste artigo, observar-se-á o disposto nos arts. 23 e 24.

    Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    Parágrafo único. Da medida cautelar constará, ainda, a fixação provisória dos alimentos de que necessitem a criança ou o adolescente dependentes do agressor.

  • uma parte da secreção é responsabilidade da fase cefálica e oral da digestão, onde o odor sabor e a presença de ALIMENTO NA BOCA FAZEM COM QUE O CÉREBRO ESTIMULE A SECREÇÃO ESTOMACAL.

    No experimento 1 isto é comprovado pois a interrupção nervosa diminui a secreção em 1/4, se comparado com um cão normal.

    Quando há interligação sanguínea entre os cães, o cão não alimentado tem acesso somente a concentração sérica da gastrina produzida pelo cão alimentado e responsável por apenas 3/4 da secreção. Então o cão que recebe o alimento produz 1/4 de secreção via excitação cefálica e 3/4 de secreção via gastrina sérica, ou seja, 100%, e o cão interligado e não alimentado só produz 3/4 da secreção, estimulada via gastrina.

    vagotomia: é o corte do nervo vago que diminui o ácido gástrico pela diminuição da estimulação

    A gastrina é um hormônio produzido pelas células G, distribuídas em todo o tubo digestivo. A dosagem de gastrina é fundamental no diagnóstico da síndrome de Zollinger-Ellison (gastrinoma). Hipergastrinemia também pode ser encontrada na gastrite atrófica, anemia perniciosa, na dispepsia, na úlcera gástrica e duodenal, no carcinoma gástrico, na insuficiência renal crônica e após vagotomia. Porém, nestas situações os níveis de gastrina não atingem valores tão elevados quanto na síndrome de Zollinger-Ellison. A dosagem de gastrina pré e pós-cirurgia, em pacientes com úlcera péptica, é um bom indicador da eficiência da terapêutica cirúrgica Nível terapêutico ou Valor de Referência

    • 13 a 115pg/mL

  • 2 coisas a dizer. - colocaram a circulação só pra atrapalhar - tadinhos dos doguinhos