SóProvas


ID
1398124
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista psicológica é um momento importante para o levantamento de dados em um processo de avaliação. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Na entrevista livre, não há roteiro prévio para a condução do processo de avaliação.

II. A entrevista estruturada não é utilizada em uma avaliação clínica.

III. Na entrevista semiestruturada, o entrevistador formula um roteiro básico e vai fazendo as perguntas de forma mais livre, procurando seguir o que entrevistado fala.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I.  Na entrevista livre, não há roteiro prévio para a condução do  processo de avaliação.

    III.  Na  entrevista  semiestruturada,  o  entrevistador  formula  um  roteiro básico e vai fazendo as perguntas de forma mais livre,  procurando seguir o que entrevistado fala.

  • Autores como Triviños (1987) e Manzini (1990/1991) têm tentado definir e caracterizar o que vem a ser um entrevista semi-estruturada.

    Para Triviños (1987, p. 146) a entrevista semi-estruturada tem como característica questionamentos básicos que são apoiados em teorias e hipóteses que se relacionam ao tema da pesquisa. Os questionamentos dariam frutos a novas hipóteses surgidas a partir das respostas dos informantes. O foco principal seria colocado pelo investigador-entrevistador. Complementa o autor, afirmando que a entrevista semi-estruturada “[...] favorece não só a descrição dos fenômenos sociais, mas também sua explicação e a compreensão de sua totalidade [...]” além de manter a presença consciente e atuante do pesquisador no processo de coleta de informações (TRIVIÑOS, 1987, p. 152).

    Para Manzini (1990/1991, p. 154), a entrevista semi-estruturada está focalizada em um assunto sobre o qual confeccionamos um roteiro com perguntas principais, complementadas por outras questões inerentes às circunstâncias momentâneas à entrevista. Para o autor, esse tipo de entrevista pode fazer emergir informações de forma mais livre e as respostas não estão condicionadas a uma padronização de alternativas.

    Um ponto semelhante, para ambos os autores, se refere à necessidade de perguntas básicas e principais para atingir o objetivo da pesquisa. Dessa forma, Manzini (2003) salienta que é possível um planejamento da coleta de informações por meio da elaboração de um roteiro com perguntas que atinjam os objetivos pretendidos. O roteiro serviria, então, além de coletar as informações básicas, como um meio para o pesquisador se organizar para o processo de interação com o informante.

  • No item 3, ele afirma que deve ir seguindo o aquilo que o entrevistado diz, não compreendi como certo.

    Já que até na semi-estruturada deve haver minimamente um roteiro q seja capaz de atingir os objetivos da entrevista. De acordo com o item 3, caso continue seguindo apenas o que entrevistado "diz", por experiência própria, muitas vezes não se consegue atingir todos os objetivos propostos.

  • Gab C

    I. Na entrevista livre, não há roteiro prévio para a condução do processo de avaliação.

    II. A entrevista estruturada não é utilizada em uma avaliação clínica. Errado

    III. Na entrevista semiestruturada, o entrevistador formula um roteiro básico e vai fazendo as perguntas de forma mais livre, procurando seguir o que entrevistado fala.