SóProvas



Questões de Entrevista Psicológica e Técnicas de Entrevista


ID
165886
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista é uma técnica aplicada em seleção de pessoas. Apesar de parecer algo simples, requer dos profissionais entrevistadores conhecimento e experiência. Alguns fatores são considerados imprescindíveis para uma entrevista eficaz. Assinale a alternativa que contempla exemplos desses fatores.

Alternativas

ID
166804
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jurema Alcides Cunha afirma que a história pessoal (ou anamnese) pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação. Acredita que, freqüentemente, a anamnese é delineada

Alternativas
Comentários
  • Vide o trecho do livro aqui: http://books.google.com.br/books?id=KwcrFmZ4mvgC&pg=PA59&lpg=PA59&dq=%22ac%C3%BAmulo+de+dados+que+n%C3%A3o+contribuem+para+o+entendimento+do+caso%22&source=bl&ots=PJJBMSkyX4&sig=fAPl7vkUCZUHZCefCx01NSxClGc&hl=pt-BR&sa=X&ei=gFcAUuqMGJH89gSdvYCwAg&redir_esc=y#v=onepage&q=%22ac%C3%BAmulo%20de%20dados%20que%20n%C3%A3o%20contribuem%20para%20o%20entendimento%20do%20caso%22&f=false
    M
    as, aparentemente o texto está um tanto confuso.
  • Jurema Alcides Cunha... as melhores referências para psicodiagnóstico são: Arzeno, Trinca e Ocampo nos melhores cursinhos que já fiz.  

  • Eu hein que questão mal formulada. A sensação é que eu li um manual de Psicodiagnóstico que fala uma coisa, agora vem esse falando outra, essa coisa de autor de referência conta muito, interessante ter bons referenciais como a colega acima sugeriu.


  • Acho que entendi, depende do ponto de vista. No caso do médico faz todo sentido, mas no caso do psicólogo não faz tanto sentido na compreensão do caso, uma vez que existem técnias, instrumentos, a própria entrevista psicológica, diagnóstica, etc.

  • Letra C, exatamente igual a definição na pág 59 do Psicodiagnóstico V.

  • Jurema Alcides Cunha afirma que a história pessoal (ou anamnese) pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação. Acredita que, freqüentemente, a anamnese é delineada

     

    de forma mais sistemática e formal, produzindo um acúmulo de dados que não contribuem para o entendimento do caso, mas tendo sentido quando há suspeitas de desvios de desenvolvimento numa criança.

     

    De fato este trecho está no livro: "A história pessoal pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação. Freqüentemente, a anamnese é delineada de forma mais sistemática e formal, produzindo um acúmulo de dados que não contribuem para o entendimento do caso. Um enfoque puramente normativo pode ter sentido quando há suspeitas de desvios de desenvolvimento numa criança (p. 59)."

    Mas acho que não faz sentido.


ID
166861
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. A entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador é denominada entrevista

Alternativas
Comentários
  • deixa as perguntas à critério do entrevistador é diretiva.

    deixa o curso da entrevista à critério do entrevistado - nao diretiva.


ID
177844
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Entrevista Motivacional propõe intervenções terapêuticas visando a resolver a ambivalência e a mover os indivíduos à mudança. Tem sido testada e empregada em transtornos aditivos e baseia-se em 5 princípios (Miller; Rollnick, 2001). O princípio de desenvolvimento de discrepância significa

Alternativas
Comentários
  • Princípios da Entrevista Motivacional

    Princípio básico Atitude
     
    1- Expressar empatia aceitação, escuta reflexiva habilidosa
     
    2- Desenvolver
    discrepância
     
    entre comportamento presente
    X
    metas; conscientização
    Como você se imagina daqui 3 anos?
     
    3- Evitar confrontação
     
     
    4- Fluir com a resistência resistência usada a favor do paciente,
    instigar a reflexão
     
    5- Estimular auto eficácia crença na possibilidade de mudança,
    responsabilidade
     

    http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/TB/mat_tec/manuais/Entrevista_Motivacional_Selma.Setani.Cratod.2012.pdf
  • "A EM baseia-se em cinco princípios (Miller, Rollnick, 2001): expressão de empatia, estimulação da auto-eficácia, desenvolvimento de discrepância, evitação da argumentação e acompanhamento da resistência." Analisemos as alternativas:

     

     a) o paciente demonstrar resistência ao tratamento e às mudanças de comportamento.

     

    ERRADO. A assertiva se refere ao princípio do ACOMPANHAMENTO DA RESISTÊNCIA

     

     b) evitar a situação em que o terapeuta insiste que o paciente tem um problema e precisa mudar enquanto ele tenta convencer o terapeuta do contrário.

     

    ERRADO. A assertiva se refere ao princípio da EVITAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO

     

    c) ajudar o paciente a perceber a distância entre o seu comportamento atual (uso do álcool) e suas metas mais amplas (ter um relacionamento harmonioso, um emprego melhor, um bom relacionamento com os filhos, por exemplo).

     

    CORRETO. A assertiva se refere corretamente ao princípio do DESENVOLVIMENTO DE DISCREPÂNCIA

     

    d) aceitar os sentimentos e as perspectivas do paciente, sem julgar ou criticar.

     

    ERRADO. A assertiva se refere ao princípio da EXPRESSÃO DE EMPATIA

     

    e) estimular a autoeficácia, ou seja, a crença do indivíduo na sua capacidade de realizar uma tarefa.

     

    ERRADO. A assertiva se refere ao princípio da ESTIMULAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA

     

     

    Fonte: "Psicoterapias: Abordagens Atuais", Aristides Volpato Cordioli, páginas 592 e 593


ID
177847
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma variação da entrevista estruturada é chamada de Entrevista Situacional, na qual se apresenta ao candidato um incidente hipotético e ele deve responder

Alternativas
Comentários
  • Entrevista situacional: como agiria em uma situação hipotética

    Entrevista comportamental: como agiu em uma determinada situação


ID
177850
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma Entrevista de Descrição Comportamental (EDC) focaliza situações

Alternativas
Comentários
  • Entrevista de Descrição Comportamental (EDC) focaliza situações: reais de trabalho, que o entrevistado enfrentou anteriormente.

     

    A Entrevista de Descrição Comportamental (EDC) tem como objetivo verificar no repertório do candidato, as situações vividas por ele que sejam próximas, similares às que ele provavelmente viverá na posição para a qual será contratado. São experiências já vividas e soluções já apresentadas em situações análogas. 


ID
177853
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É comum que, na Entrevista de Seleção por Competências, sejam utilizadas perguntas

Alternativas
Comentários
  • 2º Passo: Entrevista Comportamental

                Com base no Perfil de Competências (PC), o selecionador vai construir uma entrevista personalizada, com foco nas competências imprescindíveis para o cargo. Cada PC, dará origem a uma entrevista personalizada. Características da Entrevista Comportamental:

                Perguntas abertas específicas com verbos de ação no passado;
                Investigação da experiência passada do candidato;
                Tem objetivo de conhecer o comportamento do candidato em situações específicas do cargo;
                Todas as perguntas são planejadas para identificar a presença ou ausência de competências do PC no comportamento passado do candidato nas suas rotinas e atribuições;
                Dispensam todas as perguntas hipotéticas, terapêuticas, e outros tipos de perguntas que os candidatos muitas vezes já trazem repostas ensaiadas.

     http://www.via6.com/topico/2178/o-passo-a-passo-da-selecao-com-foco-em-competencias-www-guiarh-com-br


ID
177883
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como em todo processo de comunicação, a entrevista sofre todos os males ? como ruído, omissão, distorção, sobrecarga e, sobretudo, barreiras ? de que padece a comunicação humana. Para reduzir essas limitações, pode-se introduzir alguma negentropia no sistema. São necessárias duas providências para melhorar o grau de confiança e de validade da entrevista:

Alternativas

ID
182260
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Método de avaliação das relações familiares que utiliza uma entrevista com todos os membros da família, momento em que são propostas seis tarefas pelo entrevistador, coordenador da sessão, e solicitada a participação de cada membro da família como um grupo (dependendo da tarefa). A sessão é gravada e um observador faz anotações sobre o comportamento de cada um dos membros da família. Trata-se da

Alternativas
Comentários
  • A EFE é utilizada com o objetivo de trazer à tona os dinamismos do funcionamento familiar, possibilitando a realização, em tempo mais curto, de uma avaliação das relações familiares. Ela é composta de seis tarefas, cinco verbais e uma não-verbal, das quais duas (tarefas 1 e 4) são propostas à família como grupo e as outras, a cada membro individualmente. Embora cada tarefa pretenda, de forma específica, explicitar determinadas dimensões da dinâmica conjugal e/ou da dinâmica grupai, todas as tarefas, de forma geral, pretendem avaliar padrões básicos de funcionamento da família. As dimensões individuais de tais padrões são consideradas sobretudo no contexto de suas repercussões na dinâmica das relações familiares. 


ID
187576
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entrevista psicológica na qual as perguntas já estão previstas, assim como a ordem e a maneira de formulá-las, e o entrevistador não pode alterar nenhuma destas disposições. Trata-se da entrevista

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: b) fechada

    As perguntas, a pauta e as respostas são fixas. Permite a melhor compreensão sistemática para a comparação entre os entrevistados ou a comparação com padrões de referencia nosológicos, por exemplo. Esse tipo de entrevista tem, necessariamente, perguntas, pautas e respostas definidas. A entrevista não abrange mais do que foi definido anteriormente. 

  • O que é o sqr?


ID
188056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a entrevista clínica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a

    Buscando saber mais acerca da representação psíquica e da nomeação, o psicólogo acolhe o outro como objeto social.(Não 

    b

    No âmbito da pesquisa clínica sobre a função do eu na constituição psíquica de crianças autistas, o psicólogo dirigese ao outro como sujeito.

    c

    Na pesquisa sobre a relação entre a escolha do governante e o nível social, o psicólogo acolhe a pessoa como um objeto de estudo sobre as eleições.

    d

    Nas pesquisas acerca da linguagem de sinais para os surdos e mudos, o psicólogo dirige-se ao outro como objeto do simbólico.

    e

    No quadro de uma pesquisa sobre a relação entre o psíquico e o somático, o psicólogo dirige-se ao paciente como objeto de estudo da relação 

  • A entrevista pode ser solicitada pelo interessado (entrevista clínica, aconselhamento), pelo psicólogo (enquete, sondagem de opinião, estudo de mercado, pesquisa cientifica) ou por um terceiro (medico, empregador, professor). Vamos considerar que as alternativas se tratam de pesquisa científica voltada para os resultados. Logo não voltada para os interesses do entrevistado, ok. 

    a- Objeto social - dentro de um referencial sócio histórico, com esse olhar é um objeto biopsicossocial. Como quer saber da representação psíquica, não é possível se não se desenvolver, por exemplo como referencial psica um relação de transferencia e contra transf - no campo da entrevista psicológica .Então está errado por conta disso.
    b - Dirigir-se ao outro como sujeito. Toda entrevista se dirige a algum sujeito e como a alternativa deixa aberta para quaisquer finalidade da entrevista psicológica não específicando como afirma o blegler , as finalidades da entrevista então me parece mesmo ser está a certa, mas por uma asserção lógica.
    c - Entrevista clinica com o objetivo de pesquisa.
    d - Esse é o olhar e o referêncial. e Não se dirige a um objeto e sim a um sujeito e os objetivos é que vão determinar a forma desse olhar 
    e - sempre nos dirigimos a sujeitos, agora os objetivos, ai já é outra coisa se vai ser um objeto de estudo pra finalidade x investigativa, fins de pesquisa, apoio a colega , instituição. a pedido de terceiros, pais etc
  • Resumindo ,à grosso modo, o comentário do Rodrigo Pereira

     

    Os psicólogos não atendem a pessoa como objeto,mas sim como sujeito.

  • Não entendi porque o enunciado da questão fala de entrevista clínica se nenhuma das alternativas aborda o tema


ID
188059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta quanto ao objetivo da entrevista.

Alternativas
Comentários
  • a)

    A entrevista diagnóstica é parte da avaliação clínica que inclui o uso de testes psicológicos.

  • Na verdade pode incluir o uso de testes psicológicos, não necessariamente é uma obrigação ou sempre acontece.
  • Com base nos critérios que objetivaram a entrevista em saúde mental, pode-se classificar a entrevista quanto aos seguintes objetivos:

    a) Diagnóstica – Visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente, bem como as indicações terapêuticas adequadas. Assim, faz-se necessário uma coleta de dados sobre a história do paciente e sua motivação para o tratamento. Quase sempre, a entrevista diagnóstica é parte de um processo mais amplo de avaliação clínica que inclui testagem psicológica;


ID
188062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na entrevista de devolução,

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Cunha, Freitas e Raymundo (1991), algumas recomendações sobre a entrevista de devolução devem ser seguidas:
    Deve-se evitar o uso da linguagem técnica, termos que são difíceis de ser entendidos por leigos, e iniciar por sintoma ligado diretamente à queixa principal;
    Essa entrevista servirá para o entrevistador comunicar em que consiste o Psicodiagnóstico, e indicar a terapêutica que julga mais adequada;
    Nesse momento, o entrevistador retoma os motivos da consulta e a maneira como o processo de avaliação foi conduzido;
    Ela inicia com os aspectos menos comprometidos do paciente, ou seja, menos causadores de ansiedade;
    A devolutiva deve encerrar com a indicação terapêutica.
    A
     entrevista inicia-se com os aspectos mais adaptativos do cliente e prossegue até chegarmos aos menos adaptativos. Resumindo esse tópico, devemos ficar atento ao cliente para identificar a tolerância ou não às informações que estão sendo ditas.
    A linguagem a ser utilizada deve ser observada, sendo a mais adequada possível, como não utilizar termos técnicos e evitar termos ambíguos, na medida do possível lançar mão da linguagem empregada pelo cliente e seus pais.
  • GABARITO:  b) o entrevistador explica o que é o psicodiagnóstico e indica a terapêutica mais adequada


ID
188065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta quanto às recomendações para a entrevista psicológica, segundo Erickson.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Erickson (apud SCHEEFFER, 1977), algumas recomendações devem ser aplicáveis ao processo de entrevista psicológica:

    - O entrevistador deve ter o cuidado para não transformar a entrevista numa conversa social. “Como posso ajudá-lo?”, é uma boa maneira de se iniciar uma entrevista;
    - O entrevistador não deve completar as frases do entrevistado. Devem-se evitar perguntas que induzam respostas do tipo “sim” ou “não”. Não interromper o fluxo do pensamento do entrevistado, a não ser que ele se perca em idéias que fogem dos tópicos da entrevista;
    - A atitude do entrevistador deve ser de aceitação completa das vivências do entrevistado. Não deve haver discussão de pontos de vista;
    - As pausas e silêncios são, quase sempre, embaraçosos para o entrevistador. Nesses momentos, possivelmente, o entrevistado está revivendo experiências que não consegue expressar verbalmente. Quando as pausas forem longas, o entrevistador poderá retomar um tópico anterior que estava sendo discutido;
    - O tempo de entrevista deve ser marcado, e o entrevistado será comunicado de quanto tempo dispõe. Se necessário, marca-se outra (s) entrevista (s). Deve-se limitar o número de assuntos em cada sessão para não confundir o entrevistado;
    - É necessário trocar o pronome pessoal “eu”, pelo uso de expressões2 mais vagas, tais como: “parece que ...”; “parece melhor ...”; etc.;
    - Recomenda-se fazer o resumo do que fora discutido em cada final de entrevista. E que o entrevistador faça uma síntese para o entrevistado do que foi abordado na sessão;
    - O término da entrevista não deve transformar-se numa conversa social, sem nenhuma relação com os problemas discutidos. Isto pode prejudicar o resultado da entrevista.
     

    http://www.algosobre.com.br/psicologia/a-entrevista-psicologica-e-suas-nuancas.html

  • a)Ao final de cada sessão, o entrevistador solicita que o entrevistado sintetize o que foi abordado. ERRADO) Quem resume é o ENTREVISTADOR e não o entrevistado. 

     

     b)Para indicar sua atenção, o entrevistador pode completar as frases do entrevistado. ERRADO) NÃO PODE. 

     

     c)Para incentivar a fala, o entrevistador pode discutir sobre os pontos de vista com o entrevistado. ERRADO) NÃO PODE. 

     

     d)O tempo de entrevista e a quantidade de assuntos devem ser ilimitados. ERRADO) O tempo e a quantidade de assuntos deverão ser LIMITADOS. 

     

     e)Quando os silêncios forem longos, o entrevistador poderá retomar o tópico anterior. CORRETO


ID
193699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Edna procurou um psicólogo queixando-se de muita
ansiedade e medo intenso de sair de casa, principalmente sozinha,
sempre com a expectativa de que poderia acontecer algo muito
ruim com ela própria quando distante do lar e de seus familiares.
No dia da primeira sessão, Edna estava considerando a
possibilidade de sair do emprego para se tratar e reduzir as
chances de sofrer picos de ansiedade e medo, pois não teria a
obrigatoriedade de sair de casa.

Julgue os itens de 36 a 41, acerca da avaliação e dos
procedimentos e técnicas cognitivo-comportamentais que podem
ser empregadas na situação hipotética apresentada.


Se, durante a avaliação, o psicólogo optar pela entrevista não diretiva centrada no cliente, ele deve investigar todos os antecedentes e consequentes da resposta de medo, bem como investigar as variáveis contextuais presentes nas situações reconhecidas pelo paciente como ameaçadoras.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada!

    A entrevista não-diretiva é originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado. Logo, por meio dela não se busca "investigar todos os antecedentes e consequentes da resposta de medo".

    Pressupõe que o informante é competente para exprimir com clareza sua experiência, é uma maneira de receber informações do entrevistado da maneira que ele desejar, manifestar em seus atos o significado que têm no contexto em que eles se realizam,podendo revelar tanto a singularidade quanto a historicidade dos atos, concepções e idéias.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000600021

  • Se é não diretiva, não é o psicólogo que determina o que deve investigar durante o processo!


ID
207760
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entrevista delineada para auxiliar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos, trabalhando a resolução da ambivalência.
Trata-se da Entrevista

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cunha (2007), no livro Psicodiagnóstico - V, pág 88.

     

    A ENTREVISTA MOTIVACIONAL "foi delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos."

     

    GABARITO - B

  • Segundo Cunha (2007), no livro Psicodiagnóstico - V, pág 88.

     

    ENTREVISTA MOTIVACIONAL "foi delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos."

     

  • Gabarito B.

    Falou em entrevista com foco em mudança de comportamento, falou em entrevista motivacional.


ID
207763
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Blanca Guevara Werlang, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo, porque funciona como observador, mas também é ativo, na medida em que sua atitude é atenta na compreensão e formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado, assim como na ação de efetuar perguntas para

Alternativas
Comentários
  • "Em parte, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo, porque funciona como observador, mas também é ativo, na medida em que sua atitude é atenta na compreensão e formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado, assim como na ação de efetuar perguntas para esclarecer dúvidas sobre a brincadeira. Ainda, dependendo de cada situação, o psicólogo poderá não participar do jogo ou brincadeira, ou poderá desempenhar um determinado papel, caso seja o desejo da criança (Efron, Fainberg, Kleiner et alii, 1978).

     

    http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17963/material/Entrevista%20L%C3%BAdica%20-%20Texto.pdf

  • Jurema Cunha, pg 99


ID
213721
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista clínica tem-se mostrado um instrumento valioso em processos de abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes. Os dados levantados na entrevista propiciam apoio no acompanhamento em situações legais e judiciais, bem como um melhor encaminhamento para outros serviços. A escuta dessas crianças e adolescentes requer que o entrevistador tenha qualidades que são importantes para o oferecimento de uma escuta diferenciada desses sujeitos. Entre essas qualidades, destacam-se

Alternativas
Comentários
  • Algumas qualidades do(a) entrevistador(a) destacadas como importantes são: discernir entre seus problemas pessoais e os da criança, ter auto-conhecimento, ser sincero(a) e honesto(a), aceitar e compreender a criança e estar seguros de si. Outro requisito importante na entrevista é a capacidade de facilitar a expressão da criança, não tornando o encontro em um interrogatório, mas conduzindo o diálogo com liberdade e espontaneidade.

    A interação desde a primeira entrevista é essencial para a confiabilidade dos dados obtidos e, principalmente, para que a impressão da criança em relação aos entrevistadores e à instituição que estes representam seja de confiança (Silvares & Gongora, 1998). Os entrevistadores devem proporcionar tempo suficiente para que as crianças e adolescentes exponham suas opiniões, anseios e idéias, sem se sentirem ameaçados. Os entrevistados também podem fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas (Garbarino & Scott, 1992).


     http://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n3/a11v13n3.pdf
     

  • Apenas completando mais informações:

    Os profissionais devem realizar a entrevista demonstrando serenidade, cordialidade e empatia. Devem considerar diversas hipóteses sobre o que ouvirão da criança, sem aceitarem de antemão ou tomarem como única verdade válida, a informação anterior à entrevista (Duarte & Arboleda, 2005; Garbarino & Scott, 1992)

    Gabarito - D


ID
219733
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao conduzir pesquisas sistemáticas de personalidade, os investigadores frequentemente fazem uso de entrevistas estruturadas, nas quais a ordem e o conteúdo das perguntas são

Alternativas
Comentários
  • Entrevista estruturada é aquela que é planejada com antecedência. O entrevistador já possui um roteiro preparado com algumas perguntas padrão. 

  • Nas entrevistas estruturadas a ordem dos conteúdos são fixadas anteriormente e devem ser sistematicamente mantidos para preservar o procedimento de pesquisa. 


  • Gabarito:

    Letra E: FIXOS


ID
226903
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É importante que, no momento da entrevista, o entrevistador esteja em estado físico e psíquico satisfatório.
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

Preocupações com saúde, família ou trabalho de um dado entrevistador influenciam seu desempenho na função.

PORQUE

Os componentes psicofisiológicos da percepção têm implicações tanto no comportamento do entrevistador quanto na dinâmica da entrevista.

Com base no texto produzido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Opção A - as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • Qualquer senso comum resolveria essa questão

  • Eu penso que o estado PSICOFISIOLÓGICO, em relação ao estresse, é muito mais do que uma "preocupação" que temos em nosso cotidiano.

  • Erro foi considerar que as preocupações PODEM influenciar- não necessariamente influenciam o desempenho da função.


ID
229180
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista que pode ser utilizada como intervenção para o beber excessivo (em transtornos aditivos) e que propõe intervenções terapêuticas vinculadas a cada estágio de mudança, com o objetivo de resolver a ambivalência e mover os indivíduos em relação à mudança, é denominada de Entrevista

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Alguém explica por favor?
  • A entrevista motivacional é uma abordagem terapêutica eficaz em transtornos aditivos que utiliza um modo particular deajudar as pessoas a reconhecerem e fazerem algo a respeito de seus problemas presentes ou potenciais e que se fundamenta no modelo transteórico de Prochaska & Di Clemente. É umaimportante ferramenta utilizada para trabalhar a ambivalência, presente na maioria dos comportamentos aditivos, de uma forma mais persuasiva do que coerciva. Este tipo de entrevista pretende ter um impacto na influência da motivação para a mudança de comportamento.Disponível em: http://www.wpcentrodepsicoterapia.com.br/userfiles_wp/pdfs/art_liv/A-entrevista-motivacional-em-tabagistas-uma-revisao-teorica.pdf
  • Indubitavelmente, um dos principais obstáculos encontrados na tentativa de interromper o uso do tabaco é a motivação. Heather3 resumiu isso quando comentou que "os transtornos aditivos são essencialmente problemas motivacionais". Durante muito tempo, acreditou-se que a resistência era o resultado de traços de personalidade nocivos e que os pacientes são em si mesmos desmotivados para a mudança, principalmente quando falamos de comportamentos aditivos. Contudo, crê-se atualmente que a motivação não deve ser pensada como um problema de personalidade, e sim como um estado de prontidão ou de avidez para a mudança, que pode oscilar de tempos em tempos ou de uma situação para outra4.

    A entrevista motivacional, conforme proposta por Miller & Rollnick4, é uma alternativa viável no tratamento de comportamentos aditivos, dentro das intervenções breves, uma vez que o impacto inicial parece ter influência na motivação para a mudança de comportamento4,5. Segundo Miller & Rollnick4, tudo indica que o aconselhamento relativamente breve pode ter um impacto substancial, uma vez que aqueles que recebem um aconselhamento breve tecnicamente bem planejado mostram muito mais melhoras do que os que não recebem nenhuma

    Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082008000200001
  • Para maiores informações vide o Supera, aonde tem um modelo de entrevista motivacional com perguntas  e alternativas visando a reflexõ do sujeito. No final tem uma pontuação que mostra que o uso e o abuso de substâncias psicoativas estão prejudicando-o.

  • errei uma...

ID
229186
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sara Pain, em sua obra Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, aponta a importância da entrevista dedicada à devolução do diagnóstico como uma experiência de aprendizagem, uma vez que se toma consciência da situação e se providencia sua transformação. A autora acredita que neste momento do processo, o que mais ajuda o especialista, é aquilo que foi expresso

Alternativas
Comentários
  •  recomendações sobre a entrevista de devolução:

    Após a interpretação dos dados, o entrevistador vai comunicar-lhe em que consiste o psicodiagnóstico, e indicar a terapêutica que julga mais adequada;
    - O entrevistador retoma os motivos da consulta, e a maneira como o processo de avaliação foi conduzido;

  • gabarito E


ID
229198
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista de seleção assume papel central no processo de seleção, sendo que os métodos de entrevista diferem de várias maneiras. Quando o entrevistador faz perguntas ou propostas gerais, abertas, trata-se de uma Entrevista

Alternativas
Comentários
  • não entendi. alguém pode explicar por favor?
  • A entrevista não-estruturada é uma entrevista não-dirigida. Este tipo de entrevista tem um caráter exploratório e tem como objetivo obter relatos nas própias palavras do entrevistado. Neste caso, o entrevistador terá um esboço dos tópicos abordados, porém fará perguntas abertas, permitindo que o candidato expresse suas opiniões da forma que desejar.  É informal e dá maior abertura ao candidato.
  • A entrevista de seleção assume papel central no processo de seleção, sendo que os métodos de entrevista diferem de várias maneiras. Quando o entrevistador faz perguntas ou propostas gerais, abertas, trata-se de uma Entrevista Dirigida


ID
229201
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando o entrevistador tem clareza de seus objetivos, sabe qual o tipo de informação necessária para atingi-los, conhece quando ou em que sequência deve realizar as perguntas e ainda estabelece um procedimento que garante a obtenção da informação de um modo padronizado, trata-se da Entrevista

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    As entrevistas semi-estruturadas combinam perguntas abertas e fechadas, onde o informante tem a possibilidade de discorrer sobre o tema proposto. O pesquisador deve seguir um conjunto de questões previamente definidas, mas ele o faz em um contexto muito semelhante ao de uma conversa informal. O entrevistador deve ficar atento para dirigir, no momento que achar oportuno, a discussão para o assunto que o interessa fazendo perguntas adicionais para elucidar questões que não ficaram claras ou ajudar a recompor o contexto da entrevista, caso o informante tenha "fugido" ao tema ou tenha dificuldades com ele. Esse tipo de entrevista é muito utilizado quando se deseja delimitar o volume das informações, obtendo assim um direcionamento maior para o tema, intervindo a fim de que os objetivos sejam alcançados.

    http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf

  • A entrevista psicológica pode ser classificada quanto aos seguintes aspectos: formal e seus objetivos. Em seus aspectos formais pode ser dividida em estruturada, semi-estruturada e livre estruturação. A entrevista estruturada e a de principal uso na realização de pesquisas, levantamento de informações definidas pela necessidade de um projeto, privilegiando a objetividade. Já no caso de especificidade clinica utiliza-se os procedimentos semi-estruturados ou de livre estruturação dependendo é claro de seus objetivos. Todas as entrevistas precisam de uma estrutura mesmo quando o entrevistador não a reconhece por isso refere-se a esta entrevista como vista de livre estruturação. Tomando-se os objetivos de uma técnica de livre estruturação é possível desenvolver alguma forma semi-estruturada de se obter o mesmo tipo de informação. As entrevistas semi-estruturadas são assim denominadas porque o entrevistador tem a clareza de seus objetivos, de que tipo de informação precisa, etc.. 

  • Semi-estruturada.


ID
229204
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ansiedade desempenha um papel importante na entrevista. Pode-se dizer que quando o ego observador do psicólogo se deixa invadir pela ansiedade na situação de entrevista, ele

Alternativas
Comentários
  • Comentários:

    "Quando o entrevistador é afetado pela ansiedade, reduz a capacidade de discernimento e tende a agir coerentemente com as emoções evocadas pela situação."


    By Alyson Barros


ID
231286
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em entrevista clínica, paciente relata um atropelamento do qual foi a causa, de forma fria, descrevendo insensivelmente pormenores do acidente e da situação de ferimentos em que se encontrava a vítima. Este tipo de comportamento, característico de certa psicopatologia, costuma provocar no entrevistador, em relação ao entrevistado, o mecanismo psicodinâmico conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • Alguém possui material que fale sobre este mecanismo paicodinâmico: ATUAÇÃO? Nunca ouvi falar...
  • Claro ! Atuação é a resposta correta. Dentro deste contexto, quer dizer que o profissional tem maior probabilidade de atuar contratransferencialmente, uma vez que o sujeito apresentou comportamentos  incompativeis com a situação.

  • Também nunca vi nenhum material citando "atuação" como mecanismo psicodinâmico. E atuar e "atuar contratransferencialmente" são coisas absolutamente diferentes. Questão mal formulada.
  • Atuar é dentro da cultura psicanalítica é o mesmo que atuar sob a contratransferência, assim o psi pode estar contratransferrindo e competindo com o paciente como se fosse o pai dele,ex 

  • É importante pesquisarmos para posteriormente postarmos comentários, não tem esta de preguiça de pesquisar. Se não colaborarmos com pesquisa, dedicação e suor não adianta colocarmos opiniões na base do "achismo".

    Teorias baseadas no nada acabam atrapalhando quem quer responder as perguntas, mas por não terem certeza da resposta dada (ou a fim de somar aquilo que já tem ideia) procuram no espaço "comentários" e ao olhar os comentários se depara com verbalizações sem fundamentação teórica relacionadas apenas a inclinações pessoais.


    Encontrei um comentário a respeito desta questão:

    "Comentários: Nível Jedi! Vamos por partes. O que temos vontade de fazer quando ouvimos um relato desses? O que esse tipo de frieza nos provoca? Partindo do pressuposto que somos normais, sentiríamos vontade de pular no pescoço de tal sujeito e esganá-lo até que manifeste algum sentimento. Assim, em geral, podemos dizer que o entrevistador tende a agir através de um acting out. Esse acting out é um mecanismo de defesa descrito por Freud, pouquíssimo conhecido, como atuação. Veja a definição:

    Acting-Out - Expressão inglesa, que em sua essência significa substituição momentânea do pensamento pela ação, onde domina o caráter impulsivo, e a incapacidade para raciocinar. Na psicanálise é interpretado como o retorno abrupto de um conteúdo reprimido (ver repressão), cujo afeto é demasiado intenso para ser descarregado em palavras."

    Fonte: http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/glossariofreud.html




  • Também nunca ouvi falar. Se alguém tiver mais referências, por favor, compartilhe.

  • "Passagem ao ato (passage à l’acte), expressão mais utilizada em francês como equivalente ao acting out, sugere a ideia de que o sujeito faz uma passagem - da representação, de uma tendência, ao ato nu e cru. O termo atuação, situado em verbete diverso de acting out, é definido como um ato em que o sujeito “atua” uma pulsão, fantasia ou desejo, vivendo-os no presente com sentimento de atualidade e desconhecendo sua natureza repetitiva."

    http://www.psicopatologiafundamental.org/uploads/files/v_congresso/mr_69_-_francisco_gomes_garzon.pdf

    "No progresso da análise a transferência pode se tornar hostil, ou se intensificar excessivamente o que devido ao recalque faz a recordação dar lugar à atuação, ao acting out.

    Aprendemos que o paciente repete ao invés de recordar e repete sob as condições da resistência. Podemos agora perguntar o que é que ele de fato repete ou atua (acts out). A resposta é que repete tudo o que já avançou a partir das fontes do recalcado para sua personalidade manifesta — suas inibições, suas atitudes inúteis e seus traços patológicos de caráter. Repete também todos os seus sintomas, no decurso do tratamento."

    http://www.allandeaguiar.com/2010/07/blog-post_189.html

     

  • C) comoção: seria um sentimento mais provável para a vítima e não ao entrevistado no caso descrito, além do que não é mecanismo psicodinâmico;

    D) empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro (também não se trata de mecanismo psicodinâmico);

    E) histeria: é uma neurose e não mecanismo psicodinâmico.

    B) recalcamento é um mecanismo que torna conteúdos inconscientes - esta talvez poderia gerar uma dúvida por ser termo psicanalítico, porém oposto ao descrito na questão.

    Marquei alternativa

    A) atuação: como correto por "malícia" de eliminação, ao deduzir que atuação era "tradução" de acting out. Pessoal, marcar essa alternativa acabava sendo a melhor opção por conta das outras alternativas serem manifestamente incorretas.

  • Besteira, a atuação precisa de fato acontecer para ser de fato ela. O terapeuta tender a isso não configura passagem ao ato. A passagem ao ato, ou atuação já indica pelo nome: tem que agir.

    Por outro lado, existem ainda outros problemas a serem verificados. Não podemos dizer que todos os terapeutas se sentiriam da mesma forma.

    Enfim, fica de lição para as bancas: essas minúcias deixem de lado, pois não é ciência exata.


ID
234772
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A realização de entrevista clínica é considerada uma das principais competências do psicólogo, independentemente de sua abordagem teórica. Sobre o procedimento de entrevista clínica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  

    Há estágios na entrevista em que a maioria dos terapeutas concordam. Primeiro há a introdução, a qual tem como tarefa principal o desenvolvimento do rapport e o estabelecimento da confiança. Em segundo lugar, há a exploração, a qual irá formar uma hipótese que justifique os fatos principais do caso.

    O terceiro é o teste da hipótese. O quarto estágio é oferecido o feed back, onde o terapeuta revela ao paciente os pontos mais importantes da avaliação. E a fase final é o término, onde a tarefa é desenvolver um plano de tratamento adequado a objetivos sobre os quais há concordância mutua.

  • Paráfrase: Colocar de forma articulada o que o paciente diz. 

  • Em relação a questão acima encontrei como resposta a letra "e" em um gabarito de um concurso realizado pela UECE-CEV para a prefeitura de Amontada no Ceará. Gostaria de saber se alguém sabe qual a resposta certa para esta questão. 

  • Acerca da letra "e", o conceito ora explicitado é o da confrontação e não o da paráfrase e por isso está errada!

    Reexposição (Paráfrase): A reexposição simplesmente coloca em outras palavras, de maneira mais clara e articulada, o que o paciente diz. A reexposição é em geral empregada para facilitar a compreensão e para esclarecer, enquanto a reflexão e utilizada como uma intervenção terapêutica

    Confrontação: A confrontação é a técnica através da qual o terapeuta aponta discrepâncias entre o que é observado e o que é falado. Às vezes ela é empregada quando o paciente diz alguma coisa diferente daquilo que o terapeuta está percebendo dele. A confrontação é freqüentemente utilizada com drogados e outros pacientes com transtornos de caráter, a fim de desfazer suas negações e defesas rígidas. Ela em geral produz o efeito de aumentar a ansiedade e desencadear a negação e a evitação que ela buscava atingir. A confrontação pode ser construtiva ou destrutiva, quando mal utilizada ela pode ser maléfica; deve ser utilizada por terapeutas experientes.

    http://monografias.brasilescola.uol.com.br/medicina/entrevista-clinica-diagnostico.htm


ID
240169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a recrutamento e seleção de
pessoal.

São etapas da entrevista que compõem um processo seletivo e que contribuem para a posterior elaboração do laudo psicológico: o quebra-gelo inicial, a análise dos testes aplicados, a análise do exame médico, a apreciação do mercado de trabalho e o encerramento.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA

     

    Não fazem parte da entrevista de seleção a análise dos testes aplicados, a análise de exames médicos e a apreciação do mercado de trabalho.

    Numa entrevista de seleção o entrevistador pode ventilar alguns temas extraídos dos momentos citados acima, como, por exemplo, perguntar sobre alguma condição médica observada nos exames, contudo isso não faz parte das etapas de entrevista. 

    As etapas da entrevista são:

    1 - Preparação da  entrevista;

    2 - Ambiente;

    3 - Processamento da entrevista;

    4 - Encerramento da entrevista, e

    5 - Avaliação do candidato. (Fonte: http://consultoriaerh.blogspot.com/2007/12/etapas-de-uma-entrevista-de-seleo.html)

    Acho que a pegadinha dessa questão foi citar a elaboração do laudo psicológico. Certamente, as etapas citadas são essenciais para a construção do laudo, contudo, uma seleção não tem o objetivo de elaborar um laudo psicológico, e sim, selecionar um profissional adequado para ocupar uma vaga na organização.

  • São etapas do Processo Seletivo e contribuem para a posterior elaboração do laudo psicológico: o quebra-gelo inicial, a análise dos testes aplicados, a análise do exame médico, a apreciação do mercado de trabalho e o encerramento.

  • boa pegadinha. misturou tudo

  • Não tem laudo psicológico em entrevista, o laudo é da avaliação psicológica. 


ID
240175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a recrutamento e seleção de
pessoal.

Para a contratação de pessoal para cargos de alta complexidade, é conveniente a realização de mais de uma entrevista, principalmente do tipo painel, para assegurar que a avaliação do candidato seja mais completa.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia me dizer o que é uma entrevista tipo painel?
  • Segundo o Wikipedia, a entrevista do tipo painel é uma maneira onde a organização julga o nível de comunicação, interação com o grupo e avalia o nível de habilidade do candidato. Eu acho que é uma entrevista parecida com a de apresentação de um painel em congresso. Onde são feitas perguntas relativas ao trabalho apresentado.

     

  • Resposta Certa

    Entrevista de painel

    O candidato é entrevistado por várias pessoas em conjunto. Normalmente é conduzida por um responsável superior (ex: presidente) e duas ou mais pessoas com responsabilidades em diferentes áreas.

    http://www.empregoemalta.com/jov_detalhe.php?seccao=1&id=99
  • Nesse modelo, o candidato é entrevistado por profissionais de diferentes departamentos da empresa ao mesmo tempo. Essa técnica possibilita, em virtude das diversas especialidades dos entrevistadores, adquirir informações sobre diferentes pontos de vista. Por esse motivo é aumentado o grau de conhecimento sobre o candidato e, portanto, diminuído a imprecisão da seleção.


ID
269746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de psicodiagnóstico e às técnicas
projetivas, julgue os itens a seguir.

A entrevista inicial, que consiste na coleta de todos os dados do paciente, deve ser livre, de forma a se garantir a fidedignidade dos dados coletados. Isso significa que o paciente é quem deve guiá-la, conforme sua queixa ou o motivo que o levou ao psicodiagnóstico.

Alternativas
Comentários
  • Não, a entrevista inicial deve ser dirigida pelo entrevistador, com o objetivo de formular hipóteses.

    Entende-se por entrevista clínica inicial em psicologia, na visão Marcelo Tavares (Psicodiagnóstico V – 2000), todo um conjunto de técnicas de investigação, tempo delimitado, sempre dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, com o intuito de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais e sistêmicos, em um processo que visa fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

    A entrevista se dá por um processo investigativo, tornando possível relacionar eventos e experiências, descrever, avaliar, fazer inferências, estabelecer conclusões e tomar decisões. 
  • Não coleta TODOS os dados 

  • Acredito que além do que Josyeldo escreveu, o termo fidedignidade descrito também encontra-se incorreto, uma vez, que ao estudarmos sobre validade e fidedignidade de um teste, vemos a diferenças nas conceituações entre ambas, e uma delas é que a  fidedignidade refere-se a confiabilidade e precisão. Então pergunto : como podemos ter confiabilidade e precisão em uma entrevista que será guiada pelo entrevistado ou paciente ? Não é possível. 

  • Segundo Bleger, a entrevista consiste na busca de dados do comportamento no momento da entrevista e não na coleta de todos os dados do paciente. Este último refere-se a anamnese.

    Bleger também classifica a entrevista em dois tipos fundamentais: aberta e fechada. Segundo o autor a entrevista aberta possibilita uma investigação mais ampla e profunda da personalidade do entrevistado. A flexibilidade da entrevista aberta, permite na medida do possivel que o entrevistado configure o campo da entrevista segundo sua estrutura psicológica particular - ou dito de outra maneira - que o campo da entrevista se configure, o maximo possivel, pela variaveis qued ependem da personalidade do entrevistado.

    Dessa forma, pode-se dizer que o entrevistador controla a entrevista, porém quem a dirige é o entrevistado.

     

    Bleger, José. Temas de Psicologia: entrevistas e grupos.

     

  • A modalidade mais indicada para a entrevista inicial é a semi-dirigida: o psicólogo apresenta um certo enquadre, direcionamento, estabelece os papéis e o paciente fica a vontade para iniciar por onde preferir e incluir o que desejar em sua fala.

  • Deve ser semidirigido, ou semiestruturado. E se há estruturação, então também há um objetivo, o qual deve ser guiado pelo terapeuta.

    Trecho retirado do Semiologia dos Transtornos Mentais, do Dalgalorrondo.

    "Um fator importante nas fases iniciais da avaliação do paciente é notar e descrever o aspecto global do paciente, expresso pelo corpo e pela postura corporal, pela indumentária (roupas, sapatos, etc.), pelos acessórios (colares, brincos, piercing, etc.), por detalhes como maquiagem, perfumes, odores, marcas corporais (tatuagens, queimaduras, etc.), porte e atitudes psicológicas específicas e globais do paciente.

    A aparência do paciente, suas vestes, seu olhar, sua postura, revela muito de seu estado mental interior e é recurso fundamental para o diagnóstico. Nesse sentido, o Quadro 8.2, organizado a partir dos trabalhos de Betta (1972) e de Cheniaux (2005), visa resumir os principais padrões observados no consultório."

    Dalgalarrondo ainda retifica que a observação da aparência do sujeito deve ser "precisa, objetiva e detalhada, sem inferências".... difícil né......

    Resumindo, é só tudo que vc tem que prestar atenção. O Dalgalorrondo tem um viés bem psicanalista, talvez, por isso a ênfase no aspecto global do paciente, algo que é contestado por outras abordagens. Coisa que também não concordo, mas quem somos nós na fila do pão... kkk Força na peruca aí, galera!


ID
313966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com referência às práticas de gestão de pessoas, julgue os itens de 40 a 48.

Ao conduzirem uma entrevista de seleção, os avaliadores devem privilegiar as entrevistas estruturadas, visto que elas se correlacionam mais fortemente com o desempenho que as entrevistas não estruturadas.

Alternativas
Comentários
  • Como entender essa banca?

     

    Existe método/técnica melhor que outra, ou não existe?

  • Pois é! Como assim? Um método é melhor do que o outro??

  • Indiquem para comentários!

  • página 162

    https://books.google.com.br/books?id=-R7HhCFaH3sC&pg=PA162&lpg=PA162&dq=as+entrevistas+estruturadas++desempenho&source=bl&ots=7HbzwLAQZ5&sig=TyHRJ1SXoBdXvRbLjh7LEoC28-Y&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj4wMDFkfDcAhXGUZAKHQHmCuY4FBDoATACegQIBhAB#v=onepage&q&f=true

     

     

  • A entrevista não estruturada é apontada como forma menos válida de prever o desempenho na função. O problema com esse tipo de entrevista é que ela está sujeita a fatores aleatórios, que podem interferir na escolha. Um entrevistador pode decidir a contratação com base na aparência, se o candidato estiver mal vestido, por exemplo. Cable e Jungle (1997) descobriram que as decisões de contratação dos entrevistadores estavam relacionadas ao nível de atração exercida pelos candidatos e no fato de gostarem ou não deles.
    Estes entrevistadores podiam não ser tão atenciosos ao questionar um candidato de que não gostassem ou que não fosse atraente, deixando, assim, de descobrir qualificações profissionais importantes que serviriam para a contratação desse candidato. Spector, 2002.
     

  • Acertar gestão de pessoas no CESPE só por sorte mesmo... pela capacidade teórica e interpretativa meu cérebro já estourou.

  • Obs: A Banca fala em priorizar e não que uma e melhor que a outra

  • A mais adequada não seria a semiestruturada? Ela nem sequer foi abordada na assertiva, como se só existissem dois tipos.
  • Ao conduzirem uma entrevista de seleção, os avaliadores devem privilegiar as entrevistas estruturadas, visto que elas se correlacionam mais fortemente com o desempenho que as entrevistas não estruturadas.

    Seriam privilegiadas pelo fato de que conseguem avaliar todos os candidatos diante dos mesmos aspectos, dando menor margem pra subjetividade do avaliador. Promoveria a Isonomia.


ID
314074
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. A entrevista padronizada apenas nas perguntas é uma entrevista com perguntas previamente elaboradas, que permitem ao candidato respondê-las de forma

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    De acordo com CHIAVENATO (1997), as entrevistas podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas nos seguintes tipos: entrevista totalmente padronizada, a qual é estruturada, fechada ou direta, com roteiro pré-estabelecido, onde o candidato é solicitado a responder questões padronizadas previamente elaboradas, na forma de escolha múltipla, verdadeiro-falso, sim-não, entre outros; entrevista padronizada apenas quanto às perguntas ou questões, com perguntas que permitem respostas abertas; entrevista diretiva, que não especifica as questões, mas o tipo de resposta desejada, e somente é aplicada quando se pretende conhecer certos conceitos espontâneos dos candidatos e entrevista não diretiva, que não especifica as questões e nem as respostas, sendo denominadas entrevistas não estruturadas, não diretivas, exploratórias, informais por serem totalmente livres, cuja seqüência e orientação fica a cargo do entrevistador.
    http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/P%C3%A1ginas/5%20Edi%C3%A7%C3%A3o/Aplicadas/PDF/9-Ed5_CA-Anali.pdf

     

  • Ha ... pegadinha do malandro. Se vc achou que a pergunta estava falando do tipo de entrevista vc se deu mal.
  • gente, eu ainda não entendi essa pergunta, alguém poderia me ajudar a esclarece-la?

  • Até pra quem não conhecia a referência de onde a questão foi tirada, era tranquilo de responder corretamente, pois na própria questão afirma: "entrevista padronizada apenas nas perguntas" o que significa que as perguntas são padronizadas, mas as respostas não. De cara você elimina diretiva e fechada que têm espostas previamente estruturadas. Se as respostas não são pre determinadas, elas são livres,

  • As entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. A entrevista padronizada apenas nas perguntas é uma entrevista com perguntas previamente elaboradas, que permitem ao candidato respondê-las de forma livre


ID
318061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

A entrevista de desligamento é um procedimento importante na investigação de possíveis causas de absenteísmo, rotatividade e condições de trabalho de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A entrevista de desligamento é feita com os funcionários que se desligam da organização e após a efetivação do desligamento para evitar qualquer compromisso pessoal. A entrevista de desligamento é realizada por um especialista de RH ou gerente de linha e abrange os seguintes aspectos (CHIAVENATO, 1999):

    Motivo que determinou o desligamento;

    Opinião do funcionário sobre a empresa, a gerência e os colegas;

    Opinião a respeito do cargo, horário e condições de trabalho;

    Opinião sobre salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso;

    Opinião a respeito do relacionamento humano, moral e sobre a atitude das pessoas;

    Opinião quanto às oportunidades existentes no mercado de trabalho.

    Todos esses aspectos são registrados em um formulário específico para tratamento estatístico das causas da rotatividade na organização.


ID
406447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo decidiu implantar um projeto voltado para
assistência a pacientes idosos com sintomas de depressão. Julgue
os itens de 88 a 92, acerca desse projeto.

Durante o processo de triagem para atendimento em grupo de abordagem cognitivo comportamental, seria irrelevante e cansativo para o idoso uma entrevista individual para avaliar seu nível de capacidade auditiva para comunicação, compreensão verbal e escrita ou capacidade de retenção mnemônica.

Alternativas
Comentários
  • Irrelevante nada, muito pelo contrário.

  • Seria relevante sim.


ID
538771
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na entrevista lúdica, Arminda Aberastury considera conveniente não interpretar, já que ainda não temos como saber se a criança

Alternativas
Comentários
  • "Para Arminda Aberastury, a criança estabelece com o psicoterapeuta transferência positiva e negativa, mas também é capaz de representar através dos brinquedos os seus conflitos, suas defesas e fantasias. Considera que é conveniente para o entrevistador, ao realizar a entrevista lúdica, não interpretar, já que ainda não se tem como saber se a criança será tratada ou não e, em caso de encaminhamento, qual a técnica mais adequada para aplicar."

    Questão retirada da internet e totalmente descontextualizada. Não há como concluir que a entrevista lúdica da qual se trata é inicial ou visando um encaminhamento.
  • "A Entrevista Lúdica ou Hora de Jogo Diagnóstica Entrevista Lúdica

    Segundo Werlang (2000), é um tipo de entrevista de importante papel no  atendimento de crianças. É uma técnica de avaliação muito rica, que permite compreender a natureza do pensamento infantil, fornecendo informações significativas do ponto de vista evolutivo, psicopatológico e psicodinâmico,possibilitando formular conclusões diagnósticas, prognósticas e indicações terapêuticas. As instruções específicas para uma entrevista lúdica consistem em oferecer à criança a oportunidade de brincar com todo material lúdico que lhe é oferecido, sob algumas condições, como uso do espaço, papel da criança e do entrevistador, etc. Nos brinquedos oferecidos pelo psicólogo, a criança deposita parte dos sentimentos, representante de distintos vínculos com objetos de seu mundo interno. As crianças, de maneira geral, agem, falam e/ou brincam de acordo com suas possibilidades maturativas, emocionais, cognitivas e de socialização, e é pela sua ação(ativa ou passiva) que elas exprimem suas possibilidades, descobrindo-se a si mesmas e revelando-se aos outros.A postura do psicólogo é estimular a interação, conduzindo a situação demaneira tal que possa deixar transparecer compreensão, respeitando eacolhendo a criança, de forma que ela se sinta segura e aceita.Em parte, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo,porque funciona como observador, mas também é ativo, na medida em quesua atitude é atenta na compreensão e formulação de hipóteses sobre aproblemática do entrevistado, assim como na ação de efetuar perguntaspara esclarecer dúvidas sobre a brincadeira. Ainda, dependendo de cada situação, o psicólogo poderá não participar do jogo ou brincadeira, ou poderá desempenhar um determinado papel, caso seja desejo da criança".

  • Item B.

    PSICODIAGNÓSTICO V (2003)

  • sem contexto, fica difícil hein aaff


ID
538774
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Marcelo Tavares, a entrevista de triagem tem por objetivo principal

Alternativas
Comentários
  • Tavares (2000) classifica a entrevista clínica quanto as suas finalidades como: de triagem, de anamnese, diagnósticas, sistêmicas e de devolução. A entrevista de triagem tem como objetivo principal identificar a demanda. A entrevista de anamnese tem por objetivo fazer um levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa de forma cronológica. Ressalta, ainda, que: O exame e análise de uma condição na tentativa de compreender, explicar e  possivelmente modificar se dá na entrevista diagnóstica. A entrevista sistêmica avalia casais e famílias, ou seja, foca a avaliação da estrutura ou história relacional e a rede social das pessoas envolvidas. Por último, a entrevista de devolução tem por finalidade comunicar ao sujeito o resultado da avaliação ajudando a compreender as conclusões e ajudando a remover distorções ou fantasias. (TAVARES 2000, p. 45)
  • Alternativa A esta correta!!

     


ID
538777
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Jurema Alcides Cunha, a história pessoal (ou anamnese) pressupõe

Alternativas
Comentários
  • Não consigo copiar, mas esse artigo tem exatamente essa citação de Cunha.
    http://www.pronty.com.br/artigos/benderaprendizagem.pdf
  • "Esse levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, pode ser facilmente estruturado cronologicamente, e pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação, devendo ser enfocada conforme os objetivos do exame e dependendo do tipo e da idade do paciente (Cunha, 2000). '
  • Na avaliação psicológica em crianças é necessário ampliar o foco avaliativo, ou seja, além do contato com a criança, é imperativo o contato com os pais ou responsáveis, por meio das entrevistas de anamnese para a coleta da sua história desenvolvimental. Aberastury (1991) enfatiza a necessidade de coletar, além da queixa que traz a criança à consulta, dados específicos de sua história, como a gestação vivenciada pela mãe, o parto, os primeiros meses, o controle dos esfíncteres, o início da deambulação, um dia de vida normal e as relações familiares que a criança vivencia no momento. Esse levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, principalmente na infância, pode ser facilmente estruturado cronologicamente, e pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação, devendo ser enfocada conforme os objetivos do exame e dependendo do tipo e da idade do paciente (Cunha, 2000)
  • A questão descreve ipsis litteris como está na página 59 do livro Psicodiagnóstico V de Cunha: História Pessoal ou Anamnese: A história Pessoal pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação.

  • História Pessoal ou Anmnese

    --> levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa (principalmente na infância)

    --> pode ser estruturado cronologicamente

    --> pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação

    --> deve ser enfocada conforme os objetivos do exame e dependendo do tipo e da idade do paciente 

  • (D) uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação.


ID
635203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de entrevista clínica.

Alternativas
Comentários
  • "A entrevista pressupõe pelo menos uma pessoa que esteja em condições de ser um participante colaborativo, e o sucesso da entrevista depende de seu modo de participação." - página 46 do livro Cunha, J. Psicodiagnóstico V (2000)

  • A entrevista clínica tem objetivos definidos e deve ser direcionada.

  • C

  • Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas

    fonte: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17963/material/Texto%2012%20-%20Entrevista%20Cl%C3%ADnica.pdf


ID
680401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Prochaska e DiClemente identificaram cinco estágios de mudança
comportamental entre pacientes em tratamento para abuso de
substâncias e propuseram o modelo transteórico de mudança.
O reconhecimento dos estágios permite ao psicólogo adequar a
intervenção às respostas do paciente e otimizar o tratamento
proposto motivando seu paciente de acordo com o estágio em que
se encontra. O modelo tem sido utilizado para compreender e
descrever mudanças no uso de álcool, tabaco, cocaína e no
controle do peso. Julgue os itens a seguir, referentes ao conceito
e à aplicação dos estágios previstos nesse modelo.

Na entrevista motivacional, durante a pré-contemplação, é importante validar a experiência e as dificuldades do paciente para realizar mudanças, mas ressaltando a responsabilidade que ele tem sobre a situação e sobre sua própria saúde.

Alternativas
Comentários
  • A EM consiste em 5 estágios:

    1) Pré-contemplação

    2) Contemplação

    3) Preparação

    4) Ação

    5) Manutenção

    1-Pré-contemplação

    -Consiste na entrada da pessoa para o processo de mudança,

    -a pessoa ainda não está considerando a mudança,

    -a pessoa não encara seu comportamento como um problema,

    -estágio pode ser entendido como 'resistente' ou 'em negação'

    Fonte: blog "sobredrogadicao"

    Alguém sabe pq não consigo colar o link com a fonte? (se puder me informar no privado, agradeço!)


ID
680443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um homem de 32 anos de idade procurou o serviço de
psicologia do órgão em que trabalha buscando tratamento para
dependência alcoólica. Ele relatou que ingeriu bebida alcoólica
pela primeira vez aos 22 anos de idade e que aos 25 foi internado
por 3 meses após uso excessivo de álcool. Quando teve alta,
voltou ao antigo emprego e no primeiro final de semana saiu com
os colegas para comemorar o retorno. Bebeu nesse dia e
experimentou cocaína oferecida por um amigo. Após 2 meses de
uso intenso de álcool e cocaína associados foi novamente
internado, dessa vez por um ano. Após a alta, ficou sóbrio durante
3 anos e recaiu uma terceira vez, associando novamente álcool e
cocaína após a decisão de tomar um cálice de champanhe no
réveillon. Foi internado por mais um ano e, após a alta, passou
em um concurso público concorrido e começou a trabalhar com
um ótimo salário. Depois de aproximadamente 2 anos de total
abstinência, ele tomou uma lata de cerveja em duas situações
sociais. Após a segunda situação, ele engajou-se em 3 dias de
intensa bebedeira e faltou uma semana ao trabalho. Agora está
preocupado com sua posição no serviço e teme perder o emprego.
Por isso decidiu procurar um médico que indicou Antabuse e o
encaminhou para o serviço de psicologia.

Considerando o caso hipotético apresentado acima, julgue os
seguintes itens, relativos ao atendimento psicológico desse
paciente.

A entrevista semi-estruturada é inadequada para a coleta de informações necessárias à intervenção.

Alternativas
Comentários
  • Entrevista semiestruturada: Combina perguntas fechadas e abertas. Nesse tipo de entrevista

    o entrevistado tem liberdade para se posicionar favorável ou não sobre o tema, sem se prender à

    pergunta formulada (MINAYO, 2010).

    Gabarito: Errado


ID
680476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O chefe de setor encaminhou uma funcionária para o
serviço de psicologia e pediu um laudo com avaliação e
informação sobre a necessidade e duração de eventual tratamento.
A funcionária estava muito lenta no trabalho, a qualidade deixava
a desejar e ela era vista chorando com freqüência. A paciente, de
25 anos de idade, referiu medo de sair de casa sozinha, medo de
entrar em elevadores e medo de lugares fechados ou muito
cheios, com saída difícil, embora nunca tivesse acontecido nada
em ambientes assim. Disse que estava muito preocupada com seu
desempenho no trabalho, mas tinha muita dificuldade de
concentração, ficava ansiosa, às vezes era agressiva e esquecia
coisas importantes com muita facilidade. Geralmente sobrepunha
diferentes atividades que não conseguia concluir e as tarefas
acumuladas ficavam cada vez mais aversivas. Os colegas já
estavam impacientes e não mostravam mais solidariedade porque
a consideravam irresponsável.

Considerando esse caso hipotético, julgue os itens seguintes.

Na primeira entrevista com essa paciente, chamada entrevista devolutiva, o psicólogo deve apresentar a síntese da avaliação, o diagnóstico e a forma de tratamento.

Alternativas
Comentários
  • entrevista devolutiva - final do processo de avaliação e devolução das impressões e informações.

  • Nem precisou ler o estudo de caso, basta saber que a entrevista inicial é no começo do processo e no final é a entrevista devolutiva.

  • Entrevista Devolutiva é no final do processo em que consiste apresentar os resultados ao entrevistado. Nunca no inicio do processo.


ID
680488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito das entrevistas psicológicas.

A clarificação é útil na primeira entrevista clínica, mas é inadequada ao longo do processo terapêutico.

Alternativas
Comentários
  • Errada. É útil do começo ao fim :)

  • Gabarito: errado!

    "clarificação geralmente se faz pela utilização de alguma das outras técnicas (questionamento, paráfrase ou reexposição), mas o seu propósito é auxiliar o paciente a compreender o que é dito na entrevista."

    Portanto, ela é útil a todo momento e sua aplicação não se restringe apenas ao contexto da aplicação da entrevista.


ID
680491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito das entrevistas psicológicas.

Quando o psicólogo e o paciente são ambos funcionários de um mesmo órgão, o profissional fica impedido de assegurar confidencialidade ao paciente em uma entrevista de ajuda.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão. Alguém entendeu ?

    a questão está incorreta, o que seria essa entrevista de ajuda ?rs

  • Gabarito: errado!

    Tayná, o erro está aqui, vejamos:

    "Quando o psicólogo e o paciente são ambos funcionários de um mesmo órgão, o profissional fica impedido de assegurar confidencialidade ao paciente em uma entrevista de ajuda."

    Ignorando o tipo de entrevista (talvez a banca tenha colocado só para confundir mesmo, rs), mas em hipótese alguma o profissional psicólogo deverá considerar que ficou IMPEDIDO DE ASSEGURAR CONFIDENCIALIDADE a ninguém, independentemente do contexto a qual nos refiramos.

    Penso apenas que, neste caso, não foi ético que o psicólogo viesse a atende-lo.

  • O código de ética é claro quanto ao sigilo profissional. Se ele está na posição de psicólogo, o sigilo deve ser mantido independente da forma de atendimento exercida.


ID
680494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito das entrevistas psicológicas.

Na entrevista não-diretiva, quando o psicólogo parafraseia a fala do paciente mostrando sua compreensão do conteúdo apresentado, ocorre a reformulação-reflexo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    "A Reiteração ou Reformulação-Reflexo consiste em resumir, parafrasear ou acentuar a comunicação manifesta ou implícita do cliente (Rogers & Kinget, 1977). Consiste em retomar as idéias apresentadas pelo cliente, reformulando-as de modo que este possa reconhecê-las (Mucchielli, 1978)."


ID
680497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito das entrevistas psicológicas.

Na entrevista motivacional, a confrontação e o argumento são essenciais para o alcance dos objetivos.

Alternativas
Comentários
  • O entrevistador evita a confrontação, que é sinal de mais conflitos.

    Psicodiagnóstico V p. 89
  • Segundo Oliveira (2007), o entrevistador evita a confrontação (que é sinalizada como provocadora de mais conflito), e os clientes são estimulados a articular para si mesmos suas razões para mudar, por meio de técnicas de aconselhamento, de feedback adequado e de análise de custo-benefício, entre outros.

     

    FonteA Entrevista Motivacional in: Cunha e cols. Psicodiagnóstico V.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: Errado

  • As propostas de EM são mais persuasivas que coercitivas, mais suportivas que argumentativas.

    O entrevistador evita a confrontação (que é sinalizada como provocadora de mais conflito), e os clientes são estimulados a articular para si mesmos suas razões para mudar, por meio de técnicas de aconselhamento, de feedback adequado e de análise de custo-benefício, entre outros. A balança decisional, nesse momento, é uma estratégia fundamental, e deve ser utilizada para mostrar os dois lados do conflito.

    Fonte: Psicodiagnóstico V, Cunha (2003).


ID
680500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito das entrevistas psicológicas.

Na entrevista de aconselhamento, o psicólogo deve dar alternativas para o paciente considerar, em vez de oferecer orientações para ele seguir.

Alternativas
Comentários
  • O aconselhamento é, para alguns autores, considerado um meio terapêutico de auxiliar a lidar com alguma situação ou tomada de decisão; portanto, dar alternativas é um modo de permitir a autonomia do cliente para a decisão, mas ao mesmo tempo, fornecer apoio e direção


ID
680503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito das entrevistas psicológicas.

Opiniões que o psicólogo formou por sua experiência acerca de grupos sociais favorecem a obtenção de informações nas entrevistas iniciais.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que erro esteja em transferir concepções passadas para uma nova, quando todo processo é novo, único.

ID
680506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito das entrevistas psicológicas.

De acordo com Carl Rogers, a forma como um indivíduo vivencia um fato durante a entrevista centrada no cliente é mais importante para o psicólogo que o fato em si.

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva fenomenológica!


ID
693820
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a linguagem não verbal e suas formas de expressão na entrevista, observe os itens abaixo:

I. Toque
II. Roupas
III. Territorialidade
IV. Proxêmica

Assinale a alternativa que identifica aqueles próprios à linguagem não verbal.

Alternativas
Comentários
  • I. [CERTO] - Comunicação não-verbal do tipo CINESTESIA / LINGUAGEM CORPORAL 

    II. [CERTO] - Comunicação não-verbal do tipo EFEITOS PESSOAIS


    III.[CERTO] - Comunicação não-verbal do tipo ESPAÇO INTERPESSOAL 

    IV. [CERTO] - É um tipo de comunicação não-verbal (sinônimo de ESPAÇO INTERPESSOAL)
    fonte: Andreia Ribas
  • “Campos de estudo da comunicação não verbal

    Knapp (1972), em uma tentativa de sistematizar os campos da comunicação não verbal, propôs o seguinte:

    a)     cinésica (movimento do corpo);

    b)     proxêmica (uso e organização do espaço físico);

    c)      paralinguagem (modificação das características sonoras da voz);

    d)     tacêsica (linguagem do toque); e

    e)     características físicas (forma e aparência do corpo).”

    Fonte: Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal

  • Michelle Monteiro de Oliveira, obrigado pela dica do Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Gostei demais.


ID
693868
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o uso da entrevista no processo seletivo.

Alternativas

ID
697084
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

M.L.S. de Ocampo e M.E.G. Arzeno, na obra O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas, concordam que, em um psicodiagnóstico, a entrevista inicial é semidirigida quando o paciente

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar o texto completo da obra citada no enunciado da questão:


    "Caracterizamos a entrevista inicial como entrevista semidirigida. Uma entrevista é semidirigida quando o paciente tem liberdade para expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar. Isto é, quando permite que o campo psicológico configurado pelo entrevistador e o paciente se estruture em função de vetores assinalados pelo último. Mas diferindo da técnica de entrevista totalmente livre, o entrevistador intervêm a fim de: a) assinalar alguns vetores quando o entrevistado não sabe como começar ou continuar; b) assinalar situações de bloqueio ou paralisação por incremento da angústia para assegurar o cumprimento dos objetivos da entrevista; c) indagar acerca de aspectos da conduta do entrevistado, aos quais este não se referiu espontaneamente, acerca de 'lacunas' na informação do paciente e que são consideradas de especial importância, ou acerca de contradições, ambiguidades e verbalizações 'obscuras'".

    Trecho do livro O Processo Psicodiagnóstico e as Técnicas Projetivas, capítulo II: A Entrevista Inicial, de María L. S. de Ocampo e María E. Garcia Arzeno. 


    O gabarito da questão é a alternativa D, pois foi retirado ipsis litteris da obra de Ocampo e Arzeno. 

    Crítica: na minha opinião a questão foi muito mal formulada, pois descontextualizou o assunto. As autores, na obra, dizem que a entrevista semidirigida se diferencia da entrevista livre não pela conceituação apresentada na alternativa D, mas sim por outros fatores elencados nas alíneas a, b e c, no texto transcrito acima. Isto é, a conceituação apresentada na alternativa D pode sim ser aplicada à entrevista livre, desde que não estejam presentes os elementos das alíneas a, b e c. A questão do concurso cobra do candidato não o raciocínio ou a compreensão do assunto, mas sim a memorização de um enunciado que, tirado do seu contexto, se torna inadequado. Questão muito mal formulada que merecia ser anulada.

  • Tiago, concordo com você, mas isso nada mais é do que a FCC sendo FCC, cobrando conteúdos descontextualizados, avaliando apenas a "sorte" que o candidato teve, ou não, de decorar justamente aquele trecho. LASTIMÁVEL!

  • tem liberdade para expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar.

    D


ID
697093
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em se tratando da avaliação psicológica realizada no contexto forense é possível dizer que as entrevistas

Alternativas
Comentários
  • "devem extrapolar o objetivo da investigação do mundo interno do avaliando, para valorizar, também, aspectos de sua realidade objetiva"

  • Segundo Meloy (1991) apud Rovinsky (2013) a entrevista forense  se diferencia das demais por buscar informações que, posteriormente, devem ser transmitidas a um público leigo. Além de desenvolver habilidades para a redação do laudo, o perito deve se preocupar em tomar notas suficientes durante as entrevistas para garantir a confiabilidade de seus achados. 

  • Características da avaliação psicológica forense.

    Quando se busca responder sobre a determinação do fato:

    A avaliação toma um caráter investigativo;

    O objeto de investigação não se limita ao mundo interno, mas envolve fatos da realidade objetiva;

    No mundo interno o foco da investigação não são os conflitos inconscientes, mas o SEGREDO que a criança precisa guardar da violência real que lhe é impingida.

    Fonte: Palestar ministrada  por Rovinski.

    Acesso: http://docs.tjgo.jus.br/comarcas/foruns/seminario/Seminario_violenciasexual_infanciajuventude.pdf

  • a) cada uma delas tem as suas especificidades;

    b) o psicólogo deve estar atento às situações ligadas à dissimulação e simulação do entrevistado;

    c) tanto os fatos do presente como os da história passada do sujeito devem ser levados em conta;

    d) um dos objetivos das entrevistas é infirmar ou confirmar os achados por meio de outros intrumentos de avaliação psicológica numa perspectiva de intervalidação de resultados;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: E


ID
717139
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um processo seletivo, uma entrevista estruturada caracteriza-se por:

Alternativas
Comentários
  • A)

    3.4.1.1 Tipos de entrevista (RIBAS e SALIM, 2014, p. 95)

    Diretiva
    Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.
    Ambas apresentam, como vantagens, a facilidade, o aprofundamento dos temas abordados e, como desvantagem, a dificuldade de comparação dos candidatos.
    Não diretiva
    Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas, exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres, cuja sequência e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.
    Questões fechadas (formulários)
    Totalmente padronizada
    Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido, na qual o candidato é solicitado a responder a questões padronizadas e previamente elaboradas.
    Ambas apresentam, como vantagem, a facilidade para comparar os candidatos e, como desvantagem, a dificuldade para aprofundar os temas abordados.
    Padronizada apenas quanto às perguntas
    As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas, isto é, respostas livres. O entrevistador, com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.
    Entrevista comportamental ou target
    A forma de entrevista conhecida como entrevista comportamental é um tipo relativamente novo, em que é analisado o comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o desempenho do candidato é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura. É muito utilizada nas seleções por competências. São usadas perguntas comportamentais, que fazem com que os candidatos descrevam comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos.
    Entrevista situacional
    Questiona os comportamentos dos candidatos em situações fictícias, por exemplo, como ele agiria em determinada situação.

    Questão de Concurso
     (FCC/TRE-CE/Analista Judiciário/2012) A entrevista, em que o entrevistador precisa saber formular as questões, de acordo com o andamento da entrevista para obter o tipo de resposta ou informação requerida, é denominada:
    a) diretiva.
    b) mista.
    c) padronizada nas respostas.
    d) padronizada nas perguntas.
    e) não diretiva.
    Gabarito: a. Por determinar a resposta, mas não a pergunta, trata-se da entrevista diretiva.


ID
724240
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O termo Psicologia Clínica foi utilizado, pela primeira vez, referindo-se a procedimentos diagnósticos utilizados na clínica médica, com crianças deficientes físicas e mentais. Esta área desenvolveu-se ao lado da Psicologia, como atividade voltada à prevenção e ao alívio do sofrimento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

    a) psíquico

     


ID
735019
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma psicóloga montou um roteiro para realizar uma entrevista de triagem na qual incluía o levantamento de dados sobre a queixa clínica e desde quando essa vinha se manifestando, dados sobre a estrutura familiar do paciente, de informações sobre o trabalho e outras. O modelo de entrevista utilizado foi o de:

Alternativas

ID
751603
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marcelo Tavares, no livro "Psicodiagnóstico-V" (2000), de Jurema A. Cunha, classifica a entrevista clínica quanto ao aspecto formal e quanto aos seus objetivos. Como se denomina a entrevista que tem como objetivo comunicar ao sujeito o resultado da avaliação, além de permitir ao mesmo expressar seus pensamentos e sentimentos em relação às conclusões e recomendações do entrevistador?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  e) De devolução.


ID
767437
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As entrevistas clínicas semiestruturadas

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    B- não-estruturada.

    C - não estruturada.

    D - não estruturada.

    E - estruturada.


ID
773365
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Grande Recife
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à entrevista utilizada no processo seletivo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
855100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da entrevista psicológica, julgue os itens subsequentes.

Na entrevista, o psicólogo deve reconhecer as defesas e os modos de estruturação e explicitá-los para o sujeito, especialmente quando as defesas atuem diretamente na relação com o entrevistador (transferência).

Alternativas
Comentários
  • A entrevista tem carácter investigativo e não terapêutico

  • Gabarito: errado!

    E penso ainda que, mesmo em contexto clínico, não é sábio que o psicólogo esteja sempre a mencionar a percepção das defesas do paciente para ele, acho que nem sempre isto poderia ajudar. É delicado inferir isto.


ID
855103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da entrevista psicológica, julgue os itens subsequentes.

A entrevista devolutiva tem como único objetivo averiguar a atitude da pessoa em relação à avaliação e às recomendações, ao seu desejo de segui-las ou de recusá-las.

Alternativas
Comentários
  • A resposta a tal pergunta encontra-se no Livro Psicodiagnóstico de Jurema Alcides Cunha!

  • Não tenho esse livro que a colega citou, seria bom citar a referência e falar o porque a questão está errada. Mas acho que está errada pq não é o único objetivo, vai muito além disso, esclarecer duvidas do paciente, por exemplo.

  • A entrevista devolutiva consiste em explanar ao entrevistado o resultado da avaliação ou terapia. Não se espera do entrevistado que ele aceite ou recuse a devolutiva. É simplesmente dar ciência a pessoa interessada do resultado sobre o processo. Por isso julgo que a questão está incorreta.

ID
855106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da entrevista psicológica, julgue os itens subsequentes.

Incluem-se entre os objetivos da entrevista psicológica a investigação, o diagnóstico e a orientação.

Alternativas
Comentários
  • A conceituação clássica da entrevista psicológica, base para muitos autores que vieram a seguir, é a de Sullivan (1970), que a define como:

     

    Uma situação de comunicação vocal entre duas pessoas (a two-group) mais ou menos voluntariamente integrados num padrão terapeuta-cliente que se desenvolve progressivamente com o propósito de elucidar formas características de vida das pessoas entrevistadas, e vividas por elas como particularmente penosas ou especialmente valiosas e, de cuja elucidação ela espera tirar algum benefício (p. 4).

    Aqui nos interessa a entrevista psicológica, entendida como aquela na qual se buscam objetivos psicológicos (investigação, diagnóstico, terapia, etc.). Dessa maneira, nosso objetivo fica limitado ao estudo da entrevista psicológica, não somente para assinalar algumas das regras práticas que possibilitam seu emprego eficaz e correto, como também para desenvolver em certa medida o estudo psicológico da entrevista psicológica. De acordo com Bleger (1998) na consideração da entrevista psicológica como técnica, ela tem seus próprios procedimentos ou regras empíricas:

     

    Com os quais não só se amplia e se verifica como também, ao mesmo tempo, se aplica o conhecimento científico. Essa dupla face da técnica tem especial gravitação no caso da entrevista porque, entre outras razões, identifica ou faz coexistir no psicólogo as funções de investigador e de profissional, já que a técnica é o ponto de interação entre a ciência e as necessidades práticas; é assim que a entrevista alcança a aplicação de conhecimentos científicos e, ao mesmo tempo, obtém ou possibilita levar a vida diária do ser humano ao nível do conhecimento e da elaboração científica. E tudo isso em um processo ininterrupto de interação (p. 1).


ID
855109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da entrevista psicológica, julgue os itens subsequentes.

Independentemente do objetivo a que se propõe, o psicólogo pode utilizar a entrevista livre para complementar o processo de avaliação psicológica.

Alternativas
Comentários
  • Independentemente do objetivo a que se propõe, o psicólogo pode utilizar a entrevista livre para complementar o processo de avaliação psicológica.

    Se o objetivo for enquadrar em critérios previamente estabelecidos, não pode ser usada a entrevista LIVRE e sim a etruturada.

  • A entrevista tem que ter um propósito!


ID
871561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do recrutamento e seleção de pessoas no setor público,
julgue os itens subsequentes.

A necessidade de treinamento do entrevistador é uma das desvantagens da entrevista, técnica seletiva comumente utilizada em processos seletivos simplificados.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Spector (2010) recomenda-se o treinamento dos entrevistadores para minimizar questões subjetivas que venham a produzir falsas impressões e a desvantagem não se trata desse treinamento, mas os fatores subjetivos que o entrevistador e o entrevistado normalmente produzem nesse encontro.

  • Gente, me expliquem essa questão? Achei ela um tanto dificil para compreender.

     

  • Uma das desvantagens da entrevista é que é preciso gente treinada para conduzi-lá. E pessoa treinada, é cara. 

  • Traz desvantagem para a organização já que treinar custa caro, requer tempo e dinheiro


ID
877978
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise o trecho a seguir, sobre a utilização de entrevistas em processos seletivos:

“A entrevista não estruturada é apontada como forma menos válida de prever o desempenho na função. O problema com esse tipo de entrevista é que ela está sujeita a fatores aleatórios, que podem interferir na escolha. Um entrevistador pode decidir a contratação com base na aparência, se o candidato estiver mal vestido, por exemplo. Cable e Jungle (1997) descobriram que as decisões de contratação dos entrevistadores estavam relacionadas ao nível de atração exercida pelos candidatos e no fato de gostarem ou não deles.
Estes entrevistadores podiam não ser tão atenciosos ao questionar um candidato de que não gostassem ou que não fosse atraente, deixando, assim, de descobrir qualificações profissionais importantes que serviriam para a contratação desse candidato”

Spector, 2002.

O texto aborda:

Alternativas

ID
878020
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As entrevistas iniciais têm um importante papel no processo psicodiagnóstico psicanalítico (Arzeno, 2003).

Assinale a alternativa correta quanto a esta etapa do processo:

Alternativas
Comentários
  • segue um ótimo texto sobre o assunto, os melhores na minha opnião, trinca, campo, e Arzeno:

    https://www.google.com.br/#q=arzeno+(2003)+entrevista+inicial


ID
885988
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bleger (2011), ao se referir à entrevista psicológica, afirma a importância dos cuidados com a interpretação. Segundo ele, quanto maior for a compulsão para interpretar, tanto mais será necessário

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de lembrar que Bleger, já em 1984, definiu o psicólogo institucional como “um agente de mudanças” (p.45). Essa afirmação pressupõe relacionamento, participação, comunicabilidade, aceitação e poder de influência. As mudanças devem acontecer, porém, em nós primeiramente.  Assim, as diretrizes que corresponderiam a uma ação de mudança seriam: • atuação interdisciplinar, orientação das ações profissionais na direção da saúde coletiva e o caráter educativo da assistência;  • inserção dos indivíduos, grupos e comunidades na promoção da saúde;  • a natureza da intervenção deixaria de ter uma perspectiva unidisciplinar para evoluir para uma perspectiva multidisciplinar, com ênfase em equipes multiprofissionais e interdisciplinares; • o enfoque poderia ser de natureza curativa ou preventiva numa perspectiva primária, secundária e terciária. 
  • Parafraseando Reik:

    "O abuso da
    interpretação", e a ter presentes pelo menos duas coisas:
    toda interpretação fora de contexto e de timing é uma
    agressão, e parte da formªção do psicólogo consiste, tam-
    bém, em aprender a calar. E, como "regra de ouro" (se é
    que elas existem), é tanto mais necessário calar-se quan-
    to maior for a compulsão para interpretar.
    
    

  • A chamada REGRA DE OURO do Bleger no livro: TEMAS DA PSICOLOGIA -  ENTREVISTAS e GRUPOS.


ID
886066
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Bleger (2011), a entrevista se constitui como um campo que depende principalmente das variáveis da personalidade de quem é entrevistado. Portanto, para permitir maior engajamento da personalidade do entrevistado, aquilo que o entrevistador oferece deve ser

Alternativas
Comentários
  • Trecho literal do livro "Temas de Psicologia" do Bleger:  "(...) Insisti em que o campo da entrevista deve ser configurado fundamentalmente pelas variáveis da personalidade do entrevistado. Isso implica que aquilo que o entrevistador oferece deve ser suficientemente ambíguo para permitir o maior engajamento da personalidade do entrevistado." (p.36) 


  • Preocupante que uma banca exija que o candidato tenha uma capacidade "bancária".

    "O intelectual memorizador, que lê horas a fio, domesticando-se ao texto, temeroso de arriscar-se, fala de suas leituras quase como se estivesse recitando-as de memória – não percebe, quando realmente existe, nenhuma relação entre o que leu e o que vem ocorrendo no seu país, na sua cidade, no seu bairro." Paulo Freire.


ID
891400
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na visão de Ocampo e Arzeno, a entrevista inicial no processo do atendimento clínico é caracterizada como entrevista semidirigida. O paciente tem liberdade para expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar. Considerando a visão dos autores em relação à entrevista inicial, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma. A seguir,assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É recomendado começar a entrevista com uma técnica diretiva.

( ) Não se deve assinalar vetores quando o entrevistado não sabe como começar a entrevista.

( ) Neste modelo de entrevista, acontece a permissão do campo psicológico configurado pelo entrevistador, e o paciente se estrutura em função de vetores assinalados por ele mesmo.

( ) Para recomendar a técnica da entrevista semidirigida, são consideradas duas razões. A primeira é que se deve conhecer exaustivamente o paciente, e a segunda é a necessidade de extrair da entrevista certos dados que permitam formular hipóteses e planejar uma bateria de testes.

Alternativas
Comentários
  • gabarito da banca: D

    porém, acho que em psicologia é quase impossível conhecer exaustivamente o paciente rs. Não sei o que a banca quis se referir com a palavra exaustivamente...


ID
892177
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"O principio básico é de que a maneira do sujeito perceber,interpretar e estruturar a matéria ou a situação reflete os aspectos fundamentais do seu psiquismo. É possível, desse modo, buscar relações com a apreensão do conhecimento, como procurar, evitar, distorcer, omitir, esquecer algo que lhe é apresentado. Podem-se detectar assim obstáculos afetivos existentes nesse processo de aprendizagem de nivel geral especificamente escolar."
(Weiss, 1992.)


A qual instrumento utilizado no processo diagnóstico o autor se refere?

Alternativas
Comentários
  • Por meio de uma técnica projetiva psicopedagógica, a prova tem como objetivo investigar os vínculos que traz dados da relação aprendente-ensinante e conhecimento podendo estabelecer três grandes domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo, através dos quais é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência que constituem o vínculo de aprendizagem.

    Sobre as provas projetivas WEISS observa que: O princípio básico é de que a maneira do sujeito perceber, interpretar e estruturar o material ou situação reflete os aspectos fundamentais do seu psiquismo. É possível, desse modo, buscar relações com a apreensão do conhecimento como procurar, evitar, distorcer, omitir, esquecer algo que lhe é apresentado. Podem-se detectar, assim, obstáculos afetivos existentes nesse processo de aprendizagem de nível geral e especificamente escolar. (2010, p. 117)

    SOARES, SARA CASTRO. CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO COMO GÊNESE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. Disponível em:<http://catolicadeanapolis.edu.br/biblioteca/wp-content/uploads/2019/12/SARA-CASTRO-SOARES.pdf>. Acesso em:15 dez. 2020


ID
926863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às atividades do psicólogo no âmbito jurídico, julgue os
itens que se seguem, com base na legislação pertinente.

A leitura dos autos e as entrevistas realizadas com o indivíduo que cometeu o delito norteiam a seleção dos exames e das baterias de testes que podem confirmar ou refutar as hipóteses diagnósticas levantadas.

Alternativas
Comentários
  • Acertei, mas fiquei na dúvida em de repente as hipóteses diagnósticas também serem norteadores na escolha dos exames e das baterias. Alguém sabe informar sobre isso?

  • fiquei na dúvida também pelo fato dos exames serem escolhidos com base nas capacidades do profissional, já errei uma questão que seguia essa outra ideia contrária
  • Pessoal nós que somos da área da Psicologia precisamos cobrar do QC explicações dos professores. É um cúmulo vermos professores comentando o gabarito em praticamente em todas as disciplinas e em Psicologia essa escassez. Avaliação Psicológica é muito cobrada nos editais e precisamos desse suporte aqui também. SOLICITEM O GABARITO COMENTADO DO PROFESSOR!


ID
959035
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo alguns autores, existem dois tipos de entrevista: aquela em que o entrevistador procura ajuda do entrevistado e aquela em que o entrevistador tenta ajudá- lo. Sobre este segundo tipo, é correto afirmar que o(a):



Alternativas

ID
969508
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante a realização de uma entrevista inicial para psicoterapia individual, além de investigar a queixa, é importante que o psicólogo defina papéis e funções do terapeuta e do paciente, assim como discuta, com seu cliente, as condições que vão conduzir a relação terapêutica. Essa tarefa define a

Alternativas
Comentários
  • Cordioli ( 1993) define a Aliança Terapêutica como " a capacidade de o paciente estabelecer uma ligação de trabalho com o terapeuta". Freud (1913) destacou que " o primeiro objetivo da terapia é ligar o paciente ao terapeuta". (apud Cordioli, op.cit.). Para Greenson, a origem da Aliança Terapêutica estaria na motivação e na disposição racional do paciente em colaborar e na sua capacidade de participar ativamente do tratamento.


    A compreensão do contrato terapêutico como algo que vai além do estabelecimento de regras objetivas e remete a um engajamento emocional encontra-se discutida em diferentes abordagens seja em termos de psicoterapia, seja em termos de clínica de um modo geral (LÉVY, 1997). Nesse sentido, é possível destacar a ênfase conferida a questões de ordem técnica, como ainda a ênfase conferida a questões intersubjetivas como a aceitação do outro e a disposição para uma compreensão profunda de sua história de maneira a se promover um contexto propício ao processo terapêutico em si (ANDERSON, 1997; ANDERSON; GEHART, 2007; ERICKSON; ROSSI, 1979; WHITE, 2007; YAPKO, 2001).

  • Contrato terapêutico que seria o ENQUADRAMENTO, citado no livro TEMAS DA PSICOLOGIA - ENTREVISTAS E GRUPOS.

    - tempo, lugar, papel técnico e abertura da entrevista

    - sendo a base para a entrevista funcionar;

    - depende do entrevistador;

    - não pode ser ambiguo.

  • B

     


ID
997525
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica de entrevista de seleção mais criticada pela sua baixa consistência devido ao fato de não se basear em um roteiro ou itinerário previamente estabelecido é a entrevista

Alternativas
Comentários
  • "É a entrevista totalmente livre e que não especifica nem as questões e nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada. Trata-se de uma entrevista cuja sequencia e orientação fica a critério de cada entrevistador, sem se preocupar com a sequencia. O entrevistador corre o risco de esquecer ou omitir alguns assuntos ou informação. É um técnica criticada pela sua baixa consistência devio ao fato de não se basear em um roteiro previamente estabelecido." (Gestão de Pessoas, Chiavenato)
  • A técnica de entrevista de seleção mais criticada pela sua baixa consistência devido ao fato de não se basear em um roteiro ou itinerário previamente estabelecido é a entrevista diretiva


ID
1006945
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista de seleção que faz uso de uma lista predeter- minada de perguntas, geralmente feitas a todos os candidatos e que possui aplicação útil especialmente para quando há um grande número de candidatos, é chamada de entrevista

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: c) estruturada = as perguntas são definidas previamente, não há possibilidade de novas perguntas ao longo da entrevista. A pauta abordada e as respostas também são previamente definidas

    Semi- estruturada: apresenta um conjunto de questões previamente definidas que são utilizadas ao longo da entrevista e que geram, no decorrer da investigação, novas hipóteses e novas perguntas. A pauta inicial é determinada, mas pode mudar ao longo da entrevista. As respostas são livres. 

  • A entrevista de seleção que faz uso de uma lista predeter- minada de perguntas, geralmente feitas a todos os candidatos e que possui aplicação útil especialmente para quando há um grande número de candidatos, é chamada de entrevista estruturada.


ID
1014949
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FUNASE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo, solicitado a avaliar se determinado adolescente foi violentado sexualmente e se o violentador é o pai, após criar uma boa interação (rapport) com o adolescente, formulou, inadequadamente, a seguinte locução: Quando seu pai abusou de você, pegando nos seus genitais, você tinha 5 anos. Como se sentiu nessa situação? Dizemos que a locução é inadequada, porque

Alternativas

ID
1111309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das diferentes abordagens teórico-metodológicas da gestão de pessoas bem como dos macroprocessos de planejamento organizacional e desenvolvimento de pessoas, julgue os itens subsequentes.



A entrevista clínica é sempre utilizada para orientação e ajuda quanto à priorização das necessidades básicas de desenvolvimento de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista clínica em psicologia é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido pelo entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com e objetivo de descrever e avaliar aspectos, pessoais relacionais ou sistêmicos, em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

  • No caso específico, eu acredito que seja ENTREVISTA MOTIVACIONAL

  • A entrevista clínica é sempre utilizada para orientação e ajuda quanto à priorização das necessidades básicas de desenvolvimento de pessoas. Errado. Tem o foco da orientação, mas na primeira sessão é necessário o conhecimento e oferecimento da demanda; não necessariamente que se faça orientações.

  • A entrevista clínica pode ter diversos objetivos, entre eles é possível citar a triagem, a anamnese, o diagnóstico, o aconselhamento psicológico, em fim, não está restrita à afirmativa.


ID
1130422
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista clínica é um procedimento fundamental na prática do psicólogo. Assinale a alternativa que apresenta as características básicas presentes em toda entrevista clínica, segundo Cunha (2000).

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Cunha, página 45

    " Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional. com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (individual, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas"

  • Objetiva descrever e/ou avaliar o cliente, a condução deve ser dirigida pelo psicólogo e pautada numa relação profissional delimitada temporalmente.


ID
1177069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, julgue os seguintes itens.

Na situação hipotética apresentada acima, a entrevista estruturada é o modelo apropriado para ser realizado pelo psicólogo, pois lhe possibilita obter informações de modo profundo e padronizado e lhe proporciona uma grande aproximação com o paciente, o que resulta em uma grande eficácia na avaliação psicológica e no psicodiagnóstico.

Alternativas
Comentários
  • o paciente apresenta dificuldade na fala

  • A entrevista padronizada não proporciona grande aproximação com o paciente. 

  • Quanto ao aspecto formal, as entrevistas podem ser divididas em estruturadas, semi-estruturadas e de livre estruturação. As entrevistas estruturadas são de pouca utilidade clínica. A aplicação desse tipo de entrevista é mais freqüente em pesquisas, principalmente nas situações em que a habilidade clínica não é necessária ou possível. Sua utilização raramente considera as necessidades ou demandas do sujeito avaliado – usualmente, ela se destina ao levantamento de informações definidas pelas necessidades de um projeto.

  • O Estudo de caso nos proporciona informações importantes: o adolescente apresenta dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais. Assim sendo, uma Entrevista Estruturada não é viável, haja vista que a mesma trabalha com perguntas previamente elaboradas, fechadas, além do paciente apresentar algumas dificuldades, isso tornaria o processo de investigação ineficaz, impossibilitando assim, que o Psicólogo (a) obtivesse informações importantes.

  • ERRADO

    Não precisamos nem voltar ao caso para responder. Entrevistas Estruturadas seguem um padrão fixo de perguntas e respostas. Geralmente são utilizadas para entrevistar um maior número de pessoas e que possibilita uma comparação mais precisa dos dados coletados entre os sujeitos. Por seguir uma fórmula pré-definida, pouco é exigido do profissional que a fará, bastando que ele siga as perguntas e colete as respostas. Por fim, a entrevista estruturada não permite uma flexibilização da condução, impedindo que aspectos mais profundos sejam investigados.


ID
1177072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, julgue os seguintes itens.

Ao realizar uma entrevista sistêmica, o psicólogo poderá utilizar o genetograma, que consiste em um instrumento clínico de investigação inter- e transgeracional, para avaliar a estrutura e a psicodinâmica da família do paciente.

Alternativas
Comentários
  • Genetograma é o retrato gráfico da história e do padrão familiar, mostrando a estrutura básica, a demografia, funcionamento e os relacionamentos” (McGoldrick, 1995, p.144) O genetograma é um instrumento útil na observação do ciclo de vida familiar, proporcionando uma visão trigeracional da família, seu movimento através do ciclo de vida e a própria estrutura do ciclo. Através de símbolos é possível descrever a estrutura da família, os padrões de interação, a história médica e outras informações importantes como: adoções, alcoolismo, violência... Formando um mapa esquemático da família e um gráfico sumário dos dados principais. 

    http://www.institutofamiliare.com.br/download_anexo/anna-silvia-tosin.pdf
  • Genetograma

    “É o retrato gráfico da história e do padrão familiar, mostrando a estrutura básica, a demografia, funcionamento e os relacionamentos” (McGoldrick, 1995, p.144)

    O genetograma é um instrumento útil na observação do ciclo de vida familiar, proporcionando uma visão trigeracional da família, seu movimento através do ciclo de vida e a própria estrutura do ciclo.

    Através de símbolos é possível descrever a estrutura da família, os padrões de interação, a história médica e outras informações importantes como: adoções, alcoolismo, violência... Formando um mapa esquemático da família e um gráfico sumário dos dados principais.

    Representar a família nuclear é o primeiro passo para conhecer as relações e formular as hipóteses triangulares. Ampliando o campo de observação com a inclusão das famílias de origem dos cônjuges, emergem outros triângulos e mais informações sobre a lógica do sistema. Configurações diferentes sugerem possíveis triângulos e problemas que podem ser explorados em cada estágio do ciclo. 

  • Genogramas são representações simbólicas das relações entre os membros de uma família. São diferentes das famosas árvores genealógicas pois apontam não só os graus de parentesco como padrões de comportamento, atitudes e doenças físicas e psíquicas.

  • As entrevistas sistêmicas para avaliar casais e famílias estão se tornando cada vez mais importantes em psicologia, principalmente, quando há a demanda de atenção psicológica para crianças e adolescentes (Féres-Carneiro, 1996). Elas podem focalizar a avaliação da estrutura ou da história relacional ou familiar. Podem também avaliar aspectos importantes da rede social de pessoas e famílias. Essas técnicas são muito variadas e fortemente influenciadas pela orientação teórica do entrevistador.


ID
1177111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao tratamento e à prevenção da dependência química, julgue os itens que se seguem.

Na entrevista motivacional para o tratamento da dependência química, o psicólogo clínico é o responsável por estabelecer uma relação empática com o paciente, ao mesmo tempo em que estimula a autonomia, a responsabilidade pessoal e o desejo de mudança por meio de uma abordagem diretiva e não confrontativa.

Alternativas
Comentários
  • Miller e Sanchez (1994) enumeraram seis elementos comumente incluídos na EM e que são indispensáveis para trabalhar estratégias de mudanças, podendo ser sumarizados pelo acrônimo inglês FRAMES: Feedback, Responsibility, Advice, Menu, Empathy e Self-eficacy.

  • Questão correta. Uma abordagem diretiva e não confrontativa.


ID
1177114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicoterapia individual e à clínica infantil e do adolescente, julgue os itens subsequentes.

As entrevistas diagnósticas são empregadas para diagnósticos psiquiátricos e nosográficos, fundamentais no acompanhamento de adolescentes vítimas de violência ou com dificuldades de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. De fato a entrevista diagnóstica pode ser empregada para diagnósticos psiquiátricos e nosográficos (classificação das doenças), no entanto não é fundamental no acompanhamento de adolescentes VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA, pois neste caso não se classifica uma doença em um indivíduo pelo mesmo ter sido agredido fisicamente.
    A entrevista diagnóstica visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente, bem como as indicações terapêuticas adequadas. Assim, faz-se necessário uma coleta de dados sobre a história do paciente e sua motivação para o tratamento. Quase sempre, a entrevista diagnóstica é parte de um processo mais amplo de avaliação clínica que inclui testagem psicológica.

  • Psicólogo não faz diagnóstico PSIQUIÁTRICO

    Questão Errada


ID
1192087
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os princípios norteadores da entrevista psicológica é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • d)A entrevista psicológica em que é feita a anamnese tem por objetivo o levantamento detalhado da história da doença.

    História do sujeito. 

  • do sujeito e não somente da doença


ID
1192147
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para que a entrevista psicológica alcance seus objetivos são necessários algumas competências por parte do entrevistador.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.

l O entrevistador não deve confrontar esquivas e contradições|.
ll Não cabe ao entrevistador buscar esclarecimentos para colocações incompletas por parte do entrevistado.
lll O entrevistador deve suportar a ansiedade relacionada aos temas despertados na entrevista.
lV O entrevistador deve assumir a iniciativa em momentos de impasse.
V Cabe ao entrevistador auxiliar o paciente a desenvolver a aliança terapêutica.

Todas as afirmações corretas estão em:

Alternativas

ID
1192165
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre as estratégias de avaliação psicológica, que não pertence a categoria de testes, estão as entrevistas.
Sobre as entrevistas semiestruturadas, analise as afirmações a seguir.

l É usada quando o entrevistador não tem clareza sobre seus objetivos.
ll Geralmente é usada para o levantamento de informações definidas por um projeto de pesquisa.
lll Seu uso é útil em situações em que haja a padronização de procedimentos ou de registro de dados, por exemplo, em psicologia hospitalar.
lV A entrevista semiestruturada dificilmente será utilizada em saúde pública.
V Comparada à entrevista livre, o uso da entrevista semiestruturada aumenta confiabilidade e fidedignidade da informação adquirida.

Todas as afirmações corretas estão em:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A. Contudo não concordo com a afirmação V: "Comparada à entrevista livre, o uso da entrevista semiestruturada aumenta confiabilidade e fidedignidade da informação adquirida."

  • Também queria saber a referência da banca quanto à ultima assertiva.

     

  • essa banca é péssima


ID
1206466
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à entrevista clínica no contexto diagnóstico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para abordar essa questão, é necessário distinguir dois níveis de objetivo. A finalidade maior de uma entrevista é sempre a de descrever e avaliar para oferecer alguma forma de retorno. Este objetivo último é comum a todas as formas de entrevista clínica, conforme nossa definição. 


    FONTE: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17963/material/Texto%2012%20-%20Entrevista%20Cl%C3%ADnica.pdf


ID
1206469
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando aspectos relacionados à prática clínica do psicólogo, incluindo as modalidades de documentos decorrentes de avaliações psicológicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A entrevista psicológica é em primeiro lugar, comunicação entre pessoas. A expressão entrevista psicológica é efetuada pelos psicólogos no exercício de suas atividades. Estes levam em conta, por certo, regras e fatores psicológicos observados anteriormente, mas o objetivo visado é o de resolver um dos problemas que entram normalmente no quadro da psicologia (seleção e orientação profissional, pesquisas psicológicas, estudos de opinião pública, exame de personalidade, etc.).

  • Declaração -->  fatos ou situações objetivas.

    Laudo = Relatório psicológico

    Parecer --> Questão focal; não é decorrente de avaliação psicológica

  • b-  Objetiva e nao subjetiva 

    c-  Necessariamnete e nao necessasiamente

    d- Laudo o mesmo que relatório

    e- No parecer nao existe detalhamento do procediemento 

    correta - LETRA A 

  • Uma entrevista, na prática, antes de poder ser considerada uma técnica, repetindo, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas. O sucesso da entrevista dependerá, portanto, da qualidade geral de um bom contato social, sobre o qual se apóiam as técnicas clínicas específicas. Desse modo, a execução da técnica é influenciada pelas habilidades interpessoais do entrevistador. Essa interdependência entre habilidades interpessoais e o uso da técnica é tão grande que, muitas vezes, é impossível separá-las. O bom uso da técnica deve ampliar o alcance das habilidades interpessoais do entrevistador e vice-versa;

     

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v5n1/v5n1a05.pdf

     

    b) fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico;

    c) deve ser subsidiado, necessariamente, em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico;

    d) laudo e relatório são sinônimos e, portanto, tratam do mesmo documento;

    e) deve-se apresentar a questão em tese, não sendo necessária, portanto, a descrição detalhada dos procedimentos;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: A

  • Questão desatualizada. Relatório, agora, não decorre mais de uma avaliação psicológica.

    Logo, a letra D está correta também


ID
1215409
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador, é denominada entrevista

Alternativas
Comentários
  • Letra A


    a) diretiva - É a entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.


    b) estruturada - Essa é uma classificação geral quanto às entrevistas de Seleção. Podem ser: Estruturadas; Não-estruturadas; Sob pressão. A entrevista estruturada é exatamente um processo conduzido de acordo com uma ordem predeterminada. É cuidadosamente planejada para extrair o máximo de informações do candidato com um mínimo de perguntas do entrevistador.


    c) totalmente padronizada - É a entrevista estruturada e com o roteiro preestabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas. 


    d) padronizada somente na pergunta - É a entrevista com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem resposta aberta, ou seja, resposta livre por parte do candidato. 


    e) aberta - Essa também é uma classificação geral: A entrevista  de Seleção pode ser de dois tipos fundamentais: aberta e fechada. Na entrevista aberta há uma maior flexibilidade, pois o entrevistador conduz o curso das perguntas de acordo com a necessidade e o caso, em detrimento da entrevista fechada onde tanto a ordem quanto a maneira de formular as perguntas já estão previstas e não podem ser alteradas.




ID
1217833
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As entrevistas de seleção podem ser classificadas em quatro tipos, apresentados na Coluna I. Estabeleça as corretas correspondências com suas respectivas definições indicadas na Coluna II.

Coluna I

1. Entrevista padronizada
2. Entrevista padronizada quanto às perguntas ou questões
3. Entrevista diretiva
4. Entrevista não diretiva

Coluna II

( ) Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido
( ) Não especifica as questões, mas o tipo de resposta desejada
( ) As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem resposta livre
( ) Não especifica as questões nem as respostas

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Vejamos:

    (1) Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido = Entrevista padronizada

    (3) Não especifica as questões, mas o tipo de resposta desejada = Entrevista diretiva

    (2) As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem resposta livre = Entrevista padronizada quanto às perguntas ou questões

    (4) Não especifica as questões nem as respostas = Entrevista não diretiva


ID
1217839
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existe uma diferença entre a entrevista de seleção e a entrevista de triagem. Marque a alternativa que caracteriza corretamente a “entrevista de triagem”.

Alternativas

ID
1224832
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista de seleção é diferente da entrevista de triagem feita no estágio final

Alternativas
Comentários
  • Final do recrutamento.

  • A entrevista de seleção pode ser Situacional ou Comportamental, em termos de Gestão Por Competências. A entrevista de triagem no recrutamento busca simplesmente ver questões superficiais de enquadre do candidato à vaga, como idade, escolaridade, etc.

  • A entrevista de seleção é diferente da entrevista de triagem feita no estágio final do recrutamento

  • Que eu saiba, recrutamento é uma coisa e seleção é outra.

    Masss, tem que saber o que cada pensa, antes de fazer sua prova...


ID
1265863
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A autópsia psicológica é um procedimento complexo que tem como finalidade reconstruir a bibliografia da pessoa falecida (história clínica completa) por meio de entrevista com terceiros, comumente chamados de informantes (cônjuge, filhos, pais, amigos, professores, médicos etc.).

                                                                                          (Asnis, Macedo e Werlang, 2005, p. 193)

A utilização desse procedimento:

Alternativas

ID
1265869
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista retrospectiva na autópsia psicológica pode:

1. Determinar as características psicológicas do falecido.
2. Distinguir o ato do sujeito entre uma situação de homicídio ou acidente.
3. Favorecer a identificação de situações de risco sociodemográfico do suicídio.
4. Dificultar aos familiares do suicida o enfrentamento de uma fase de grande estabilidade emocional.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • A autopsia psicológica nasce como um procedimento para assessorar médicos forenses para classificar com maior precisão o registro de suicídio (ato de se matar intencionalmente) no certificado de óbito. Rapidamente torna-se um procedimento aceito e muito utilizado.Então, a autópsia psicológica é uma estratégia utilizada para delinear as características psicológicas de vítimas de morte violenta, sendo utilizada durante o curso de uma investigação de morte, para auxiliar a determinar o modo de morte de um indivíduo, especialmente em casos duvidosos. Com o passar do tempo, este recurso que muito auxiliou a médicos legistas e profissionais da área do direito penal e cível passou, também, a contribuir na corroboração e/ou identificação de novos fatores de risco e correlatos sociodemográficos do suicídio.

    A estratégia de autópsia psicológica possibilita reconstruir a biografia da pessoa falecida focando a intenção do morto em relação a sua própria morte. Nos casos apresentados é clara a vivência de uma dor psicológica insuportável, o que possibilita afirmar que o suicídio, não é um ato aleatório, sem finalidade, pelo contrário, é vivenciado como a melhor saída disponível frente a uma situação conflituosa para o sujeito e tem o propósito de viabilizar uma solução para um sofrimento muito intenso. O alvo é interromper o fluxo doloroso de consciência, parando com o sentimento invasor de desesperança que deixa o indivíduo derrotado e sem saída para a vida.

    Mas, não podemos perder de vista que o suicídio, em qualquer faixa etária, pode ser prevenido.


  • Eita! nunca ouvi dalar disso :O . Tem fonte ? Obrigado pelas informações.

  • o 4 é muito sem noção.

    Mayra, um livro fácil de encontrar e que explana o assunto de forma geral é o Psicodiagnóstico V (2003), da Alcides Cunha.


ID
1265890
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as várias formas de coleta de informações em psicologia, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Informa acerca do funcionamento global do cérebro.                       ( ) Entrevista.
2. Conhecimento psicológico da estrutura da personalidade.               ( ) Psicodiagnóstico.
3. Avalia o conhecimento de habilidades e competências.                    ( ) Exame neuropsicológico.
4. Estratégia clínica de uso longitudinal na avaliação psicológica.        ( ) Avaliação de potencial.
5. Instrumento de investigação histórica.                                                ( ) Anamnese.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos aulxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • 1. Informa acerca do funcionamento global do cérebro                       ( 4 ) Entrevista. 
    2. Conhecimento psicológico da estrutura da personalidade                ( 2 ) Psicodiagnóstico. 
    3. Avalia o conhecimento de habilidades e competências                     ( 1 ) Exame neuropsicológico. 
    4. Estratégia clínica de uso longitudinal na avaliação psicológica        ( 3 ) Avaliação de potencial. 
    5.
    Instrumento de investigação histórica                                                   ( 5 ) Anamnese. 

  • BLEGER, entrevistas e grupos, 2011.

    ANAMNESE 
    -O campo é configurado pelo ENTREVISTADOR 
    -Busca reconstrução global da vida do paciente 
    -Atenção focada no "dito"

    Anamnese é uma compilação de dados pré-estabelecidos incluindo a história do indivíduo a
    história da sua doença e a história da sua saúde. na anamnese a preocupação e
    a finalidade resina na compilação de dados, e o paciente fica reduzido a um
    mediador entre a sua enfermidade, sua vida em seus dados por um lado, e o
    médico por outro.

    ETREVISTA PSICOLÓGICA 
    - O campo é configurado pelo ENTREVISTADO 
    - não aflora a totalidade do repertório de sua personalidade 
    - é focada tb no "não dito" - padrões inconscientes

     


ID
1265917
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista psicológica é um processo bidirecional de interação entre duas ou mais pessoas com o propósito previamente fixado no qual uma delas, o entrevistador, procura saber o que acontece com a outra, o entrevistado, procurando agir conforme esse conhecimento.

                                                                  (Jurema Cunha, 2000)

Considerando a que a autora se refere ao salientar que a ação do entrevistador deve ser coerente com o conhecimento que advém do processo de entrevista, avalie as seguintes afirmativas:

1. Todos os dados que o entrevistador procura coletar no decorrer da entrevista devem ter relação direta ou indireta com a demanda da avaliação psicológica.
2. Os indícios de dificuldades, tanto em responder aos questionamentos quanto em estabelecer uma relação de confiança com o profissional, devem sinalizar ao entrevistador a necessidade de utilizar formas mais adequadas ao abordar os aspectos que necessitam de informação.
3. Ao sinal de resistência, o entrevistador deve questionar o entrevistado acerca dos motivos de tal atitude e assumir uma atitude mais diretiva, para que o processo não seja comprometido.
4. O campo relacional que se estabelece entre entrevistador e entrevistado é foco de instrumentalização por parte do entrevistador.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1265968
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma importante técnica, utilizada nos diferentes contextos da psicologia, é a Entrevista Psicológica. José Bleger, por exemplo, postula uma série de considerações sobre o tema. Quanto à entrevista psicológica, considere as seguintes afirmativas:

1. A entrevista psicológica pode se dar de modo aberto ou fechado.
2. O termo entrevista diz respeito a “entre” e “vista”, que se refere ao próprio objetivo da técnica, que prima pela relação estabelecida entre os dois participantes do processo.
3. A observação assistida do entrevistador é uma das principais estratégias para a coleta e a organização de informações para a avaliação da situação psíquica do entrevistado.
4. As entrevistas psicológicas devem levar em consideração quem é o beneficiado dela – o próprio sujeito, uma pesquisa ou uma instituição, por exemplo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C 1. A entrevista psicológica pode se dar de modo aberto ou fechado.

    Aberta permite investigação mais ampla da personalidade, fechada permite uma comparação mais sistematizada dos dados.
    C 2. O termo entrevista diz respeito a “entre” e “vista”, que se refere ao próprio objetivo da técnica, que prima pela relação estabelecida entre os dois participantes do processo. 

    A entrevista psicológica é uma relação com características particulares que se estabelece entre duas ou mais pessoas. O específico ou particular dessa relação reside em que um dos integrantes é um técnico da psicologia, que deve atuar nesse papel, e o outro ou outros necessitam da sua intervenção técnica. A entrevista psicológica é uma relação entre duas ou mais pessoas em que estas intervém na mesma.
    C 3. A observação assistida do entrevistador é uma das principais estratégias para a coleta e a organização de informações para a avaliação da situação psíquica do entrevistado. 

    O entrevistador é um observador participante que, na entrevista psicológica, busca  científica e objetivamente observar o entrevistado de forma subjetiva, respeitando sua singularidade e originalidade.
    C 4. As entrevistas psicológicas devem levar em consideração quem é o beneficiado dela – o próprio sujeito, uma pesquisa ou uma instituição, por exemplo.

    Para Bleger é possível diferenciar as entrevistas segundo
    beneficiário do resultado:
    1- a entrevista que se realize em benefício do entrevistado
    (consulta psicológica ou psiquiátrica)
    2 - a entrevista cujo objetivo é a pesquisa; (o interesse do entrevistado deve ser despertado pelo entrevistador)
    3 - a entrevista que se realiza para um terceiro (uma
    instituição). (o interesse do entrevistado deve ser despertado pelo entrevistador)
     


ID
1281229
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na entrevista semidirigida, o paciente tem liberdade para expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar. Nessa técnica de entrevista, o entrevistador intervém a fim de assinalar ao paciente

Alternativas

ID
1281232
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os objetivos da entrevista inicial, em um processo psicodiagnóstico, considere a validade das afirmações abaixo.

I. Considerar o que o paciente verbaliza: o quê, como e quando verbaliza e com que ritmo.

II. Captar o que o paciente transfere ao psicólogo e o que isto lhe provoca.

III. Detectar (entrevista inicial com os pais) qual é o vínculo que une o casal e qual é o vínculo entre eles e o filho.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1288594
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo fez o planejamento de um estudo de campo para iniciar um trabalho com adolescentes, sendo determinada uma mostra de 15 adolescentes do sexo feminino e 15 adolescentes do sexo masculino. Nesse estudo, foram planejadas entrevistas iniciais, em que se pedia aos adolescentes que falassem livremente sobre sua experiência com os familiares, escola, amigos, sexualidade, uso de drogas, trabalho, perspectivas futuras e outros temas que julgassem importantes.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Entrevista semi-estruturada ou semi-dirigida: é aquela que parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam à pesquisa e que, em seguida, oferecem amplo campo de interrogativas, fruto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas do entrevistado. Este, seguindo espontaneamente a linha de seu pensamento e de suas experiências dentro do foco principal colocado pelo investigador, começa a participar na elaboração do conteúdo da pesquisa. 

  • Uma das características da entrevista semi-estruturada é a utilização de um roteiro previamente elaborado.

    Apesar de o entrevistador poder ter as perguntas previamente preparadas, a maioria das perguntas geram-se à medida que a entrevista vai decorrendo, permitindo quer ao entrevistador, quer à pessoa entrevistada a flexibilidade para aprofundar ou confirmar, se necessário.
     

  • Entrevistas são importantes técnicas e instrumentos de pesquisa e podem ser classificadas em:

    - estruturada, diretiva ou fechada, na qual o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido, não permitindo adaptações das perguntas à determinada situação, inversão da ordem ou inclusão de outras perguntas;

    - não-estruturada, livre, aberta ou não diretiva, na qual o entrevistador tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção, permitindo explorar mais amplamente uma questão; e

    - semi-estruturada, semidiretiva ou semi-aberta, que apresenta um equilíbrio entre as duas anteriores, na qual o entrevistador tem um conjunto de questões predefinidas, mas mantém liberdade para colocar outras cujo interesse surja no decorrer da entrevista. As questões pré-definidas são uma diretriz, mas não ditam a forma como a entrevista irá decorrer, na medida em que as questões não têm de ser colocadas numa determinada ordem nem exatamente da mesma forma com que foram inicialmente definidas.


    GABARITO: B


ID
1308532
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo por base os objetivos das entrevistas, em saúde mental, julgue o  item  a seguir.

I - A entrevista diagnóstica visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente.
II - A entrevista de desligamento visa indicar um tratamento ao paciente, que não será conduzido pelo analista que o entrevistou.
III - A entrevista de pesquisa visa investigar temas diversos de interesse da investigação clínica e que é realizada com o consentimento documentado do paciente. IV - A entrevista de encaminhamento tem por objetivo colocar em prática estratégias de intervenção psicológica.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • OS OBJETIVOS DA ENTREVISTA

    Com base nos critérios que objetivaram a entrevista em saúde mental, pode-se classificar a entrevista quanto aos seguintes objetivos:

    a) Diagnóstica – Visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente, bem como as indicações terapêuticas adequadas. Assim, faz-se necessário uma coleta de dados sobre a história do paciente e sua motivação para o tratamento. Quase sempre, a entrevista diagnóstica é parte de um processo mais amplo de avaliação clínica que inclui testagem psicológica;

    b) Psicoterápica – Procura colocar em prática estratégia de intervenção psicológica nas diversas abordagens - rogeriana (C. Rogers), jungiana (C. Jung), gestalt (F. Perls), bioenergética (A. Lowen), logoterapia (V. Frankl) e outras -, para acompanhar o paciente, esclarecer suas dificuldades, tentando ajudá-lo à solucionar seus problemas;

    c) De Encaminhamento – Logo no início da entrevista, deve ficar claro para o entrevistado, que a mesma tem como objetivo indicar seu tratamento, e que este não será conduzido pelo entrevistador. Devem-se obter informações suficientes para se fazer uma indicação e, ao mesmo tempo evitar que o entrevistado desenvolva um vínculo forte, uma vez que pode dificultar o processo de encaminhar;

    d) De Seleção – O entrevistador deve ter um conhecimento prévio do currículo do entrevistado, do perfil do cargo, deve fazer uma sondagem sobre as informações que o candidato tem a respeito da empresa, e destacar os aspectos mais significativos do examinando em relação à vaga pleiteada, etc.;

    e) De Desligamento – Identifica os benefícios do tratamento por ocasião da alta do paciente, examina junto com ele os planos da pós-alta ou a necessidade de trabalhar algum problema ainda pendente. Essa entrevista também é utilizada com o funcionário que está deixando a empresa, e tem como o objetivo obter umfeedback sobre o ambiente de trabalho, para providenciais intervenções do psicólogo em caso, por exemplo, de alta rotatividade de demissão num determinado setor;

    f) De Pesquisa – Investiga temas em áreas das mais diversas ciências, somente se realiza a partir da assinatura do entrevistado ou paciente, do documento: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Resolução CNS no 196/96), no qual estará explícita a garantia ao sigilo das suas informações e identificação, e liberdade de continuar ou não no processo.

    Fonte: https://www.algosobre.com.br/psicologia/a-entrevista-psicologica-e-suas-nuancas.html

  • acho essa banca escrota, péssimas questões.

    . I - A entrevista diagnóstica visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente - V
    II - A entrevista de desligamento visa indicar um tratamento ao paciente, que não será conduzido pelo analista que o entrevistou - F
    III - A entrevista de pesquisa visa investigar temas diversos de interesse da investigação clínica (nao somente clinica) e que é realizada com o consentimento (livre e esclarecido) documentado do paciente -F 

    IV - A entrevista de encaminhamento tem por objetivo colocar em prática estratégias de intervenção psicológica - V

     


ID
1312348
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista familiar estruturada é um método construído e validado na década de setenta, com o objetivo de levantar questões relativas à dinâmica familiar.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos problemas no uso da entrevista familiar estruturada é a exigência de um alto grau de verbalização dos sujeitos.
II. Para a análise do material coletado nas entrevistas, foram determinadas 12 categorias de análise.
III. A entrevista estruturada consiste na proposição de 8 tarefas que devem ser realizadas conjuntamente pelos membros da família em uma sessão.

Assinale:

Alternativas