SóProvas


ID
1398157
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente de dezoito anos começou a mencionar seu desejo de “ter relações sexuais com a Lua”, ao mesmo tempo em que começou a apresentar comportamentos sexualizados em relação à própria mãe. Encaminhado a uma clínica psicológica para avaliação diagnóstica, foram levantados dados de sua história clínica anterior, tais como: dificuldade de escolarização, dificuldade na área de relacionamento social e familiar com manifestação de afetividade pueril, episódios de isolamento e episódios de agressividade na escola e em casa.

Na história clínica atual, além dos distúrbios na área de comportamento, o paciente apresenta distúrbios de pensamento.

Com base nas informações descritas, assinale a opção que indica a hipótese diagnóstica correta.

Alternativas
Comentários
  •  A esquizofrenia costuma ser classificada nos tipos paranóide (com idéias delirantes de perseguição e grandeza proeminentes e alucinações correspondentes), catatônica (com agitação e/ou estupor, que podem se alternar, além de negativismo e posturas catatônicas bizarras), desorganizada (antigamente chamada de hebefrênica, com extremo prejuízo no funcionamento social e pessoal, com marcada perda de coerência e associações, podendo apresentar maneirismos particulares), e um quarto tipo, chamado indiferenciado, onde não se observa a predominância de nenhum dos três padrões anteriores.

  • a) Síndrome desorganizada.CORRETO) Síndrome desorganizada=hebefrênica

     b)Paranoia. ERRADO) Paciente não possui paranoia. 

     c)Parafrenia. ERRADO) Parafrenia = esquizofrenia paranóide - paciente não possui os sintomas. 

     d)Esquizofrenia tardia. ERRADO) Não é tardia pois o paciente tem 18 anos. 

     e)Síndrome negativa. ERRADO) Essa síndrome se caracteriza por delírios niilistas, não reage a estímulos exteriores, etc. 

  • A esquizofrenia com início na infância geralmente se refere ao desenvolvimento de alucinações, delírios, e desorganização da linguagem em crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade. É um transtorno incomum, e o início na pré-puberdade é extremamente raro. Os critérios diagnósticos de esquizofrenia são semelhantes exceto pela idade de início – infância, adolescência ou idade adulta. O diagnóstico exige a presença de alucinações incongruentes do humor, delírios e linguagem desorganizada, associados a deterioração do funcionamento. A esquizofrenia é definida na criança como no adulto, à base de sintomas psicóticos, déficit da função adaptativa e duração de no mínimo seis meses. A prevalência da esquizofrenia com início na infância é relatada como 2% da prevalência da esquizofrenia com início na idade adulta. Outros estudos têm indicado que a prevalência da esquizofrenia na infância é menor que 1 por 1000 habitantes e que a prevalência da esquizofrenia em crianças menores de 15 anos é 0,14 por 1000 habitantes. A esquizofrenia hebefrênica é uma forma de esquizofrenia caracterizada pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as idéias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias, o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem freqüentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado. O pensamento é desorganizado e o discurso incoerente. Há uma tendência ao isolamento social. Geralmente o prognóstico é desfavorável devido ao rápido desenvolvimento de sintomas "negativos", particularmente um embotamento do afeto e perda da volição. A hebefrenia deveria normalmente ser somente diagnosticada em adolescentes e em adultos jovens. A esquizofrenia quando aparece na infância, é um quadro grave, com mau prognóstico, na maioria dos casos. Incide numa personalidade que ainda não está completamente desenvolvida e bloqueia o processo do desenvolvimento dessa personalidade. Por isto, considera-se que a gravidade é menor quanto mais velha está a criança, pelas defesas que já têm estruturadas.

  • Em "síndrome desorganizada", leia-se, esquizofrenia hebefrênica. Só quiseram complicar.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A