SóProvas


ID
1398175
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação aos transtornos obsessivo-compulsivos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quem disse que é difícil? Adoro essas questões que você não faz ideia de onde se baseiam. Eu nunca tive essa dificuldade na minha clínica, acho até bem fácil saber se um paciente está delirando ou está com ideias obsessivas.

  • "Na prática clínica, nem sempre é fácil demarcar com precisão o limite entre a idéia delirante e a obsessão (com pouca crítica e insight). Da mesma forma, em alguns casos é difícil diferenciar entre o ato compulsivo (vivenciado como obrigatório e desprazeiroso) e o ato impulsivo. (Dalgalarrondo, 2008, p. 322)

  • Deveriam especificar o autor no enunciado.

  • Os 3 subtipos são: TOC com predominância de Pensamentos obsessivos; TOC com predominância de Comportamentos Compulsivos e TOC misto. (CID X)

  • A)Errada:  ideias obsessivas, atos impulsivos e comportamento compulsivos são caracteísticas diagnósticas e não sub-tipos(Critério A para o diagnóstico DSM-5).TOC associado a tiques representa um dos possíveis subtipos clínicos, apresentando algumas características em comum com outros dois possíveis subtipos: TOC de início precoce e TOC associado à FR(febre reumática.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462001000600005.

    O CID-10 utiliza outra classificação, a qual o colega Tiago citou.

    B)Errada:Forma mista é uma nomenclatura utilizada pelo código de classificção CID-10:F42.2 - Transtorno obsessivo-compulsivo, forma mista, com idéias obsessivas e comportamentos compulsivos

    C) A colega também já citou a referência bibliográfica do Paulo Dalgalarrondo.

    D) Errada: pacientes com TOC podem ter insights: bom ou razoável(reconhecendo as crenças), pobre(acredita que as crenças são verdadeiras) e ausente/crença delirante( está completamente convencido).Fonte DSM 5

    E) Errada: Ato impulsivo:em oposição à ação voluntária, abole abruptamnete as fases de decisões, deliberação e intenção.Ato compulsivo ou compulsão, difere do ato impulsivo por ser reconhecido pelo indivíduo como algo indesejável e inadequado, assim como o desejo de refreá-lo, geralmente é uma ação motora.Fonte Paulo Dalgalarrondo Pg178.Ha diferenciação dos dois atos irá depender, também, da capacidade de autopercepção (insight) do paciente para diferenciá-los.

     

     

     

  • Acho que não é tão difícil diferenciar entre ideias delirantes e obsessão. Por exemplo, se o cara acredita que é o Napoleão e é herdeiro do mundo dá pra ver que é um delírio..já o coitado do obsessivo sempre fica em um solilóquio, um monólogo de ideiais, 'não consigo fazer tal coisa, sou um bosta,...". Bom, pelo menos essa distinção fica mais clara pra mim. Enfim, só lembrando que não é o que a gente acredita, mas o que a banca QUER. hahaa

    Enfim, a luta continua :p