a) Essa alternativa trata do Reconhecimento de Ativos Intangíveis, abordado no item 64 do CPC 04 que diz: Os gastos incorridos com marcas, títulos de publicações, listas de clientes e outros itens similares não podem ser separados dos custos relacionados ao desenvolvimento do negócio como um todo. Dessa forma, esses itens não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis. Logo essa alternativa esta Errada.
b) Segundo o item 20 do Pronunciamento Técnico
CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola, os estoques que compreendam o
produto agrícola que a entidade tenha colhido, proveniente dos seus ativos
biológicos, devem ser mensurados no
reconhecimento inicial pelo seu valor justo deduzido dos gastos estimados no
ponto de venda no momento da colheita. Lembrando que, segundo esse mesmo CPC, Ativos Biológicos é um animal e/ou uma planta, vivos. Questão Errada.
c) O CPC 31 prescrever a contabilização de
ativos não circulantes mantidos (colocados) para venda. O Pronunciamento exige
que os ativos que satisfazem os critérios de classificação como mantidos para
venda sejam classificados no circulante e mensurados pelo menor entre o valor
contábil até então registrado e o valor justo menos as despesas de venda. Portanto questão Errada.
e) Segundo o CPC 26, o ativo deve ser
classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:
1º Espera-se que seja realizado, ou pretende-se que
seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade;
2º Está mantido essencialmente com o propósito de
ser negociado;
3º Espera-se que seja realizado até doze meses após a data do balanço; ou
4º É
caixa ou equivalente de caixa (conforme definido no Pronunciamento Técnico CPC
03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), a menos que sua troca ou uso para
liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a
data do balanço. Questão também Errada.
Resposta, letra "D"
Bons Estudos!!!!
Esta questão cobra diversos conceitos. Então vamos analisar as alternativas apresentadas separadamente! Não se desespere com as alternativas que cobram conceitos de outros Pronunciamentos Técnicos, já que os estudaremos em aulas futuras.
a) Incorreta. Um ativo intangível gerado internamente deve ser mensurado pelo seu custo, incluindo todos os gastos diretamente atribuíveis, necessários à criação, produção e reparação do ativo para ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração.
b) Incorreta. As galinhas, como ativos biológicos, devem sem mensuradas ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência. No entanto, aparentemente este não é o caso em tela. Aqui as galinhas do frigorífico devem ser tratadas como estoques, pois se estão no frigorífico já estão mortas (e congeladas), não é? Se as galinhas são estoques devem ser mensurados pelo custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.
c) Incorreta. A entidade deve mensurar o ativo ou o grupo de ativos não circulantes classificado como mantido para venda pelo menor entre o seu valor contábil e o valor justo menos as despesas de venda.
d) Correta. Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para:
(a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou
(b) venda no curso ordinário do negócio.
A mensuração de uma Propriedade para Investimento no reconhecimento inicial é pelo custo. Posteriormente, a entidade deve escolher como sua política contábil ou o método do valor justo ou o método do custo e deve aplicar essa política a todas as suas propriedades para investimento.
e) Incorreta. Uma conta a receber de um cliente em 180 dias deve ser classificada no Ativo Circulante, contrariamente ao afirmado na alternativa. Destaca-se que mesmo os elementos do ativo circulante podem ser ajustados a valor presente, desde que o efeito seja relevante.