-
O primeiro ponto a destacar é que a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido não é obrigatória, segundo a Lei das S.A.s.
Confira:
Lei 6404/76, Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;_______________
-
GABARITO: ERRADO
- A DMPL expõe as variações ocorridas, durante o exercício, em todas as contas do PL, inclusive prejuízos acumulados, sendo mais abrangente do que a DLPA.
- CPC 26: 106. A DMPL inclui as seguintes informações:
(a) o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores;
(b) para cada componente do PL, os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva;
(c) [eliminado];
(d) para cada componente do PL, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente as mutações decorrentes:
(i) do resultado líquido;
(ii) de cada item dos outros resultados abrangentes; e
(iii) de transações com os proprietários realizadas na condição de proprietário, demonstrando separadamente suas integralizações e as distribuições realizadas, bem como modificações nas participações em controladas que não implicaram perda do controle.
-
O erro da questão está na expressão "...RECURSOS DISPONÍVEIS..." [= passivo total (= capital de terceiros + capital próprio)].
A DMPL demonstra apenas a variação do capital próprio, não do capital de terceiros.
-
Afetam o PL e não o Capital Próprio
-
GABARITO ERRADO!
.
.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido evidencia todas as movimentações realizadas durante o exercício social nas contas que compõem o patrimônio líquido: reservas de capital, de lucros, de reavaliação, capital social e lucros ou prejuízos acumulados.
-
Errado
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um relatório contábil que evidencia as alterações no patrimônio líquido de uma empresa. Tal demonstração não é obrigatória por lei, mas a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que as empresas de capital aberto a elaborem e publiquem.
Fonte: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/dmpl/
-
GABARITO: ERRADO.
A demonstração de mutações do patrimônio líquido, cujo objetivo é demonstrar integralmente a variação, positiva ou negativa, dos recursos disponíveis para a entidade (erro, pois recursos disponíveis para entidade são Ativo= Passivo + PL) , evidencia os fatos que afetaram o capital próprio (a conta PL é a evidenciação do Capital Próprio), em determinado período de tempo.
Fonte: Anotações aulas Prof.: Feliphe Araújo (gran).