SóProvas


ID
139897
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as normas vigentes de auditoria, emanadas pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade, os riscos de distorção relevante podem existir nos seguintes níveis:

Alternativas
Comentários
  • Está questão é de auditoria. O risco de auditoria divide-se em Risco de Distorção Relevante e Risco de Detecção
          Risco de Distorção Relevante - nível geral da demonstração contábil e nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações.  é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção ANTES DA AUDITORIA. Ela divide-se em RISCO INERENTE (RISCO DA PRÓPRIA CONTA, independe do Sistema de Controle Interno) e RISCO DE CONTROLE (leva em conta o SCI)
         Risco de Detecção - Possibilidade de um erro no saldo de uma conta ou classe de transações não ser identificado em função da aplicação de procedimentos de auditoria inadequados

  • Nível geral da Demonstração Contábil

    Trata-se dos riscos de distorções relevantes que se relacionam de forma disseminada às demonstrações contábeis com um todo e que afetam potencialmente muitas afirmações.


    Nível de afirmação

    É avaliado para que se determine a natureza, a época e a extensão dos procedimentos necessários para a obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente. Essa evidência possibilita ao auditor expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis em um nível aceitavelmente baixo de risco de auditoria.

    Fonte: Prof. Davi Barreto - Ponto dos concursos
  • Questão retirada do item A34 da Res. CFC 1.203/09 (NBC TA 200)

    A34. Os riscos de distorção relevante podem existir em dois níveis:  • no nível geral da demonstração contábil; e  • no nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações. 

    Informações adicionais:
    Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham  distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:  (i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser  relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;  (ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade. 
  • NBC TA 200

    Risco de distorção relevante

    A36. Os riscos de distorção relevante podem existir em dois níveis:

      no nível geral da demonstração contábil; e

      no nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações.

  • São 2 níveis: o nível das afirmações (a conta, a transação) e o nível geral ( nível das demonstrações contábeis

    Resposta: E