SóProvas


ID
13990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer e reduz as chances de cura. É o que demonstra um estudo do Hospital do Câncer de São Paulo, que analisou a taxa de sobrevida de 2.741 pacientes adultos nos últimos três anos. Essa taxa indica a probabilidade de estar vivo no período de realização da pesquisa. O estudo, inédito no país, mostra que, entre os que descobriram a doença em fase mais avançada, 61% estudaram até a 8.ª série do ensino fundamental. O restante tinha concluído o ensino médio ou o superior. O peso da escolaridade no diagnóstico precoce fica bem claro no câncer de mama, o que mais mata as brasileiras: 73,3% das mulheres que detectaram o tumor em estágio inicial tinham o ensino médio ou o superior completo.

Folha de S. Paulo, 15/6/2004, p. C1 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos a ele ligados, julgue os itens subseqüentes.

Citado no texto, o ensino fundamental é, segundo dispõe a legislação brasileira, a fase de escolaridade obrigatória, a ser cumprida regularmente entre os sete e os quatorze anos de idade, o que não impede que pessoas situadas em outra faixa etária a ele tenham acesso.

Alternativas
Comentários
  • Escola não exige idade...
  • Exige sim ! depende da escola . Existem escolas que fazem supletivo , já a minha própia escola não faz supletivo então tem a legislação de idade sim !

  • Gabarito: certo

    Não concordo com o gabarito, pois a questão  traz como citado no texto o  ensino fundamental como  fase de escolaridade obrigatória, a ser cumprida regularmente entre os sete e os quatorze anos de idade.. Isso não consta no texto e se for analisar a legislação o que ela traz é o seguinte:

    Educação infantil: 0- 5 anos (art. 208, CF) 

    Educação fundamental: 6 - 14 anos

    educação superior: 15- 17 anos

    # Obrigatório a prestação da educação pelo Estado dos 4 a 17 anos, mas isso não impede que pessoas situadas em outra faixa etária a ele tenham acesso. (art. 208, CF).



  • Questão antiga, há mudanças.