SóProvas


ID
1399150
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No final do século XVIII, duas potências europeias emergentes passaram por revoluções que construíram os pilares econômicos e políticos do Mundo Contemporâneo. Após o desencadear da “dupla revolução”, Inglaterra e França seriam também os principais rivais em um conflito de proporções continentais que provocaria grandes mudanças no mapa da Europa.

De acordo com o enunciado acima, essa guerra é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • c) Guerras Napoleônicas.

     

     

    “Dupla Revolução” são duas revoluções que devem ser entendidas em conjunto. Trata-se da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, iniciadas na Europa do século XVIII. A Inglaterra introduziu no mundo uma nova forma de economia com a invenção da indústria. Mais ou menos ao mesmo tempo, a França popularizou as idéias políticas (direitos individuais, o poder emanando do povo e não do rei etc) que se espalharam pelo mundo inteiro a partir de então. Por isso, podemos falar em uma “dupla revolução”: juntas, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial lançaram as bases da economia e da política do mundo em que vivemos hoje. Por isso, marcam o final da Idade Moderna e o princípio da Idade Contemporânea.

     

     

    Guerras Napoleônicas foram uma série de conflitos entre revolucionários franceses e a monarquia europeia. Foi uma das guerras mais importantes da história e teve início por volta de 1803. Inglaterra e França foram grandes rivais durante os conflitos.

     

     


    FONTE: http://www.joaopaulo.com.br/jps/projetos/informacao-a-distancia/dupla-revolucao.php