SóProvas


ID
1399159
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“De modo geral, o ensino de História [no Brasil] pode ser caracterizado a partir de dois grandes momentos. O primeiro teve início na primeira metade do século XIX, com a introdução da disciplina no currículo escolar. [...] O segundo momento ocorreu a partir das décadas de 30 e 40 deste século [XX], orientado por uma política nacionalista e desenvolvimentista.”

(BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: História. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 19.)

Assinale a opção que associa corretamente um “grande momento” à sua respectiva iniciativa.

Alternativas
Comentários
  • Fundado na época do período regencial brasileiro, integrava um projeto civilizatório mais amplo do império do Brasil, do qual faziam parte a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Arquivo Público do Império, seus contemporâneos. No plano da educação pretendia-se a formação de uma elite nacional. Deste modo, a instituição propunha-se formar quadros políticos e intelectuais para os postos da alta administração, principalmente pública.

  • Dom Pedro II priorizava bastante a educação. Durante o seu governo além da escravidão, do qual ele era veementemente contra, sua preocupação era com a educação do povo brasileiro.

  • A)O Arquivo Público foi criado em 1839, no Período Regencial

    B) Período Regencial – criação do Colégio Pedro II.

    Em 1837, em homenagem ao imperador-menino.

    C) O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) foi criado em 1838, no Período Regencial

    D) A Escola Nacional de Belas Artes foi criada em 1816 com o nome Escola Real das Ciências Artes e Ofícios, durante o Brasil Colonia

    E) O Panteão da Pátria foi criado em 1986, na Nova República.

  • to fazendo tanta questão de historia onde a maioria das questoes é pra quem quer ser PROFESSOR, que se tiver uma questao perguntando quem descobriu o Brasil eu nao vou saber, mas se perguntar quem era o sobrinho do D.PEDRO I, vou saber até o sobrenome