SóProvas


ID
1399219
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A historiografia utiliza a expressão “pioneirismo ibérico” para indicar a liderança de Portugal e Espanha na expansão ultramarina nos séculos XV e XVI.

Com relação ao processo de expansão marítima português, analise as afirmativas a seguir.

I. Dentre as especialidades da arte náutica os portugueses ganharam reconhecimento pela cartografia e pela técnica de construção e navegação de caravelas, que transformou Portugal em um centro de referência.
II. A presença portuguesa no Oriente foi garantida graças a guerras travadas com os árabes, que controlavam o tráfego no Índico Ocidental, de que é exemplo a ocupação de Goa.
III. A conquista da ilha da Madeira é o marco inicial da expansão marítima portuguesa, tornando efetivo o modelo de colonização baseado na exploração da agromanufatura do açúcar.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I- Refere-se a Escola de Sagres, importante escola sobre estudos naúticos;

    II- Lutas portuguesas na Arábia, para manter o comercio de especiárias;

    III- Marco inicial é a conquista de Celta.

  • Gabarito d

  • Está contraditório a aula que assiste. Segundo a professora quem dominava as especiarias do Oriente era a península itálica por causa das grande atividade comercial das cidades italianas.

  • Domínio do comércio de especiarias no Mediterrâneo/Europa: Comerciantes italianos

    Sobre o comércio de especiarias no Oceano Índico e África Oriental: Árabes.

    Quando Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama chegaram na Índia, seu objetivo era o governante de Goa dar o monopólio de especiaras aos portugueses e expulsar os árabes ou retira-los do comércio.

    Sobre o item III: A primeira conquista marítima portuguesa foi em Ceuta, 1415, na África. Ilha da Madeira só foi descoberta pelos portugueses em 1417.

    GAB: D

  • I – ITEM CORRETO

    II – ITEM CORRETO

    III – A tomada de Ceuta é o marco inicial da expansão marítima portuguesa. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D