SóProvas


ID
1399252
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a teorização de Saviani (1984) nas abordagens do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir:

I. A Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista são exemplos de teorias crítico-reprodutivistas.

II. A escola dualista enquadra-se na teoria crítico-reprodutivista.

III. A escola, enquanto aparelho ideológico do Estado, e o sistema de ensino, enquanto violência simbólica, enquadram-se nas teorias críticos-reprodutivistas.

IV. A teoria não crítica engloba as abordagens tradicional e comportamentalista, enquanto as abordagens humanista, cognitivista e sociocultural são exemplos de teorias crítico-reprodutivistas.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • LETRA B 

    Teoria Crítico-reprodutivista - A teoria não deixa margem de dúvidas. A função da educação é a reprodução das desigualdades sociais. Pela reprodução cultural ela contribui para reprodução social. 

     - teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica – imposição da cultura dos dominantes para com os dominados;

    -  teoria da escola quanto aparelho ideológico do Estado – considera a escola como instrumento de reprodução das relações de produção capitalista

    - teoria da escola dualista – divisão da escola, uma para a burguesia e outra para o proletariado; reforça a formação da força de trabalho, qualifica o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual


  • A teoria da escola dualista

     

    Os franceses Christian Baudelot e Roger Establet , são os principais representantes dessa teoria.

    “Se vivemos em uma sociedade dividida em classes, não é possível haver uma “escola única”. Existem na verdade duas escolas radicalmente diferentes quanto ao número de anos de escolaridade, aos itinerários, às próprias finalidades da Educação”

  • I- A Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista são exemplos de teorias crítico-reprodutivistas. (sÃO SEGUNDO SAVIANI, TEORIAS NÃO-CRITICAS).

    II. A escola dualista enquadra-se na teoria crítico-reprodutivista. (VERDADEIRO)

    III. A escola, enquanto aparelho ideológico do Estado, e o sistema de ensino, enquanto violência simbólica, enquadram-se nas teorias críticos-reprodutivistas. (VERDADEIRO)

    IV.  A teoria não crítica engloba as abordagens tradicional e comportamentalista, enquanto as abordagens humanista, cognitivista e sociocultural são exemplos de teorias crítico-reprodutivistas. (FALSO - ESSA ABORDAGEM É SEGUNDO DIVISÃO DE MIZUKAMI E NÃO A DIVISÃO DE SAVIANI).

  • GABARITO LETRA B

    I- ERRADO – São tendências liberais e NÃO CRÍTICAS.

    II- CERTO – Os franceses Christian Baudelot e Roger Establet, são os principais representantes da escola dualista e são reprodutivistas.

    III- CERTO – A violência simbólica  e aparelho ideológico do Estado são discursos dos autores Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron que também são reprodutivistas.

    IV- ERRADA – A abordagem humanista é representada por Carl Rogers.

                   A abordagem cognitiva é representada por Piaget.

                   A abordagem sociocultural é representada por Vygotsky.