SóProvas


ID
1399450
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Até os dias atuais, ninguém tem certeza de quando a vida começou, mas o ancestral de todos os seres vivos povoou a Terra há cerca de 4 bilhões de anos. A atmosfera primitiva da Terra neste momento era rica em amônia, metano, hidrogênio e vapor d'água, e pobre em oxigênio, receberia grande quantidade de energia na forma de descargas elétricas e radiações. As temperaturas seriam elevadas, tornando contínua a circulação de água entre atmosfera e solo. Nas afirmações abaixo, assinale a alternativa correta a respeito das teorias sobre a origem da vida:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: as características bioquímicas comuns a todas as células sugerem que a célula primitiva tinha alguns milhares de genes e que a diversificação das células surgem pelo processo de duplicação de mutações aleatórias desses genes.

    A letra B está incorreta porque o processo seria de autotrófico por quimiossíntese e não por fermentação.

    Em 1977, foram descobertas nas profundezas oceânicas as chamadas fontes termais submarinaslocais de onde emanam gases quentes e sulfurosos que saem de aberturas no assoalho marinho. Nesses locais a vida é abundante. Muitas bactérias que aí vivem são autótrofas, mas realizam um processo muito distinto da fotossíntese. Onde essas bactérias vivem não há luz, e elas são a base de uma cadeia alimentar peculiar. Elas servem de alimento para os animais ou então são mantidas dentro dos tecidos deles. Nesse caso, tanto os animais como as bactérias se beneficiam: elas têm proteção dentro do corpo dos animais, e estes recebem alimentos produzidos pelas bactérias.

    A descoberta das fontes termais levantou a possibilidade de que a vida teria surgido nesse tipo de ambiente protegido e de que a energia para o metabolismo dos primeiros seres vivos viria de uma mecanismo autotrófico denominado quimiossíntese. Alguns cientistas acreditam que os primeiros seres vivos foram bactérias, que obtinham energia para o metabolismo a partir da reação entre substâncias inorgânicas, como fazem as bactérias encontradas atualmente nas fontes termais submarinas e em outros ambientes muito quentes (com cerca de 60 a 105ºC) e sulfurosos. Segundo essa hipótese, parece que toda a vida que conhecemos descende desse tipo de bactéria, que devia ser autotrófica.

    Assim, segundo essa hipótese, a quimiossíntese - um processo autotrófico – teria surgido primeiro. Depois teriam surgido a fermentação, a fotossíntese e finalmente a respiração.

  • Finalmente, em algum momento, ainda num ambiente sem oxigênio, os primeiros organismos teriam surgido na forma de seres unicelulares heterótrofos, nutrindo-se de matéria orgânica simples e produzindo gás carbônico (CO) e álcool (CHOH), ou seja, os primeiros organismos vivos eram fermentadores.