As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
A partir de 1977, foram descobertas, em várias regiões abissais dos oceanos, fendas hidrotérmicas, onde a água atinge temperatura de até 400 °C e fica rica em minerais procedentes da rocha. Os ecossistemas nessas regiões são baseados em bactérias que utilizam o gás sulfídrico e o calor para formar moléculas complexas que servem como alimento para os organismos que vivem na região. Devido às características do ecossistema e à riqueza de bactérias que processam as substâncias liberadas em profusão por essas fendas, os cientistas já especulam sobre a possibilidade de usar essas regiões para explicar o surgimento da vida na Terra.
Uma condição que pode ser levada em conta para considerar essa possibilidade é que, nessa região,
Leia a estrofe inicial do poema “Vozes de uma sombra”, de Augusto dos Anjos, que está no livro Parnaso de Além-túmulo, de Francisco Cândido Xavier, FEB, 1931.
1 “Donde venho? Das eras remotíssimas,
2 Das substâncias elementaríssimas,
3 Emergindo das cósmicas matérias.
4 Venho dos invisíveis protozoários,
5 Da confusão dos seres embrionários,
6 Das células primevas, das bactérias.”
Agora analise as afirmativas seguintes, que interpretam o poema de Augusto dos Anjos à luz dos conhecimentos atuais da Biologia.
I - Os versos 1 e 6 relacionam-se ao fato de que os registros mais antigos de seres vivos datam de aproximadamente 3,5 bilhões de anos, sendo estes seres semelhantes às atuais bactérias.
II - Os versos 2 e 3 referem-se a provável composição da atmosfera primitiva, que acredita-se fosse formada por hidrogênio, gás carbônico, vapor de água e nitrogênio.
III - O verso 4 expressa um equívoco, pois nenhum sistema de classificação (Copeland, Whittaker, Margulis/Schwartz, Woese) estabelece qualquer parentesco, ainda que longínquo entre mamíferos e protistas.
IV - Quando o poema foi escrito, o termo protozoário era empregado para designar organismos eucariontes unicelulares, heterótrofos e com capacidade de deslocamento, que compunham o filo Protozoa dentro do Reino Animal, mas hoje esta designação não tem valor taxonômico, tendo sido substituída por Protista.
V - A estrofe trata do processo de evolução dos animais, estabelecendo os protistas como ancestrais longínquos para aquele Reino, em virtude de serem eles os primeiros eucariontes a surgirem em nosso planeta.
Está(ão) correta(s):
Uma das hipóteses quanto à origem da vida é a evolução gradual dos sistemas químicos, também conhecida como a hipótese de Oparin e Haldene.
Assinale a alternativa incorreta em relação a esta hipótese.
Sabe-se que a presença do oxigênio livre na atmosfera se deve à ação fotossintética dos seres vivos. Inicialmente, o oxigênio foi liberado graças ao surgimento de seres do tipo
Precedendo a origem da vida, formaram-se os sistemas moleculares orgânicos que possibilitaram reunir principalmente nos seres vivos 4 (quatro) elementos químicos. Esses elementos são:
Baseados na teoria da evolução química, podemos afirmar corretamente que, dentre os requisitos básicos para a formação dos seres vivos, a Terra já apresentava há mais de 3,5 bilhões de anos atmosfera
Podemos afirmar corretamente que os aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e salinidade e que inspiraram Oparin a formular sua teoria para a origem da vida estão reunidos em
A vida animal originou-se nos oceanos primitivos, sendo que os peixes com nadadeiras lobadas, os crossopterígios, cujos representantes atuais são os celacantos, provavelmente teriam ocasionado o surgimento dos animais de quatro pernas, os tetrápodes, grupo ao qual pertencem os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos atuais. Assim, a partir dos ancestrais marinhos, alguns grupos invadiram a água doce enquanto outros se deslocaram para a terra.
Dentre as adaptações importantes para a ocupação do ambiente terrestre é correto citar
Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônio, hidrogênio e vapor de água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiram-se a síntese proteica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das primeiras células.
Considerando-se os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi
Considere o texto abaixo para responder os itens 5 e 06.
“A teoria de que todos os seres vivos são compostos por células foi desenvolvida
com a contribuição de muitos cientistas, mas só ganhou força com o apoio do médico
alemão Rudolf Virchow. Uma das razões do apoio deste grande cientista à Teoria
Celular, porém, talvez esteja em suas convicções políticas socialistas... Não estamos
falando de marxismo-leninismo, mas de certas “utopias” baseadas nos conceitos de
igualdade e democracia.
Para Virchow, a ideia de um organismo formado por milhares de células
individuais, mas trabalhando harmonicamente, pareceu um exemplo natural da utopia
socialista. Cada pequenina unidade trabalharia consciente de seu papel “na sociedade”
e o conjunto todo seria coerente com seu objetivo: a vida orgânica.”
(Ciência Hoje, vol 47, no,279, p.66)
Considere o texto abaixo para responder os itens 5 e 06.
“A teoria de que todos os seres vivos são compostos por células foi desenvolvida
com a contribuição de muitos cientistas, mas só ganhou força com o apoio do médico
alemão Rudolf Virchow. Uma das razões do apoio deste grande cientista à Teoria
Celular, porém, talvez esteja em suas convicções políticas socialistas... Não estamos
falando de marxismo-leninismo, mas de certas “utopias” baseadas nos conceitos de
igualdade e democracia.
Para Virchow, a ideia de um organismo formado por milhares de células
individuais, mas trabalhando harmonicamente, pareceu um exemplo natural da utopia
socialista. Cada pequenina unidade trabalharia consciente de seu papel “na sociedade”
e o conjunto todo seria coerente com seu objetivo: a vida orgânica.”
(Ciência Hoje, vol 47, no,279, p.66)
Segundo a Teoria Heterotrófica, os primeiros seres vivos viviam em mares ricos em nutrientes e numa atmosfera sem oxigênio nem gás carbônico. A energia necessária para o organismo era obtida por fermentação. Foram os primeiros seres fotossintetizantes que introduziram o oxigênio na atmosfera. Surgiram, então, os primeiros seres aeróbios, que obtêm energia pela respiração. Sobre o processo evolutivo de um modo geral, marque a opção incorreta.
Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
Louis Pasteur realizou experimentos pioneiros em Microbiologia. Para tornar estéril um meio de cultura, o qual poderia estar contaminado com agentes causadores de doenças, Pasteur mergulhava o recipiente que o continha em um banho de água aquecida à ebulição e à qual adicionava cloreto de sódio.
Com a adição de cloreto de sódio, a temperatura de ebulição da água do banho, com relação à da água pura, era ______. O aquecimento do meio de cultura provocava _______.
As lacunas podem ser corretamente preenchidas, respectivamente, por:
Há menos de dois bilhões de anos, as primeiras células, que replicavam seu DNA e que deram origem às linhagens hoje existentes, teriam sido exterminadas se
Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas.
Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a
Até os dias atuais, ninguém tem certeza de quando a vida começou, mas o ancestral de todos os seres vivos povoou a Terra há cerca de 4 bilhões de anos. A atmosfera primitiva da Terra neste momento era rica em amônia, metano, hidrogênio e vapor d'água, e pobre em oxigênio, receberia grande quantidade de energia na forma de descargas elétricas e radiações. As temperaturas seriam elevadas, tornando contínua a circulação de água entre atmosfera e solo. Nas afirmações abaixo, assinale a alternativa correta a respeito das teorias sobre a origem da vida:
Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando em um sistema fechado as supostas condições da Terra primitiva: altas temperaturas, atmosfera composta pelos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor d'água, e muitas descargas elétricas.
Os resultados demonstraram que nas condições testadas ocorreu a síntese espontânea de moléculas de
A teoria da evolução molecular se propõe a explicar a formação dos chamados sistemas probióticos de moléculas. Proposta inicialmente por Aleksander Oparin e John Haldane, independentemente, essa teoria sugere que os primeiros seres surgidos na Terra teriam como característica o fato de serem:
A vida orgânica se formou abaixo das ondas/ nasceu e procriou em cavernas peroladas do oceano/ movia-se na lama ou através da massa aquosa/e à medida que floresciam sucessivas gerações/ adquiriram novos poderes e membros maiores/ tornaram-se incontáveis os grupos de vegetação/ e os reinos de seres que respiravam e possuíam nadadeiras, patas e asas.
(DARWIN, Erasmus, 1802).
Com base na análise do texto apresentado e nos conhecimentos atuais sobre a origem da vida e a teoria da evolução, pode-se afirmar:
A capacidade de converter energia luminosa em energia química foi a primeira aquisição evolutiva
relacionada à bioenergética celular, liberando as primeiras formas de vida da dependência do meio
ambiente.
Todo ser vivo precisa de alimentos, que são degradados nas vias metabólicas para a liberação de energia e realização de funções vitais. Esses alimentos também podem ser utilizados como substrato para a síntese de substâncias orgânicas, possibilitando o crescimento e a reposição de perdas do organismo. De acordo com a hipótese heterotrófica sobre a origem da vida em nosso planeta, houve uma sequência de surgimento das vias metabólicas nos seres vivos. Qual das alternativas a seguir apresenta a sequência correta de acordo com a hipótese heterotrófica?
A abordagem evolutiva pergunta o que as mudanças de caracteres e de espécies implicam na adaptação, na história e nas relações dos seres vivos. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.
Na antiguidade, alguns cientistas e pensadores famosos tinham um conceito curioso sobre a origem da vida e em alguns casos existiam até receitas para reproduzir esse processo. Os experimentos de Pasteur foram importantes para a mudança dos conceitos e hipóteses alternativas para o surgimento da vida. Evidências sobre a origem da vida sugerem que
Uma nova hipótese, baseada na composição iônica das células atuais, sobre a origem da vida prevê que este evento deve ter ocorrido em zonas dominadas por vapores de sistemas geotérmicos e não em ambientes marinhos. Esta hipótese reflete:
Para responder o item, considere o texto a seguir:
Parte importante da busca de vida fora da Terra não está “lá fora”: entender a biodiversidade em nosso planeta pode ajudar a nortear a pesquisa por vida extraterrestre... Micro-organismos extremófilos terrestres, presentes em ambientes inóspitos (do fundo dos mares à estratosfera), e os subprodutos de seu metabolismo podem ser considerados como modelos do tipo de vida que poderia existir fora da Terra... O fato de os sistemas biológicos complexos conhecidos se auto-organizarem com base nas características intrínsecas de suas moléculas constituintes, somado à constatação de que as propriedades físicas da matéria são as mesmas em todo lugar, poderia indicar que a vida no universo seguiria ao menos parte dos caminhos evolutivos observados na Terra.
(Fonte: Ciência Hoje, no.302, p. 56 e 57, abril 2013.)
Considerando a origem da vida no planeta Terra, analise as proposições, coloque entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A condição necessária e suficiente para a criação do progenoto foi o desenvolvimento de sistemas catalizadores orgânicos.
( ) As investigações sobre a origem da vida apontam para a unicidade básica do mundo vivo, considerando as similaridades em nível molecular entre todas as formas de vida.
( ) O experimento clássico de Miller teve uma importância secundária no
contexto dos estudos sobre a origem da vida por desconsiderar o
suposto ambiente da Terra primitiva.
Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.
Um exemplo de tal processo é o(a)
Qual interação ocorreu entre as células, sendo fundamental para a vida multicelular surgir?
A origem dos vírus não é inteiramente clara. De acordo com algumas explicações aceitas atualmente, os vírus são derivados dos seus próprios hospedeiros, representam micróbios extremamente reduzidos ou que apareceram separadamente no caldo primordial que deu origem às primeiras células. Acredita-se, ainda, que diferentes variedades de vírus teriam origens diversas e independentes. Quando não estão se reproduzindo, os vírus não manifestam atividades vitais, ou seja, não crescem, não degradam e não produzem substâncias. No entanto, sua capacidade reprodutiva é assombrosa, pois um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhões de novos indivíduos.
Internet: <virologiaemdemasia.blogspot.com.br> (com adaptações).
Considerando o texto acima apresentado, julgue o item subsequente.
No que se refere a teorias, hipóteses e modelos propostos na tentativa de explicar a origem da vida na Terra, julgue o item seguinte.
A hipótese das argilas sugere que os minerais argilosos
teriam atuado como catalisadores na formação de
biopolímeros e constituído a estrutura genética da vida
primitiva.
No que se refere a teorias, hipóteses e modelos propostos na tentativa de explicar a origem da vida na Terra, julgue o item seguinte.
Segundo a teoria heterotrófica, os primeiros organismos
vivos na Terra vieram na forma de esporos resistentes
trazidos por meteoritos vindos de diversos pontos do
universo.
No que se refere a teorias, hipóteses e modelos propostos na tentativa de explicar a origem da vida na Terra, julgue o item seguinte.
No modelo da ecopoese, postula-se que a vida na Terra
originou-se de microrganismos termófilos, presentes em
fontes hidrotermais no oceano.
No que se refere a teorias, hipóteses e modelos propostos na tentativa de explicar a origem da vida na Terra, julgue o item seguinte.
A hipótese do “mundo do RNA” propõe que moléculas de
RNA se agruparam e formaram uma cadeia complexa de
genes, atuando como catalisadores de matéria orgânica.
No que se refere a teorias, hipóteses e modelos propostos na tentativa de explicar a origem da vida na Terra, julgue o item seguinte.
A origem da vida na Terra, segundo a corrente do
Determinismo, foi um evento plural, ou seja, ocorreu
diversas vezes na Terra e em outros corpos do sistema
solar.
Aleksandr Ivanovich Oparin (1894-1980) publicou em 1924 sua primeira versão de um modelo sobre a origem da vida a partir da evolução química de molécula que tinham carbono como base. Sobre seu modelo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Moléculas simples, como a amónia e o gás carbônico, sob o efeito de descargas elétricas atmosféricas e radiação ultravioleta, se recombinavam, gerando moléculas mais complexas.
II. Moléculas mais estáveis prevaleciam sobre as menos estáveis, em algo semelhante à teoria da evolução darwiniana.
III. Ao longo de milhões de anos, moléculas podem ter ser combinado, formando aminoácidos e cadeias destes, que seriam precursoras das proteínas.
Estão corretas as afirmativas:
De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, a atmosfera da Terra primitiva seria composta de
Relacione os defensores das principais hipóteses sobre a origem da vida com suas respectivas descrições, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:
1. Jan Baptiste Van Helmont
2. Francesco Redi
3. Louis Pasteur
4. Aleksandr Ivanovich Oparin
5. Stanley Miller
( ) Adepto da biogênese, fez um experimento onde colocou alimentos em vários vidros e deixou alguns fechados com gaze e outros abertos: nos fechados, as moscas não apareceram.
( ) Ferveu um caldo de carne e armazenou o líquido estéril por certo tempo em um recipiente que permitia apenas a entrada de ar, mas não a poeira, demonstrando, assim, que os microrganismos estavam no ar.
( ) Adepto da teoria da abiogênese, acreditava que quando se espreme uma roupa de baixo suja, um fermento drenado da roupa reveste o trigo e o transforma em camundongo.
( ) Recriou, em laboratório, as condições da atmosfera primitiva dentro de um balão de vidro, submetido a altas temperaturas e constante ação de descargas elétricas. Ao fim de certo tempo, ele observou o acúmulo de aminoácido no interior do balão.
( ) Lançou a hipótese de que a vida se originou a partir da combinação entre os gases existentes na atmosfera primitiva que, sob a ação das descargas elétricas e dos raios ultravioleta, formariam estruturas químicas complexas, conhecidas hoje como aminoácidos.
A sequência correta de cima pra baixo é:
Atente para o seguinte excerto: “Uma resposta legítima à pergunta o que é vida? é bactéria. Qualquer organismo, não sendo em si uma bactéria viva, é descendente – de um modo ou de outro – de alguma bactéria, ou mais provelmente, de fusões de vários tipos de bactérias. As bactérias povoaram o planeta e nunca abriram mão desse controle”.
Fonte: Margulis & Sagan. O que é vida?. Zahar, 2002.
Em consonância com o excerto e de acordo com a hipótese mais aceita a respeito da origem da vida na Terra, os primeiros seres vivos eram:
Um dos mais importantes eventos na evolução da vida na Terra foi o surgimento da autotrofia, com destaque para a fotossíntese, que utiliza a muito abundante energia luminosa, para sintetizar compostos orgânicos ricos em energia química. Analise as seguintes informações, que se referem ao processo de fotossíntese.
I. A fotossíntese pode ser representada pela equação simplificada 6 CO2 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2 provando que o gás oxigênio liberado provém da quebra da molécula de dióxido de carbono (CO2).
II. A etapa inicial da fotossíntese é denominada luminosa ou fotoquímica, onde ocorre a formação de ATP (adenosina trifosfato) por fotofosforilação cíclica e fotofosforilação acíclica, dependentes diretamente da luz.
III. A etapa química (ciclo de Calvin-Benson ou ciclo das pentoses) depende dos produtos oriundos da fase clara ou fotoquímica, que são as moléculas de ATP e NADPH + H+ , onde também ocorre a fixação do carbono.
Assinale a alternativa CORRETA.
Em 1859 foi publicado o livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, que se tornou um divisor de água na história do estudo da vida na Terra. Darwin conseguiu explicar o mecanismo pelo qual as espécies evoluíram e se diversificaram no planeta. Veja as seguintes afirmações que tratam das teorias a respeito da evolução.
I. "Os seres vivos nascem com uma diversidade de características, que podem favorecer ou não sua sobrevivência em determinado ambiente".
II. "As novas características, adquiridas ao longo da vida, são transmitidas aos descendentes destes indivíduos".
III. "Ao longo da vida, os seres vivos enfrentam uma luta pela sobrevivência, apenas sobrevivem e se reproduzem aqueles que possuem as melhores adaptações".
A(s) afirmação(ões) que faz(em) parte da teoria da seleção natural, de C. Darwin, são(é):
Tendo em vista a importância da biologia no contexto histórico e filosófico da origem da vida, julgue o item a seguir.
No século XIX, a biologia, como ramo científico, foi um dos primeiros campos da ciência a entrar em choque com os dogmas religiosos estabelecidos, especialmente no que diz respeito à origem da vida.
Tendo em vista a importância da biologia no contexto histórico e filosófico da origem da vida, julgue o item a seguir.
O processo de seleção natural e a criação divina do homem representam, na atualidade, as principais contribuições da biologia para explicar a origem de espécies animais e vegetais no planeta.
Tendo em vista a importância da biologia no contexto histórico e filosófico da origem da vida, julgue o item a seguir.
As ideias de Charles Darwin foram, e ainda são, consonantes com o fixismo das espécies.
Tendo em vista a importância da biologia no contexto histórico e filosófico da origem da vida, julgue o item a seguir.
A teoria da evolução pela seleção natural foi aceita de
maneira unânime tanto pela comunidade científica
quanto por toda a sociedade.
Tendo em vista a importância da biologia no contexto histórico e filosófico da origem da vida, julgue o item a seguir.
Entre as evidências que justificam a evolução da Terra e a origem da vida no planeta, inclui‐se o fato de a Terra, doponto de vista geológico e do meio ambiente, estar passando por mudanças em decorrência de forças físicas e químicas.
Leia as afirmativas sobre as teorias a respeito da origem da vida na Terra.
I. Os experimentos realizados por Louis Pasteur comprovam a teoria da biogênese, que defende que o surgimento de um ser vivo somente é possível a partir de outro, mesmo no caso dos microrganismos.
II. Segundo a teoria de Aleksandr Oparin e John B. S. Haldane, interações químicas permitiram a formação dos coacervados ou probiontes.
III. O bioquímico Stanley Miller, buscando simular as diversas condições existentes na Terra primitiva, observou a formação de moléculas inorgânicas que anteriormente se acreditava serem produzidas somente por células vivas.
IV. A teoria da panspermia defende que seres vivos provenientes do espaço originaram as diferentes formas de vegetais primitivos.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
A Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos, conforme evidências científicas. Inicialmente, sua superfície era constituída por um magma quente, o que impossibilitava a existência de qualquer forma de vida em condições tão adversas. Entretanto, mudanças posteriores nas condições ambientais começaram a fazer da Terra um ambiente propício para a vida.
Em relação às teorias existentes da origem da vida na Terra, é INCORRETO afirmar:
A partir do avanço do método científico e o desenvolvimento da tecnologia, cientistas têm postulado teorias que pudessem esclarecer a origem do Universo. Ao longo dos anos, experimentos nos diversos campos das ciências exatas e da natureza, como Astronomia, Astrofísica, entre outras, têm demonstrado o aceite a quatro principais teorias que explicam a origem do Universo.
Em relação às teorias mais aceitas atualmente, correlacione cada teoria ao seu conceito básico, e assinale a letra CORRESPONDENTE.
1. Teoria do Big Bang
2. Teoria Inflacionária
3. Teoria do Estado Estacionário
4. Teoria do Universo Oscilante
( ) É uma Teoria de complementação à Teoria do Bing Bang, sendo umas teorias mais aceitas e mais bem fundamentadas. Ela explicar o surgimento do Universo segundo estudos de campos gravitacionais fortíssimos, como aqueles encontrados próximos a um buraco negro. Esta teoria pressupõe que uma única força foi dividida quatro forças fundamentais do universo: força da gravidade, força eletromagnética, força nuclear forte e nuclear fraca. Essa divisão provocou a origem do universo.
( ) Essa teoria se opõe à tese de um universo em evolução. Os defensores dessa teoria acreditam que o universo é uma entidade que não tem começo nem fim: ela não tem começo porque não começou com uma grande explosão e não tem fim porque não entrará em colapso em um futuro distante, para depois renascer. Os dados coletados pela observação de um objeto localizado a milhões de anos-luz de distância devem ser idênticos aos obtidos ao se observar a Via Láctea a partir da mesma distância.
( ) É a teoria da grande explosão e a mais popularmente aceita nos dias de hoje. Essa teoria tem base em uma série de soluções de equações da relatividade geral, supõe que entre 14 e 15 milhões de anos atrás, toda a matéria do universo (incluindo o próprio universo) estava concentrada em uma área extremamente pequena, até que explodiu em um evento violento a partir da qual começou a expandir, e assim o surgimento do Universo.
( )Essa Teoria sustenta que o nosso universo seria o
último de muitos surgidos no passado, após
sucessivas explosões e contrações. O momento em
que o universo entra em colapso sobre si mesmo
atraído pela sua própria gravidade, conhecido
como Big Crunch, marca o fim do nosso universo e
do nascimento de um novo.
Julgue os itens subsequentes, relativos às teorias da origem da vida no planeta Terra.
No século XVII, acreditava-se que pequenos seres vivos, como moscas e girinos, pudessem nascer da matéria bruta. Afinal, ninguém ainda havia observado o desenvolvimento desses animais a partir de ovos. A ideia de que a vida pode surgir regularmente da matéria sem vida era conhecida como teoria da abiogênese ou geração espontânea. A experiência de Redi e o experimento de Pasteur foram fundamentais para esse momento, devido ao fato de que
Uma das explicações razoáveis para justificar que toda a vida na Terra tem uma origem comum reside no fato de que:
Alguém pode concluir que o surgimento da vida na Terra foi bem fácil, já que aconteceu tão rápido. No entanto, se fosse tão fácil, porque não apareceram várias formas para satisfazer a larga definição de vida que aceitamos, mas somente uma? O código genético de todos os organismos que hoje vivem na Terra, até a mais simples das bactérias, é idêntico, com poucas exceções, e isso é evidência convincente de que toda a vida que hoje existe na Terra teve uma origem única. (MAYR, 2005, p. 225).
Com base nas informações presentes no texto e nos conhecimentos científicos a respeito do tema abordado, é correto afirmar:
Assinale a proposição CORRETA.
Todos os aminoácidos, essenciais e não essenciais, utilizados por nossas células na formação das proteínas, são necessariamente obtidos através da alimentação.
Evidências indicam que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. A partir desua formação até o aparecimento de condições propícias ao desenvolvimento de formas vivas, milhões de anos se passaram. Sobre a origem da vida e suas hipóteses, assinale a proposição CORRETA.
O aparecimento da fotossíntese foi muito importante, pois através deste fenômeno alguns
seres vivos passaram a ter capacidade de formar moléculas energéticas.
Evidências indicam que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. A partir desua formação até o aparecimento de condições propícias ao desenvolvimento de formas vivas, milhões de anos se passaram. Sobre a origem da vida e suas hipóteses, assinale a proposição CORRETA.
Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos obtinham energia através de
processos químicos bem simples como a respiração aeróbica.
Evidências indicam que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. A partir desua formação até o aparecimento de condições propícias ao desenvolvimento de formas vivas, milhões de anos se passaram. Sobre a origem da vida e suas hipóteses, assinale a proposição CORRETA.
As hipóteses heterotrófica e autotrófica foram baseadas em fatos comprovados que
levaram à formulação da Lei da Evolução Química.
Evidências indicam que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. A partir desua formação até o aparecimento de condições propícias ao desenvolvimento de formas vivas, milhões de anos se passaram. Sobre a origem da vida e suas hipóteses, assinale a proposição CORRETA.
Os processos químicos nos seres vivos ocorrem dentro de compartimentos isolados do
meio externo, em função da existência de uma membrana citoplasmática.
Evidências indicam que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. A partir desua formação até o aparecimento de condições propícias ao desenvolvimento de formas vivas, milhões de anos se passaram. Sobre a origem da vida e suas hipóteses, assinale a proposição CORRETA.
Em 1953, Stanley L. Miller, simulando as prováveis condições ambientais da Terra no
passado, comprovou a possibilidade da formação de moléculas complexas como
proteínas e glicídios.
Evidências indicam que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. A partir desua formação até o aparecimento de condições propícias ao desenvolvimento de formas vivas, milhões de anos se passaram. Sobre a origem da vida e suas hipóteses, assinale a proposição CORRETA.
Há um consenso entre os cientistas quanto à impossibilidade de serem formadas
moléculas orgânicas fora do ambiente terrestre.
Evidências indicam que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. A partir desua formação até o aparecimento de condições propícias ao desenvolvimento de formas vivas, milhões de anos se passaram. Sobre a origem da vida e suas hipóteses, assinale a proposição CORRETA.
A capacidade de duplicar moléculas orgânicas foi uma etapa crucial na origem dos seres
vivos.
O holocausto do oxigênio foi uma crise de poluição mundial que ocorreu por volta de 2.000 milhões de anos atrás. Antes dessa época, praticamente, não havia oxigênio na atmosfera terrestre. A biosfera original da Terra era tão diferente da atual como a de um planeta estranho. Mas micróbios fotossintetizantes purpúreos e verdes, ávidos por hidrogênio, descobriram a maior fonte desses elementos, água, e o seu uso produziu um resíduo altamente tóxico, o oxigênio. O nosso preciosíssimo oxigênio era um gás venenoso lançado na atmosfera. (MARGULIS; SAGAN. 2016)
A partir das informações contidas no texto e com os conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar: