SóProvas


ID
140023
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à dinâmica das organizações na contemporaneidade, analise as afirmativas abaixo.

I. O modelo mecanicista e hierarquizado tende a reaparecer, pois ele é o mais adequado para as organizações empresariais, devido ao enorme tamanho e à gigantesca concentração de recursos necessários na Era da Globalização.

II. A realidade das organizações se tornou tão complexa e multidimensional, que a integração deve ser obtida através da comunicação interorganizacional entre colegas, e não apenas através da hierarquia.

III. O mundo contemporâneo assiste à emergência de um novo tipo de organização, formada por unidades de negócios, horizontalizada, voltada para projetos e operações descentralizadas.

IV. Com o aumento da complexidade das organizações, as empresas passaram a introduzir uma estrutura hierárquica que concentra o poder e aumenta a capacidade de reflexão da alta gerência.

V. Na época da globalização, para sobreviver à mutabilidade e à instabilidade ambiental, as empresas precisam ser altamente disciplinadas, orientadas por planejamento detalhado de forma a se antecipar a todos os eventos possíveis, tornando-se assim capazes de controlar o ambiente de tarefa.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

Alternativas
Comentários
  • Comentando os itens errados:

    I- Comenta sobre a administração burocrática (modelo Weberiano) já ultrapassado na gestão contemporânea
    IV- Vai contra o conceito administrativo e de motivação de empowerment, que diz respeito a distribuição de poder e maior autonomia as células de gestão e indivíduos.
    V- A mais capiciosa de todas. Descreve em ambiente disciplinada a forma vertical da estrutura funcional, típica da forma mais tradicional (Taylorista) das empresas.

    Abraços
  • Caro Augusto e demais, ainda não consegui verificar erro na V.
  •  Talves o erro  esteja na afirmação de que é possível controlar o ambiente.
  • Ambiente Geral e de Tarefas

    Em função da complexidade, da natureza multivariada e da constante mudanças e recomendável que se trate o ambiente de acordo com o grau de influencia “micro” ou “operacional”.

    a) Ambiente Geral: e também chamado macro ambiente e é constituído de um conjunto amplo e complexo, de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as organizações, é um conjunto de condições genéricas e externas a organização que contribuem de um modo geral para tudo aquilo que ocorre em cada organização, para as estratégias adotadas e para as conseqüências das ações organizacionais. Geralmente pode ser constituído das variáveis que não estão associadas ao dia-a-dia da organização: tecnologia, políticas, econômicas, sociais, demográficas e ecológicas.

    b) Ambiente de tarefa: é o contexto ambiental mais próximo da organização que lhe fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados. O ambiente de tarefa é constituído pelas partes do ambiente que são relevantes ou potencialmente relevantes para a organização poder estabelecer e alcançar seus objetivos. Geralmente constituído de agentes com quem a organização tem uma relação direta no seu dia-a-dia como os consumidores, clientes, usuários, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores. 

  • Pessoal acho que o problema dessa questão está em todos os eventos possíveis...Mesmo que a gestão seja perfeita não tem como planejar todos os eventos durante o caminho aparecerão situações não previstas, o que a administração fará é minimizar os impactos...
  • Concordo com o colega Marcelo e acho que, além disso, a alternativa falou em mutabilidade e à instabilidade ambiental, que não tem a ver só com o ambiente de tarefa, mas também, com oportunidades e ameaças que são fatores externos que não podem ser controlados pelas empresas. A empresa tem que se adaptar a esse ambiente altamente mutável e instável.
  • EMPRESAS ALTAMENTE DISCIPLINADAS.......

    isso está mais para um estilo Militar!
  • Acredito que o erro na V seja porque fala em planejamento detalhado (operacional), e a empresa deve ser sobreviver à instabilidade ambiental usando plan estratégico que é conceitual e não detalhado (técnico/ operacional). Um fator a parte, na época de globalização a inovação é indispensável.

  • Acredito que o erro na V seja porque fala em planejamento detalhado (operacional), e a empresa deve ser sobreviver à instabilidade ambiental usando plan estratégico que é conceitual e não detalhado (técnico/ operacional). Um fator a parte, na época de globalização a inovação é indispensável.

  • O erro da V é que  a introdução da alternativa refere-se ao que é externo à organização, ou seja Ambiente Geral (Macro ou externo - cujas variáveis não são controláveis) enquanto que a conclusão da alternativa refere-se ao Ambiente de Tarefa (Micro ou interno - cujas variáveis são controláveis)

    As variáveis Controláveis - como o nome já diz, estão dentro do campo de controle da direção da empresa e ali ela pode mudar e intervir como quiser, basta vontade da empresa.

    Já as variáveis não controláveis - como o nome também já diz, não são controlados pela empresa, e ela tem que se adaptar a esse ambiente para sobreviver.


  • I. ERRADO - O modelo mecanicista e hierarquizado tende a reaparecer, pois ele é o mais adequado para as organizações empresariais, devido ao enorme tamanho e à gigantesca concentração de recursos necessários na Era da Globalização.  A ESTRUTURA ADAPTATIVA, PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA ESTÁ TOMANDO - CADA VEZ MAIS - O LUGAR DA ESTRUTURA MECANICISTA. 



    II. CORRETO - A realidade das organizações se tornou tão complexa e multidimensional, que a integração deve ser obtida através da comunicação interorganizacional entre colegas, e não apenas através da hierarquia. OU SEJA, A COMUNICAÇÃO VAI ALÉM DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO (intrarorganizacional), ELA ABRANGE OUTRAS ORGANIZAÇÕES (interorganizacional). ESSA ABRANGÊNCIA SE DÁ PELA ORGANIZAÇÃO INFORMAL; SAINDO, PORTANTO, DA RELAÇÃO DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO. 



    III. CORRETO - O mundo contemporâneo assiste à emergência de um novo tipo de organização, formada por unidades de negócios, horizontalizada, voltada para projetos e operações descentralizadas. TRATA-SE DA ESTRUTURA EM REDE. NADA DE HIERARQUIA E NEM DE SUBORDINAÇÃO, AS UNIDADES SÃO, NA VERDADE, FORMADAS POR PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES. TRATA-SE DA ESTRUTURA MAIS ORGÂNICA DE TODAS, TOTALMENTE HORIZONTALIZADA.



    IV. ERRADO - Com o aumento da complexidade das organizações, as empresas passaram a introduzir uma estrutura hierárquica que concentra o poder e aumenta a capacidade de reflexão da alta gerência. É O CONTRÁRIO! AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO COM SUAS CADEIAS DE COMANDO CADA VEZ MENORES. A COMPLEXIDADE FAZ COM QUE O ADMINISTRADOR DELEGUE MAIS O PODER DE DECISÃO AOS NÍVEIS INFERIORES (descentralização) E AMPLIE MAIS O SEU COMANDO.

     


    V. ERRADO - Na época da globalização, para sobreviver à mutabilidade e à instabilidade ambiental, as empresas precisam ser altamente disciplinadas, orientadas por planejamento detalhado de forma a se antecipar a todos os eventos possíveis, tornando-se assim capazes de controlar o ambiente de tarefa. O PLANEJAMENTO DETALHADO (OPERACIONAL) POSSUI FOCO INTERNO. O AMBIENTE MUTÁVEL E INSTÁVEL É O AMBIENTE EXTERNO, QUE É ANALISADO PELO PLANEJAMENTO AMPLO/GLOBAL (ESTRATÉGICO).

     

     

     

     

    GABARITO ''C''