-
a estrutura de redes de equipes é o que assegura maior flexibilidade
-
Estrutura em Rede de Equipes ou Organizações em Redes ou Network Organization - possui como principais
vantagens a Flexibilidade da força de trabalho, competitividade global e baixo custo.
Estrutura Funcional - vantagens principais:
Chefes especializados, promove a cooperação em equipe o aperfeiçoamento e a especialização.
Estrutura Matricial (estrutura mista) - vantagens principais:
Uso eficiente dos recursos, forte especialização de habilidades e a combinação das vantagens de outras estruturas.
-
A estrutura em rede corresponde à desagregação das principais funções da organização em companhias separadas que são interligadas por intermédio de uma pequena organização central. Geralmente, os serviços de cada função da organização são conectados eletronicamente. O organograma nesse tipo de estrutura é diferenciado em sua forma circular ou estrelada.
Segundo o Prof. Erick Moura, a estrutura em rede possui as seguintes vantagens :
- A abordagem em redes proporciona competitividade em escala global;
-Flexibilidade decorrente da capacidade de obter e contratar serviços quando necessário e mudá-los em pouquíssimo tempo sem quaisquer restrições;
-Mesmo em pequenas organizações ela permite utilizar recursos em qualquer lugar e alcançar melhor qualidade e preço, bem como distribuir e vender produtos e serviços no mundo todo.
-Os custos administrativos são baixos.
-Não requer hierarquia, nem grandes equipes de administradores;
-Utiliza-se da abordagem de livre mercado para substituir a hierarquia vertical.
-
ALTERNATIVA CORRETA: Letra "A".
A estrutura mais flexível é a estrutura em rede de equipes, ideal para ambientes altamente mutáveis.
Fonte: Giovanna Carranza
-
A ESTRUTURA EM REDE/VITUAL/RADIAL É A ESTRUTURA MAIS ORGÂNICA E ADAPTATIVA DE TODAS!!!
B - ERRADO - a estrutura funcional linear. A CENTRALIZAÇÃO, O ÚNICO CHEFE POSSUI CERTA RESISTÊNCIA ÀS MUDANÇAS.
C - ERRADO - o sistema orgânico homeostático. A HOMEOSTASIA NÃO PERMITE QUE A ORGANIZAÇÃO SEJA AMBICIOSA, ELA ACABA TENDO MEDO DE SE ARRISCAR. OU SEJA, EMBORA HAJA MUDANÇAS, NÃO PASSA DE UM DETERMINADO PONTO.
D - ERRADO - a estrutura matricial. A QUEBRA DA UNIDADE DE COMANDO TENDE A GERAR CONFLITOS, PELO FATO DE CRIAR AMBIGUIDADE NA DEFINIÇÃO DE PAPEIS E RELAÇÕES.
AÍ GERA A DÚVIDA DO ALUNO: Uia! tanto na estrutura centralizada, quanto na descentralizada não possui um grau de mudanças maior do que a estrutura em rede? SIM! PORQUE A ESTRUTURA EM REDE NÃO POSSUI NENHUMA RALAÇÃO DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO, OU SEJA, NADA LÁ É VERTICAL. A ESTRUTURA É HORIZONTALIZADA. QUANTO ÀQUELAS UNIDADE, SÃO, NA VERDADE, PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES.
AGORA, SE DENTRO DESSAS UNIDADES TEM ALGUM TIPO DE HIERARQUIA, NÃO IMPORTA, PORQUE A RELAÇÃO QUE DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO É QUANTO Á COMUNICAÇÃO DA UNIDADE COM O CENTRO VIRTUAL (totalmente sem hierarquia).
GABARITO ''A''
-
Fiquei em dúvida em relação à letra c. Mas acredito que ao dizer "formato" a questão deixa claro que se refere à estrutura, o que pode ser percebido pelas maiorias das alternativas, que de fato apresentam tipos de estruturas. Assim, a letra c, apesar de apresentar conceitos que se referem à adptabilidade da organização, sua capacidade de mudança, portanto, flexibilidade, não se relaciona com o seu formato.
-
Gab.: Alternativa A
Estrutura em rede:
As estruturas modernas, redes (networks) ou teias são mutáveis, ágeis e flexíveis, podendo ser tanto definitivas (permanentes) quanto transitórias. Cria uma nova forma de organização através de contratos externos vindos de qualquer parte do mundo, sendo coordenados eletronicamente.