SóProvas


ID
1401319
Banca
CONTEMAX
Órgão
COREN-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os métodos de depreciação, amortização e exaustão devem ser compatíveis com a vida útil econômica do ativo e aplicados uniformemente. Sem prejuízo da utilização de outros métodos de cálculo dos encargos de depreciação, podem ser adotados os seguintes métodos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Métodos de depreciação
    Método linear ou quotas constantes: o método linear consiste na aplicação de taxas constantes durante o tempo de vida util estimado para o bem, ou seja, é obtido através da divisão entre o valor a ser depreciado e o tempo de vida útil, sendo o método mais utilizado.

    Método da soma dos dígitos (ou método de cole): esse método proporciona despesas com depreciação maiores no inicio e menores no final da vida util do bem, permitindo uma uniformidade dos custos, pois os bens quando novos necessitam de poucas manutenção. assim, o crescimento dos encargos de manutenção e reparos seria compensado pela diminuição das despesas de depreciação, resultando custos gerais mais constantes.

    Método das horas de trabalho: esse método consiste em estimar o numero de horas de trabalho durante o tempo de vida util previsto para o bem. a cota de depreciação será obtida dividindo-se o número de vida trabalhadas no número de horas de trabalho estimado durante a vida útil do bem. esse método é próprio para empresas industriais.

    Métodos das unidades produzidas: também é utilizado por empresas industriais e consiste em estimar o numero total de unidades que devem ser produzidas pelo bem ao longo de sua vida útil. a cota de depreciação de cada período será obtida dividindo-se o numero de unidades produzidas no período pelo numero de unidades produzidas ao longo de sua vida útil

    FONTE: contabilidade geral 3D

    bons estudos