SóProvas


ID
1401868
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Comunicação Pública do Poder Judiciário tem características distintas de outras instituições do Estado. O princípio que distingue radicalmente a circulação da informação jurídica em relação à circulação da informação nos meios de Comunicação é o princípio do(a):

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a letra A esteja errada porque o princípio do segredo de justiça não restringe o acesso a informações para os jornalistas e sim a pessoas legalmente autorizadas.



    A letra D é a alternativa mais correta, pois o princípio do contraditório implica em dar voz ao acusado e ao acusador, necessitando, assim, de um tempo maior de investigação.
  • A alternativa D é disparadamente a mais correta. Vejamos a definição de segredo de justiça x sigilo:  


    Segredo de Justiça

    Os atos processuais, em regra, são públicos, porém, alguns processos correm em segredo de justiça, onde o acesso aos dados processuais ficam limitados às partes e os seus advogados.Os casos onde o segredo de justiça deve ocorrer estão definidos no Código de Processo Civil, que define que alguns processos devem sempre observá-lo, mas possibilita que também possa ser decretado quando houver interesse público.

    Art. 155. Os atos processuais são públicos. Correm, todavia, em segredo de justiça os processos:

    I - em que o exigir o interesse público;

    Il - que dizem respeito a casamento, filiação, separação dos cônjuges, conversão desta em divórcio, alimentos e guarda de menores. (Redação dada pela Lei nº 6.515, de 26.12.1977)

    Parágrafo único. O direito de consultar os autos e de pedir certidões de seus atos é restrito às partes e a seus procuradores. O terceiro, que demonstrar interesse jurídico, pode requerer ao juiz certidão do dispositivo da sentença, bem como de inventário e partilha resultante do desquite. 

    Sigilo

    No sigilo de justiça nem mesmo as partes tem acesso aos dados processuais, apenas o Ministério Público, o magistrado e algum servidor autorizado poderão ter acesso enquanto perdurar o sigilo. O sigilo é muito utilizado na fase investigatória do processo penal devido à necessidade de preservação de provas e com intuito de não prejudicar as investigações.

  • Desconfie sempre que a alternativa A trouxer uma opção muito atraente.