SóProvas


ID
1402342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito dos direitos difusos, coletivos e individuais, da tutela do direito coletivo, da liquidação, dos efeitos da sentença, da competência e da intervenção no processo, julgue o item seguinte.

Além da ação civil pública, admite-se a tutela de um direito coletivo por meio de mandado de segurança, ação de improbidade administrativa ou ação popular.

Alternativas
Comentários
  • São instrumentos processuais de tutela coletiva a: ação popular, ação de improbidade administrativa, ação civil pública, mandado de segurança.

  • Ação popular não visa tutelar direitos coletivos, mas apenas difusos!

  • Caro colega Bruno Santos, creio que a questão utilizou a expressão direito coletivo em sentido amplo, o que engloba direitos difusos, coletivos em sentido estrito e individuais homogêneos.

  • Acredito que a questão é passível de anulação, pois como o colega Bruno Santos comentou, a ação popular tutela apenas direitos difusos. Embora o colega Mauricio Costa tenha ponderado que a banca se utilizou da expressão direitos coletivos em sentido amplo, em momento algum fora mencionado tal pretexto na assertiva, o que induzem os candidatos a erro.

  • Também concordo que a questão deverá ser anulada. Além das razões já apresentadas, o enunciado confunde TUTELA coletiva  com  DIREITO coletivo. Embora próximos, não são a mesma coisa. 

  • O gabarito final foi dado como certo:

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpe_pe_14_defensor/arquivos/Gab_Definitivo_Tipo%20I.PDF

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpe_pe_14_defensor/arquivos/Caderno%20de%20questoes_Tipo%20I.pdf


  • Direitos coletivos lato sensu englobam os direitos individuais homogêneos, coletivos stricto sensu e difusos. Não consegui colar, mas muito elucidativa a aba "o que são direitos coletivos" no site do CNMP - http://www.cnmp.gov.br/direitoscoletivos/

  • A ação coletiva consiste em um procedimento que engloba direitos difusos e coletivos. No Brasil, são considerados instrumentos de tutela de direito coletivo, dentre outros, a ação civil pública (Lei 7.347/85), o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), a ação de improbidade administrativa (Lei 8.429/1992) e o mandado de segurança (Lei 12.016/2009).

    Gabarito do professor: CERTO.

  • Cabe ação POPULAR na defesa dos DIREITOS COLETIVOS ?

     

    PC NÃO TAXATIVIDADE e da NÃO TIPICIDADE DA AÇÃO COLETIVA, sendo certo que na defesa dos interesses coletivos, possível o manejo de ação civil pública, mandado de segurança coletivo, ação de improbidade administrativa, ação popular e qualquer outra espécie de ação capaz de propiciar a adequada e efetiva tutela dos interesses coletivos.

     

     

    Interesses como a defesa de consumidores, do meio ambiente, do patrimônio artístico, histórico e cultural, saúde, são exemplos de matérias passíveis de defesa pela via da ação coletiva.

     

    O quesito albergou a definição de direito coletivo em sentido amplo e está

    correto, visto que conforme o princípio da não taxatividade, possível o manejo de

    ação civil pública, mandado de segurança coletivo, ação de improbidade

    administrativa, AÇÃO POPULAR e qualquer outra espécie de ação capaz de propiciar

    a adequada e efetiva tutela dos interesses coletivos.

     

    Possível, portanto, na defesa de interesses coletivos, a propositura de ação

    civil pública, ação popular, mandado de segurança coletivo, ação civil de

    improbidade administrativa além de qualquer outra espécie de ação capaz de

    propiciar a adequada e efetiva tutela dos interesses coletivos.

  • gabarito certo

     

    A ação coletiva consiste em um procedimento que engloba direitos difusos e coletivos. No Brasil, são considerados instrumentos de tutela de direito coletivo, dentre outros, a ação civil pública (Lei 7.347/85), o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), a ação de improbidade administrativa (Lei 8.429/1992) e o mandado de segurança (Lei 12.016/2009).
     

  • Perfeito! A assertiva nos apresentou instrumentos legítimos para a obtenção da tutela de um direito coletivo em sentido amplo.

    A ação popular visa tutelar somente direitos difusos, espécie do gênero direito coletivo lato sensu.

    Por sua vez, o mandado de segurança coletivo visa proteger os direitos coletivos em sentido estrito e individuais homogêneos:

    Lei nº 12.016/2009. Art. 21, parágrafo único. Os direitos protegidos pelo mandado de segurança coletivo podem ser:

    I - coletivos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os transindividuais, de natureza indivisível, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica básica;

    II - individuais homogêneos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situação específica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante.

    Resposta: C