SóProvas


ID
1402414
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um idoso vai até o supermercado e se depara com a seguinte promoção: “ leve unidades do sabão em pó e pague apenas 3".
Essa promoção é um exemplo de:

Alternativas
Comentários
  • NA DISCRIMINACAO DE PRECOS DE SEGUNDO GRAU: 

    >> ( POR QUANTIDADE); OCORRE QUANDO O 

    MONOPOLISTA COBRA UM PRECO DIFERENTE, CONFORME A QUANTIDADE COMPRADA POR CADA

    CONSUMIDOR;

    >> EH O TRADICIONAL "SE VOCE COMPRAR X, EU LHE DOU O DESCONTO DE Y"; É UMA FORMA

    BEM SUCEDIDA DE DISCRIMINACAO DE PREÇOS PORQUE A DISPOSICAO DE UM CLIENTE PARA

    PAGAR UMA UNIDADE ADICIONAL DIMINUI A MEDIDA QUE ELE COMPRA MAIS UNIDADES;

  • Gab b

    A discriminação de preços de 1° grau (ou perfeita) consiste na venda de cada unidade de produto ao preço máximo que o consumidor está disposto a pagar por essa unidade (o seu preço de reserva). Com este tipo de discriminação é transacionada a mesma quantidade que em concorrência perfeita (correspondente à igualdade entre preço e custo marginal), mas o excedente do consumidor passa a ser zero.

    A discriminação de preços de 2° grau consiste na venda de cada conjunto (ou lote) de unidades a um preço específico. Assim, o preço depende do número de unidades adquiridas

    A discriminação de preços de 3° grau consiste em cobrar preços diferentes a grupos diferentes de consumidores. Identificando grupos de consumidores com elasticidades preço da procura diferentes, a empresa procurará cobrar-lhes preços diferentes (preços mais elevados aos consumidores com procura menos elástica. O caso mais frequente é o de um monopolista que vende em dois mercados separados. O seu objetivo, como sempre, é o de maximizar o seu lucro

  • Gabarito B


    Acrescentando....


    A discriminação de primeiro grau ou discriminação perfeita de preços ocorre quando o monopolista consegue vender cada unidade ao preço máximo (preço de reserva18) que os consumidores estão dispostos a pagar por ela.


    A discriminação de segundo grau ocorre quando o monopolista cobra um preço diferente, conforme a quantidade comprada por cada consumidor. É o tradicional “se você comprar X, eu lhe dou o desconto de Y”.


    A discriminação de terceiro grau ocorre quando o monopolista cobra preços diferentes de pessoas diferentes independentemente das quantidades consumidas por essas pessoas. Aqui a estratégia pode assumir variadas formas: dividir o mercado entre velhos e jovens, consumidores habituais e eventuais, ricos e pobres, etc.



    Fonte: Estratégia Concursos - Heber Carvalho & Jetro Coutinho


  • Resumo:

    Primeiro Grau - A empresa pode cobrar o preco de maximo, preco de reserva, para cada consumidor disposto a pagar

    Segundo Grau - A empresa oferece desconto de acordo com a quantidade consumida

    Terceiro Grau - A empresa divide em grupos os consumidores e faz precos diferentes para o mesmo produto de acordo com cada grupo, por exemplo, viagens aerias de primeira classe e economica.