SóProvas


ID
1402432
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A situação na qual o volume total dos meios de pagamento se mantém constante, mas o percentual entre seus componentes se altera, ocorre quando há, por exemplo:

Alternativas
Comentários
  • A) errada. O aumento de reservas diminui a quantidade de moeda disponível no mercado.

    B) errada. Os recursos adicionais em posse do tesouro não afetam por si só os meios de pagamento.

    C) errada. Resgatar depósitos à prazo amplia os meios de pagamento.

    D) errada. Títulos do banco central não é meio de pagamento.

    E) correta. Conversão de depósitos à vista para papel moeda.

  • a) Errado! Aqui há uma expansão da base monetária e inclusive do M1, mas nada que provoque mudança na composição do M1, que é o que pede a questão.

    b) Sem entrar no mérito se esses empréstimos podem ser feitos, aqui também haveria expansão do M1 gerada pela elevação da base monetária!

    c) Errado também! Os meios de pagamento em sentido estrito são apenas o M1, que é composto pela soma entre papel-moeda em poder do público e depósitos à vista. O resgate de um depósito a prazo para a conta corrente gera uma elevação nos meios de pagamento porque aumenta M1. A menos que a questão diga expressamente se tratar do sentido amplo (que engloba M2, M3 e M4), meios de pagamento = M1.

    d) Errado também! Ao vender letras, o Banco Central “recolhe dinheiro” da economia, reduzindo os meios de pagamento. 

    e) Aqui está o que procurávamos! Como visto, definimos os meios de pagamento por M = PMPP + DV. Quando há o saque de um cheque no caixa do banco, diminui DV e aumenta PMPP no mesmo valor, alterando a composição de M, mas mantendo seu valor inalterado!

    Resposta: E

  • A situação na qual o volume total dos meios de pagamento se mantém constante, mas o percentual entre seus componentes se altera, ocorre quando há, por exemplo:

    Teoria prévia: Meios de Pagamentos = Papel-moeda em poder do público + Encaixes Técnicos dos Bancos

    A) uma expansão das reservas internacionais; Se o BC expande a reserva internacional, ele pode ter trocado moeda nacional por estrangeira, mas também pode ter trocado outra coisa por moeda estrangeira, ou mesmo o poder público pode ter achado ouro em uma jazida, e o BC (se se não considera o ouro já uma reserva internacional) trocou por moeda estrangeira. A alternativa tenta ludibriar o candidato a marcar essa, achando que o BC vendeu internamente moeda nacional que tinha (seu ET) por moeda estrangeira, aumentando o PMPP. Aliás, se isso ocorre, normalmente é no âmbito bancário, e não na praça. Entendo assim.

    B) aumento dos empréstimos concedidos ao Tesouro pelo Banco Central. Embora seja provável que ET vire PMPP nesse caso, pois mais provavelmente o Tesouro gastará em (obra, programas, etc), por si só, o empréstimo só muda x quantidade de número da conta (ou seja, mudança em ET). Aliás, isso nem é possível de acordo com a CF/88: "Art. 164 § 1º É vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira".

    C) resgate de depósitos a prazo em um banco; O resgate de um certificado de depósito bancário no caixa, suponhamos, muda o ET para PMPP, mas mais provavelmente (dependendo das leis, etc) expande os meios de pagamento, pois o dinheiro continua emprestado para o outro a quem o banco aprovou crédito. Esta alternativa também poderia estar, porém, é menos segura que a E.

    D) venda de letras do Banco Central; Se se considera letra do BC como algo vendido na praça por PMPP, entrando depois na conta do BC, haverá de fato mudança de PMPP para ET. Mas isso não se realiza assim.

    E) saque de um cheque no caixa do banco. Haverá de fato mudança de ET para PMPP. Ao mesmo tempo, parece-me que aquele dinheiro continue emprestado. No entanto, os bancos consideram não um, mas a totalidade dos depósitos como seu ET, e por isso, ao final do dia, podem não possuir o mínimo estipulado pelo BC, e disso vem toda aquela história complexa de taxa de redesconto, etc.

    Avisem-me qualquer erro.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX