SóProvas


ID
1402510
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico do coração inclui inspeção, palpação e ausculta e pode fornecer achados importantes. A respeito desse procedimento, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) As pulsações epigástricas intensas podem ser observadas em condições cardiológicas normais e dependem das pulsações na croça da aorta.

( ) A pulsação carotídea normal é facilmente palpável, não é eliminada por compressão e nem afetada pelos movimentos respiratórios.

( ) A retração inspiratória do terço inferior da região esternal e do apêndice xifóide é um indicativo de pericardite crônica adesiva (sinal de Wenckbach).

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Pulsações epigástricas

    Podem ser vistas e palpadas em indivíduos normais, correspondendo à transmissão à parede abdominal das pulsações aórticas.

    Pulsações epigástricas intensas

    Hipertrofia ventricular direita, pulso hepático (estenose tricúspide)

    Pulsações supra-esternal ou na fúrcula esternal

    Podem ser observadas em pessoas normais e dependem das pulsações na croça da aorta


  • Pulsação epigástrica: normalmente são observadas na parede abdominal durante a transmissão das pulsações da artéria abdominal. Podem aumentar sua intensidade nos casos de hipertrofia ventricular direita e estenose tricúspide. Ou seja, pulsações epigástricas intensas não é normal, logo a primeira afirmativa é falsa. O pulso é a onda de distensão de uma artéria transmitida pela pressão que o coração exerce sobre o sangue. O pulso carotídeo é o pulso sentido na artéria carótida que se localiza de cada lado do pescoço. A pulsação carotídea normal é facilmente palpável, não é eliminada por compressão e nem afetada pelos movimentos respiratórios. Ou seja, a segunda afirmativa é verdadeira. Sinal de Wenckbach é um sinal que pode ser encontrado na sínfise pericárdica. Consiste na retração da parte inferior do esterno na inspiração respiratória. A retração inspiratória do terço inferior da região esternal e do apêndice xifóide é um indicativo de pericardite crônica adesiva. Terceira afirmativa é verdadeira. Reposta B Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
  • Pulsação epigástrica: normalmente são observadas na parede abdominal durante a transmissão das pulsações da artéria abdominal. Podem aumentar sua intensidade nos casos de hipertrofia ventricular direita e estenose tricúspide. Ou seja, pulsações epigástricas intensas não é normal, logo a primeira afirmativa é falsa.

    O pulso é a onda de distensão de uma artéria transmitida pela pressão que o coração exerce sobre o sangue.

    O pulso carotídeo é o pulso sentido na artéria carótida que se localiza de cada lado do pescoço. A pulsação carotídea normal é facilmente palpável, não é eliminada por compressão e nem afetada pelos movimentos respiratórios. Ou seja, a segunda afirmativa é verdadeira.

    Sinal de Wenckbach é um sinal que pode ser encontrado na sínfise pericárdica. Consiste na retração da parte inferior do esterno na inspiração respiratória. A retração inspiratória do terço inferior da região esternal e do apêndice xifóide é um indicativo de pericardite crônica adesiva. Terceira afirmativa é verdadeira.

    Reposta B

    Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.