SóProvas


ID
1402741
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um jovem rapaz aguardava transferência para a enfermaria de Hematologia para investigação da anemia microcítica e hipocrômica. Alimentava-se de forma saudável, não apresentava sinais de perda de sangue e seu ferro sérico era normal. Poderia estar causando essa anemia:

Alternativas
Comentários
  • > Deficiência de ferro e ácido fólico - caracteristica da anemia megaloblástica, cujos achados hematológicos incluem macrocitose.

     

    > Hipotireoidismo - apesar de poder causar anemia ferropriva devido à menorragia, os pacientes portadores de hipotireoidismo geralmente desenvolvem anemia megaloblástica (ou perniciosa), caracterizada por ser macrocítica. Além do mais, o paciente do caso é do sexo masculino, o que derrubaria a hipótese de anemia ferropriva.

     

    > Talassemia minor - é uma caracteristica genética que acusa que a pessoa é portadora de um gene recessivo que causa talassemia (alfa ou beta). O portador de talassemia minor PODE desenvolver uma leve anemia, pois o gene afetado é responsável pela produção de hemoglobina. Diminuindo a produção de hemoglobina, diminui-se a produção de eritrócitos e sua coloração fica mais suave devido à ausência do pigmento.

     

    >Hipocloridria gástrica crônica - é uma doença autoimune que pode levar à falha na absorção de Vitamina B12, consequentemente originando uma anemia megaloblástica, caracterizada por ser macrocítica.

  • No Hipotireoidismo, devido à diminuição metabólica, há diminuição da liberação de eritropoetina, de forma que a anemia é normocrômica e normocítica (ou seja, a princípio, só afeta a quantidade), na maioria leve, porém, devido à retenção de água, pode ficar um pouco mais pronunciada.

    Outro aspecto importante de se observar é que, em mulheres, pode haver hipermenorreia e consequente anemia micro-hipo por perda de sangue. No entanto, como a questão diz respeito a homem, sobra como justificativa para eventual anemia apenas a produção diminuída de eritropoietina.