SóProvas


ID
1402960
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao final dos anos 1990, o Projeto Ético-Político do Serviço Social (PEP) era hegemônico no interior do Serviço Social. Um dos vetores que concorreram para isso foi o fato de que “(...) este projeto profissional vinculou-se a um projeto societário que, antagônico ao das classes proprietárias e exploradoras, tem raízes efetivas na vida social.” (Netto, 2 6: 1 ). A consolidação do PEP, portanto, se dá por duas razões principais:

Alternativas
Comentários
  • Ver texto: A Construção do projeto ético-político do Serviço Social (NETTO 2009) Livro Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional

  • José Paulo Netto coloca que, ao final dos anos 1990, o Projeto Ético Político do Serviço Social era hegemônico no interior do Serviço Social.  Um dos pontos que concorreram para isso foi fato do PEP ter se vinculado a um projeto societário antagônico ao das classes proprietárias e exploradoras. Assim, a consolidação do PEP ocorreu devido a duas razões principais:



    - a continuidade do processo de renovação do Serviço Social nos meios profissionais;



    - a organização e resistência da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.

  • Ter cuidado na letra a quando afirma que o serviço social é reconhecido como ciência pelas agências de fomento. Ele é reconhecido como área de produção do conhecimento e não ciência. Utiliza dos métodos das ciências sociias para produção de conhecimento.
  • Netto (1999) aponta dois elementos que foram primordiais para o projeto conquistar hegemonia:

    1. O crescente envolvimento de segmentos cada vez maiores de profissionais nos fóruns, nos espaços de discussão e nos eventos da categoria, como os CBAS, as oficinas regionais da ABESS, seminários nacionais promovidos pelos CFESS/CRESS, etc.
    2. As linhas fundamentais do projeto sintonizadas com tendências do movimento das classes sociais, com assistentes sociais envolvidos na militância cívica/política, expressando as demandas e aspirações da massa trabalhadora brasileira.

    GAB.C

    FONTE ;ESTRATÉGIA