SóProvas


ID
1403041
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere-se a situação descrita abaixo.

Um aluno é preso no campus de uma universidade federal portando drogas, e o fato dispara uma série de protestos do corpo discente. Para encontrar uma solução para a crise subsequente, é formado um grupo composto de representantes da polícia, alunos, representantes da reitoria e familiares do aluno infrator.

Como é classificado o grupo em questão, de acordo com a teorização proposta pela psicologia dos grupos?

Alternativas
Comentários
  • Para "matar a questão", observe a parte do texto que diz: PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA A CRISE SUBSEQUENTE


    O grupo em questão é de Tarefa, sendo entendido como aquele que se reúne para executar determinada atividade. Pode confundir um pouco com o Grupo de Interesse.

  • Grupo Operativo, de Pichón Riviere, tem o foco em uma tarefa.

    Podem ser divididos em grupos de ensino-aprendizagem, institucional e terapêutico.

    Possuem como tarefa explícita aprendizagem, diagnóstico e tratamentos. Sendo a tarefa implicita, modo como cada integrante vivencia o grupo. Enquadre (elementos fixos): tempo, duração e frequencia.

     

    "Sem esmorecer, vamos seguindo!"

  • Alguém saberia me dizer o erro da letra D?

    Achei que o interesse de todos era o mesmo = de encontrar uma solução para a crise.

    Grupos de Interesse só se formam dentro da mesma empresa?

  • Pelas informações do enunciado verificamos:

    (1) O grupo criado não se caracteriza pela camaradagem, lealdade e senso comum de valores entre seus membros. Não se trata, portanto de um grupo primário. Assim, incorreta a alternativa A.

    (2) trata-se de um grupo formal, posto que foi criado pela própria organização de maneira explícita para solucionar um problema. Assim, incorretas as alternativa D , E que tratam sobre grupos informais.

    (3) Sendo um grupo formal, temos duas opções: grupo de comando, caso haja hierarquia dentro do grupo (um líder formal e seus subordinados), ou um grupo de tarefas quando não existe essa hierarquia formal. Verificamos que o grupo é composto por membros de diferentes segmentos que não possuem hierarquia entre si, portanto, trata-se de um grupo de tarefa (Alternativa B).

    Gabarito: B

  • Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando a obtenção de um determinado objetivo. Os grupos podem ser formais ou informais. Entendemos por grupos formais aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os seis membros da tripulação de um vôo comercial são um exemplo de grupo formal. Ao contrário, os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social. Três funcionários de departamentos diferentes que regularmente se encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupo informal. É possível fazer uma subclassificação, com grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. Os grupos de comando e tarefa são ditados pela organização formal, enquanto os grupos de interesse e amizade são alianças informais. Um grupo de comando é determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo. A diretora de uma escola primária e suas 18 professoras formam um grupo de comando, assim como o diretor de auditoria postal e seus cinco inspetores. Os grupos de tarefa, também determinados pela organização, são formados por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa. Contudo, as fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Elas podem ultrapassar as relações de comando. Por exemplo, se um estudante é acusado de um crime dentro da universidade, este processo pode exigir a comunicação e coordenação entre o reitor, o diretor da faculdade, o chefe da segurança e os professores. Este conjunto de pessoas poderia ser definido como um grupo de tarefa. Pode-se dizer que todos os grupos de comando são também grupos de tarefa, mas, como estes últimos podem romper as fronteiras hierárquicas dentro da organização, o inverso não é verdadeiro. As pessoas também podem se reunir para atingir um objetivo comum, sendo ou não membros de um grupo de comando ou de tarefa. Isto é um grupo de interesse. Os funcionários que se juntam para tentar mudar seus esquemas de férias, para apoiar um colega que foi demitido ou para reivindicar melhores condições de trabalho formam um bloco unido para lutar por seus interesses comuns. Os grupos se formam frequentemente porque seus membros possuem algumas características em comum. Chamamos essas formações de grupos de amizade.

    REFERÊNCIAS ROBBINS, Steven P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008

  • AS QUESTÕES DA CESGRANRIO SEMPRE HORRÍVEIS. A QUESTÃO NÃO EXPLICITA O AGENTE FORMADOR DO GRUPO. DIZ QUE É FORMADO UM GRUPO, PORÉM NAO DIZ SE FOI FORMADO PELA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO (GRUPO FORMAL) OU ESPONTANEAMENTE PELOS PROPRIOS MEMBROS (GRUPO INFORMAL). PODERIA SER TANTO UM GRUPO DE TAREFA COMO DE INTERESSE

  • Grupos Formais x Grupos Informais

    Os grupos podem ser classificados em formais ou informais.

    Os grupos formais podem ser subdivididos em Grupos de Comando e Grupos de Tarefa.

    Os grupos informais podem ser subdivididos em Grupos de Interesse, Grupos de Amizade, Grupos Primários e Coalizões.

    a) Grupos Primários (de Apoio): São pequenos grupos, caracterizados pela lealdade, amizade e pelo senso comum de valores entre os poucos membros participantes do grupo. Por exemplo: Família e grupos de amigos.

    b) Grupos de Tarefa: Os grupos de tarefa também são definidos pela organização. Esse tipo de grupo é formado para executar uma determinada tarefa. Contudo, diferentemente dos grupos do comando, nos grupos de tarefa as relações existentes entre os indivíduos podem “romper” as fronteiras hierárquicas existentes. Ou seja, as relações existentes entre os indivíduos não estão limitadas ao “comando hierárquico imediato”. Isso acontece, pois, esse tipo de grupo pode ser composto por “superiores” e “subordinados” de diferentes áreas e departamentos da organização. Por exemplo: uma sindicância que visa a apurar determinada situação. O grupo de tarefa responsável pela sindicância poderá ser composto pelo presidente da Entidade, pelo diretor do departamento de pessoal, pelo gerente do departamento de compras e pelo analista do departamento de contabilidade e finanças.

    c) Grupos de Comando: Encontram-se definidos dentro do organograma da organização. Este grupo é composto por um superior hierárquico (chefe) e seus subordinados. Existe uma relação formal de autoridade. Os subordinados reportam-se diretamente ao superior hierárquico. Por exemplo: o Juiz de um Tribunal (superior hierárquico), e seus 10 assessores (subordinados).

    d) Grupos de Interesse: Ocorrem quando um conjunto de indivíduos se reúne para atingir um objetivo em comum (objetivo este que cada indivíduo do grupo tem interesse de atingir). Por exemplo: quando um grupo de pessoas, de uma determinada empresa, se reúne para reivindicar o pagamento de seus salários atrasados, ou então para reivindicar a melhoria da comida do refeitório. Perceba que a união das pessoas que formam o grupo de interesses ocorre devido a uma necessidade ou interesse em comum.

    e) Quanto à sua duração, os grupos podem ser classificados em: temporários ou permanentes.