SóProvas


ID
1403428
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O processo de investigação de um subsolo para fim de projeto de fundações de estruturas que consiste basicamente na cravação à velocidade lenta e constante de uma haste com ponta cônica, medindo-se a resistência encontrada na ponta e a resistência por atrito lateral, é:

Alternativas
Comentários
  • Ensaio de cone: O ensaio de penetração estática (Cone Penetration Test) consiste na cravação vertical a pressão de um cone no solo a uma velocidade constante de 2 cm/seg.

    Durante a penetração do cone mede-se separadamente a resistência à penetração da ponta (qc) e a fricção de uma camisa de atrito localizada acima da ponteira (fs). O ensaio CPTU (piezocone) permite medir, também, a poropressão excessiva que é gerada durante a penetração. A reação necessária para a penetração é dada pelo próprio peso do veículo ou por fixação no chão.

    As leituras destes parâmetros realizam-se e visualizam-se em tempo real no terreno a intervalos de 1 cm, com o que se obtém um detalhado perfil do solo em profundidade.

  • RESUMO

    Ensaio de Penetração de Cone (C.P.T):
    Realizadod com o penetrômetro estático (mecânico ou elétrico), que consistem na cravação no terreno, por prensagem, de um cone padronizado, permitindo medir separadamente a resistência da ponta e total (ponta mais atrito lateral).