SóProvas


ID
1403431
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à capacidade de carga de fundações superficiais de estruturas, analise as afirmativas a seguir.

I. Terzaghi (1943), que foi o primeiro autor a apresentar fórmulas para o cálculo da capacidade de carga das fundações superficiais, admitiu que uma fundação superficial é aquela cuja largura 2B é igual ou menor que a profundidade da base da fundação, sendo B a menor dimensão da base da fundação.
II. A teoria de Meyerhof (1951), que aperfeiçoou a teoria de Terzaghi, despreza a resistência ao cisalhamento do solo acima da base da fundação.
III. Hansen (1961) utilizou o conceito de área efetiva da fundação e introduziu os fatores de forma, de profundidade e de inclinação da carga para avaliar a capacidade de carga das fundações superficiais submetidas a um carregamento qualquer.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa e a "C". a alternativa 1 esta errado porque B é a maior dimensão. 

    a 2 esta errada porque:Posteriormente ao estudo de Terzaghi e calcado em teoria análoga, o pesquisador Meyerhof em 1951, fez considerações fundamentais e distintas as premissas anteriormente adotadas, substituindo a sobrecarga proveniente do solo situado acima da estaca por uma sobrecarga “frouxa”, de modo que as linhas de ruptura se estendessem por um plano acima da ponta da estaca.Até então, a resistência de ponta da estaca era função apenas da resistência do solo, entretanto, observou-se que a rigidez do material, o qual constitui a estaca, desempenha uma função importante no mecanismo de ruptura. Mediante a esta conclusão, desenvolvimentos e propostas ocorreram, com destaque para à proposição de Vesic (1972)
  • I - B é a menor dimensão da base da fundação. O erro está em... "largura 2B é igual ou menor que a profundidade da base da fundação"...O correto seria o inverso . A profundidade é igual ou menor que 2B.

  • I - Errada: Terzaghi considera 3 hipóteses (resumidas a seguir):
    a) Sapata corrida (L>>B)
    b) Profundidade de embutimento menor que largura (h (a questão inverte essa hipótese)

    c) Maciço sob a base é rígido
    II - Errada - Meyerhof considera que a superfície de ruptura se prolonga na camada superficial do terreno e que, portanto, há a contribuição não só da sobrecarga, como também da resistencia ao cisalhamento do solo nessa camada.
    III -Certa


    Fonte: Livro - Fundações diretas: Projeto geotécnico (Cintra, Aoki & Albiero)

  • Elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.

    NBR6122

     

     

    PORTANTO A ASSERTIVA I ESTÁ ERRADA AO DIZER QUE A PROFUNDIDADE É INFERIOR AS DIMENSÕES!

  • Para Terzaghi (1943), uma fundaçao superficial é aquela cuja largura 2b é igual ou maior que a profundidade D da base da fundação.

     

    A teoria de Meyerhof (1951, 1963) representa, pode-se dizer, um aperfeiçoamento da de Terzaghi. Ele não despreza a resistência ao cisalhamento do solo acima da base da fundação.

     

    Hansen (1961) fez importante contribuição ao cálculo da capacidade de carga das fundações submetidas a um carregamento qualquer. Para o caso de uma carga excêntrica, utilizou o conceito de área efetiva da fundação. Para levar em conta a forma da fundação, sua profundidade e a inclinação da carga, introduziu os fatores de forma, de profundidade de inclinação da carga, respectivamente.

     

    Livro: Fundações, volume 1: critérios de projeto, investigação de subsolo, fundações superficiais

    Autores: Dirceu de Alencar Velloso, Francisco de Rezende Lopes